Vender na crise: 5 dicas para sua loja de móveis planejados

Vender na crise: 5 dicas para sua loja de móveis planejados
Vender na crise: 5 dicas para sua loja de móveis planejados

A crise mundial acarretada pela COVID-19 tem trazido novos desafios para as vendas do setor de móveis planejados, não é mesmo? Mas como todo bom empresário, nós sabemos que essa não é a primeira e nem será a última crise que poderemos enfrentar.

É hora de entender quais as oportunidades que podem ser aproveitadas pela sua loja de móveis planejados em meio ao cenário atual.

1. Para contornar a crise, o primeiro passo é organizar a casa

Deixe a organização financeira e contábil da sua empresa em ordem e, a partir dela e do cenário atual, vá avaliando seus gastos. Comece separando os gastos fixos dos variáveis; depois, avalie se há algum gasto que pode ser cortado. Dos gastos que precisam ser mantidos, algum pode ser diminuído? 

Pode ser a participação em alguma associação, a redução do plano dos softwares usados, cuidados redobrados com o gasto de água e energia. Mas claro, tudo depende de como sua empresa está e do quanto esses cortes afetam a rotina de trabalho.

2. Tome decisões baseadas em fatos

Depois de organizar a casa, você vai ter um diagnóstico preciso (e precioso) da saúde da sua empresa, ele deve servir de balizador para entender o que você deve ou não fazer, que decisões deve tomar, o que deve ou não cortar. 

Procure fugir de pessoas e noticiários especulativos, ao invés disso, foque em tomar decisões com base em fatos e informações palpáveis, que realmente fazem sentido para sua loja de móveis planejados.

3. Fique atento ao noticiário e as concessões governamentais

Diversas opções estão sendo fornecidas para as empresas durante esse período, com a suspensão ou adiamento de alguns tributos. Novas modalidades de trabalho, entre outras coisas. Além disso, o cenário atual é volátil e novidades são apresentadas todos os dias. 

Por isso, é de grande importância que você esteja atento ao que as três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) estão divulgando diariamente. 

Dessa forma, além de estar bem informado acerca do que sua loja de móveis planejados pode ou não fazer, você também vai poder aproveitar todas as vantagens disponíveis para vender na crise.

4. Quais partes do seu processo de vendas podem ser digitais?

A venda de móveis planejados costuma ter uma jornada de compra complexa, são necessárias várias reuniões e conversas até fechar um negócio, certo? Mas essas reuniões não precisam ser todas presenciais, existem outras formas de fazer ele acontecer.

Por isso, nesse novo cenário, é importante que você entenda quais são as etapas do seu processo de vendas e quais delas podem ser realizadas de forma remota. Pense que, além de otimizar o processo da sua empresa, ao fazer isso você também está criando um grande diferencial.

5. Aposte mais no relacionamento com o cliente

O mercado está em retração, é verdade. Mas uma coisa nunca muda, as pessoas compram de quem elas confiam. Então pense bastante antes de cortar sua verba de publicidade/marketing, talvez, tudo que você precisa seja ajustar a estratégia. 

Continue cultivando e fortalecendo sua base de contatos, mantenha uma presença ativa nas mídias sociais, mande emails, mostre-se disponível. Dessa forma, quando essas pessoas estiverem prontas para fechar um negócio, elas vão lembrar primeiro da sua loja.

Vender móveis planejados na crise certamente é diferente, mas não precisa ser impossível. É hora de focar na criatividade, olhar as estatísticas por outro ângulo e trabalhar muito para construir um cenário promissor para o seu negócio. 

Uma das coisas boas de toda crise é que ela passa, e nós sairemos dela muito mais fortes e resistentes. 

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