Um dos principais objetivos de qualquer negócio que deseja alcançar o sucesso é ter a garantia da maior rentabilidade nas suas operações, assegurando sua sobrevivência e seu crescimento. No entanto, como aumentar a margem de lucro da sua empresa sem perder clientes para a concorrência?
Continue a leitura para descobrir!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é o retorno financeiro da sua empresa por meio de um percentual/valor incluído na composição de preços de produtos ou serviços oferecidos ao cliente.
Existem três tipos de margem que devem ser calculadas. A primeira é a margem de lucro operacional, em que é definido o quanto do que é vendido e retorna em lucro para sua loja, sem a aplicação dos impostos e taxas.
A segunda é a margem de lucro bruta, obtida ao retirar o valor dos custos do seu produto/serviço da receita líquida da empresa sem os impostos.
A última é a margem de lucro líquida, estabelecida usando a margem bruta mais os impostos e custos variáveis.
Como calcular sua margem de lucro?
Estabelecer a margem de lucro é um procedimento fundamental na precificação de produtos. Se o valor for muito alto, os clientes vão fechar com a concorrência; se muito baixo, ele não permitirá sua manutenção e expansão.
Para descobrir a margem do seu negócio, basta utilizar os passos a seguir:
Calcule seu lucro bruto
Lucro = receitas totais – custos
Exemplo:
Receitas totais: R$ 100 mil
Custos: R$ 70 mil
Lucro = R$ 100 mil – R$ 70 mil
Lucro = R$ 30 mil.
Descubra sua margem
Margem de lucro (em %) = (lucro/receita total) x 100
Voltando ao exemplo anterior, temos:
Margem de lucro = (R$ 30 mil/R$ 100 mil) x 100
Margem de lucro = 0,3 x 100
Margem de lucro = 30%.
É possível que a realidade do seu negócio não seja tão boa quanto à mostrada aqui. Então, o ideal é saber o que acontece agora para definir as ações necessárias para aumentar a margem de lucro para níveis melhores.
Quais as melhores práticas para aumentar a margem de lucro da empresa?
Confira, a seguir, algumas dicas práticas para incrementar sua margem:
Otimizar processos internos
Descubra quais os procedimentos executados e quais os passos dados/equipe(s) envolvida(s) até que estejam completos. Perceba gargalos, erros e etapas com baixo retorno. Busque alternativas que permitam ampliar os resultados com menores chances de erros junto aos envolvidos e implemente as melhorias.
Dar foco ao atendimento
Atender bem para atender sempre: a frase se aplica tanto aos clientes quanto aos fornecedores, parceiros e funcionários. Pessoas, quando bem tratadas, estão mais propensas a se tornarem fiéis à marca.
Procure formatos para facilitar a comunicação — que deve ser sempre transparente — e a resolução de problemas com o mínimo de desgaste.
Reduzir custos sem perder qualidade
A otimização de processos já é um passo largo dado rumo à redução de custos, bem como a melhoria no atendimento. Mas, ainda assim, é importante pensar em outros aspectos que podem aumentar a margem de lucro, como estoque, contas a pagar, fornecedores, materiais para a fabricação de móveis e até mesmo a economia em água, eletricidade, transporte, entre outros.
Investir em sistemas de gestão
A tecnologia pode ser sua aliada. Utilize sistemas para automatizar a gestão da loja — ERPs — e da clientela — CRMs. Além de pouparem tempo da equipe, eles diminuem o risco de erros e ajudam suas equipes a lidar de forma mais produtiva com as tarefas e rotinas.
Por que é importante expandir a margem de lucro?
Só porque um empreendimento é pequeno não quer dizer que ele precise permanecer pequeno para sempre. Imagine poder expandir os negócios com uma filial (ou duas, três, quatro). Isso só é possível quando existem recursos em caixa disponíveis para investimentos.
Margens apertadas acabam sufocando as oportunidades de crescimento e, até mesmo, de manutenção da loja. Crescer e adaptar-se às novas realidades de mercado é essencial!
Esperamos que você tenha aprendido que aumentar a margem de lucro da sua empresa é possível e importante. Quer ter acesso a outros materiais e dicas para ampliar os resultados do seu estabelecimento? Assine a nossa newsletter agora mesmo!