Tipos de puxadores: conheça os modelos para seu móvel planejado

Tipos de puxadores: conheça os modelos para seu móvel planejado
Tipos de puxadores: conheça os modelos para seu móvel planejado

A quantidade de modelos de puxadores para móveis que oferecemos aqui na Daico, em parceria com fabricantes como a Zen Design e a Brilhart Color, é imensurável.

São infinitos formatos, tamanhos e cores que têm muito mais que a função básica de abrir armários. Os puxadores são detalhes essenciais que completam a decoração, trazem personalidade aos móveis e contribuem para fazer com que a sua casa tenha a sua cara.

É normal ficar em dúvida e se perguntar como escolher o puxador certo para seus móveis? Quais os tipos de puxador? Como combinar puxadores? Por isso, preparamos este guia para ajudar. 

Navegue pelos estilos de decoração que você mais gosta e inspire-se com os modelos de puxadores!

Puxadores para móveis clássicos ou retrôs

1. Puxadores alças

O puxador alça é um tipo de puxador externo e um dos modelos mais democráticos de todos. Além de permitir uma pegada mais confortável e fácil, esse puxador traz variações no seu formato que se encaixam em praticamente todos os estilos. 

É possível encontrar puxadores alças mais quadrados, em arco, trave, com ou sem texturas e em diversos materiais. 

Nossos puxadores alças, fornecidos em parceria com a Zen Design, são verdadeiras joias nas peças, capazes de mudar completamente a estética do móvel, destacando-o no ambiente.

Veja alguns modelos:

Crédito da imagem: Zen Design
Crédito da imagem: Zen Design
Crédito da imagem: Zen Design

2. Puxadores concha

A popularidade dos puxadores concha vem crescendo cada vez mais, e não é à toa.

Embora a origem desse modelo esteja associada a móveis vintage, ele pode ser utilizado em diferentes estilos de decoração, desde o clássico até o industrial, dependendo do acabamento e cor da marcenaria. 

Além de lindos, eles são fáceis de instalar e oferecem uma ótima experiência tátil, graças ao seu design ergonômico e arredondado. 

Crédito da imagem: Zen Design
3. Puxadores ponto

Esses puxadores são chamados de “ponto” porque apresentam um ponto de fixação central que é usado para prender o puxador na superfície do móvel.

Apesar do nome remeter ao formato redondo, o puxador ponto pode ter formas variadas, desde quadradas e retangulares até outras mais elaboradas, como flor, estrela ou o modelo provençal, que é rico em detalhes. 

Algumas opções são bastante simples e minimalistas, enquanto outras são mais ornamentadas e elaboradas.

Puxadores para móveis contemporâneos

4. Puxadores em alumínio

Aqui na Daico trabalhamos com dois modelos de puxadores em alumínio: Mirzan e Belatrix. 

O Mirzan é um puxador de alumínio linear, que é parafusado na porta ou gaveteiro, ocupando toda uma das laterais da peça. Um dos principais benefícios é sua resistência à corrosão e oxidação, o que o torna uma escolha ideal para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. 

Além disso, seu design simples e moderno permite que ele se integre facilmente a diversos estilos de decoração. Olha só:

Já o Belatrix é um puxador cava de alumínio, ou seja, é feito um recorte no móvel para encaixar o puxador, e então tem-se as opções de deixá-lo na cor original ou colocar uma fita de borda da mesma cor do móvel, para torná-lo ainda mais discreto. Confira os exemplos:

5. Puxadores para portas de vidro e espelhos

Portas de vidro e espelho dão um toque especial aos móveis de qualquer estilo, especialmente do contemporâneo, para isso precisam de puxadores especiais também. 

Esses puxadores são projetados especificamente para portas de vidro e espelhos, que devem ter uma abertura fácil e segura. 

Eles são discretos e não interferem na aparência do material, afinal, o foco deve estar no detalhe de vidro ou espelhado. 

Olha só que incrível, nem parece que tem puxador, não é?

Puxadores para móveis modernos e minimalistas

6. Sem puxador – Fecho toque click

Se você é do time que prefere um design totalmente clean, sem nenhum tipo de puxador, vai adorar essa opção.

O fecho toque click permite abrir e fechar as portas sem precisar puxá-las por outro objeto. Basta pressionar e soltar para que a porta ou gaveta se abra.

Atente-se a dois fatores sobre o fecho toque: por ser acionado frequentemente por pequenas molas, você pode precisar regular ou substituir a peça com mais frequência do que outros puxadores. Além disso, lembre-se de testar o material e a cor escolhida para o seu móvel, prefira opções que não deixem tantas marcas de dedos, caso isso te incomode.

Porta aérea com abertura toque e armários inferiores com puxador Belatrix

7. Sem puxador – Porta maior que a caixaria

Na opção de porta maior que a caixaria ou porta passante, a porta é fabricada alguns centímetros maior do que a caixaria do móvel. Dessa forma, basta posicionar a mão por baixo da porta e abri-la através dessa “sobra” que fica.

Perceba como a porta é um pouco mais afastada que a base da caixaria
8. Puxadores cava

Os puxadores do nosso parceiro Brilhart Color são feitos de MDF e revestidos em laca. Eles são como “recortes” feitos diretamente nas portas ou gavetas do móvel e por isso são conhecidos como puxadores recortados ou puxadores cava

Esses puxadores são elegantes e podem ser personalizados com diferentes cores e formatos, como círculos, retângulos, cavas entre outros. Na maioria das vezes, levam a mesma cor do móvel, tornando-se parte do design e criando um efeito muito bonito.

Crédito da imagem: Brilhart Color, indústria parceira da Daico
Crédito da imagem: Brilhart Color, indústria parceira da Daico
Crédito da imagem: Brilhart Color, indústria parceira da Daico
O puxador usinado em laca também combina com o estilo retrô

Puxadores para móveis industriais

A decoração industrial é conhecida por utilizar materiais robustos, como concreto, madeira e metal, geralmente com cores neutras e sóbrias, como preto, cinza e branco. 

Muito mais que o formato do puxador, é o conjunto da obra que vai definir a melhor escolha.

Você pode, por exemplo, utilizar um puxador concha ou um fecho toque e ainda assim comunicar esse estilo. 

Veja alguns exemplos:

Cozinha industrial com puxador cava
Cozinha industrial com fecho toque click

A Daico também fornece uma linha especial de puxadores industriais, tipo alça, em parceria com a Zen

Crédito da imagem: Zen Design

Viu só quantas opções?

É importante dizer que separamos os puxadores por estilos para facilitar a sua compreensão e escolha, mas os móveis planejados permitem uma infinidade de possibilidades e combinações.

Escolha algumas opções que lhe agradam e converse com o profissional que está planejando seus móveis para avaliar o que é possível e viável no seu projeto. 

Nós, da Daico, estamos à disposição para ajudar! 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade