Cozinha americana com bancada: veja como tirar esse projeto do papel

Cozinha americana com bancada: veja como tirar esse projeto do papel
Cozinha americana com bancada: veja como tirar esse projeto do papel

Nos últimos anos só tem dado ela: a cozinha americana. Queridinha nos programas de reformas na TV e desejada em lares por todo mundo, ela tem traços que a fazem ser um projeto atemporal e versátil. 

Hoje, viemos dar algumas dicas para quem está pensando em reformar a cozinha e quer apostar nesse estilo – e também para quem está planejando agora e quer acertar de cara. 

Vamos lá?

Por que cozinha americana?

Abertura entre a cozinha e demais ambientes marca o estilo americano

O termo é usado para falar de cozinhas que são conjugadas com a sala de estar ou de jantar. Ou seja, que tem amplo espaço aberto para circulação e interação entre as pessoas no ambiente. 

É muito importante lembrar que, se você está pensando em reformar a sua área da cozinha, antes de sair derrubando paredes, consulte um engenheiro e veja como é possível fazer isso de forma segura. 

Verifique onde estão as instalações elétricas, hidráulicas e as paredes que sustentam o teto para não ter sustos durante a obra. 

A cozinha americana é excelente, especialmente para quem mora em pequenos espaços, mas requer alguns cuidados especiais. Por exemplo, se tudo estiver aberto, é necessário que você tenha o mínimo de organização, porque a bagunça vai ficar à vista de todos. 

Além disso, na hora de projetar, pense na funcionalidade e de como dispor os eletrodomésticos da melhor forma, para que a ideia de poder interagir com todo mundo, seja no ambiente da cozinha ou da sala, funcione bem. 

Agora que já entendemos o conceito da cozinha americana, vamos aos detalhes do projeto. 

Montando uma cozinha americana

A ilha é uma das principais características da cozinha americana

Um dos grandes símbolos da cozinha americana são as amplas bancadas. Elas podem estar ligadas a bancada principal da pia, formando um “u” no ambiente, chamada de península, ou então soltas no ambiente (como na imagem acima), chamada de ilha. 

A ideia dessas bancadas é ampliar o espaço de trabalho e facilitar o uso da cozinha no dia a dia. Mesmo que você utilize uma das bancadas para picar alimentos ou deixar as coisas em uso, ainda haverá bastante bancada livre. 

O mesmo acontece com os eletrodomésticos: fogão, geladeira, fornos e a pia podem estar em pontos diferentes, permitindo que mais pessoas usem o espaço ao mesmo tempo e mesmo facilitando a movimentação na hora de preparar as refeições. 

Essa bancada também pode ser um ponto de apoio para a mesa de jantar ou então uma estação para servir refeições rápidas. Uma versatilidade que faz diferença no dia a dia. 

Cozinha americana pequena

O estilo de cozinha americana também serve para espaços pequenos

Antes que comecem os lamentos de ‘meu ambiente não tem todo esse espaço’, saiba que o estilo americano de cozinha pode ser aplicado mesmo em cozinhas menores, como esta da imagem. 

Aqui, a sala de estar e a cozinha não estão em conceito aberto, mas as bancadas estão presentes, criando uma divisão entre o espaço de preparo das refeições e a área da mesa. Pode ver que o espaço em si não é muito grande, mas o estilo do projeto cria uma divisão que dá a impressão de que a área é sim maior. 

Neste caso, o importante é pensar bem na hora do projeto para que os elementos estejam presentes, mas de forma funcional. Para que você não perca nenhum espaço de armazenagem e ganhe a praticidade que este estilo de cozinha propõe. 

Para isso, é preciso entender como trazer os elementos do estilo americano para o seu ambiente, tendo em mente o que você precisa, o que vai tornar o seu dia mais fácil, e respeitando as características da sua casa. 

 

LEIA TAMBÉM 

Cores da cozinha americana

Cores para a cozinha americana

Já faz um tempo que as cozinhas saíram do tradicional branco para ganhar mais cores e tons que se sobrepõem, deixando o ambiente mais moderno. 

Por isso, não há muito uma regra na hora de escolher quais cores usar, exceto que a cozinha vai estar coladinha com a sala e ambos os espaços precisam conversar. Não vai ser muito bom fazer uma cozinha azul com uma sala rosa logo do lado. 

Então a dica é pensar no ambiente todo e, aqui, as cores neutras podem ajudar muito. Você mantém os móveis em tons mais básicos e deixa as cores por conta da decoração. Ou pode investir em cores mais fechadas e tons mais fortes na mobília, e ter uma decoração mais minimalista e que acompanhe a paleta de cores. 

Você também pode optar por detalhes em puxadores nos armários, nos eletrodomésticos ou nas cores das banquetas, como pode evidenciar a sua cozinha americana através de uma parede de destaque.

Mais uma vez, o projeto vai ser fundamental para seu espaço não virar uma grande salada de cores. 

Iluminação na cozinha americana

Iluminação para a cozinha americana

A iluminação é um ponto fundamental em qualquer cozinha.  Ela facilita muito na hora de manusear os alimentos e também pode deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. 

Como se trata de cozinha, é preciso ter uma atenção redobrada quanto a sujeira e a louça. Nesse caso, escolha luz branca de LED nas luminárias para garantir uma iluminação uniforme do ambiente.

Além disso, opte por ter um ponto a mais de luz sobre a pia. Ajuda muito na hora de lavar a louça e limpar os alimentos antes da cocção. 

Outro ponto essencial da cozinha americana são os pendentes sobre o balcão. Pode acreditar que além de serem práticos, trarão um charme na decoração da cozinha. Escolha um estilo que case com o projeto da sua cozinha para tudo ficar mais harmonioso. 

Cozinha americana planejada

Como planejar uma cozinha americana

Como vimos, a cozinha americana tem muitos detalhes que a tornam quem ela é: desde o espaço aberto, até as amplas bancadas, tudo precisa estar em harmonia e, acima de tudo, ser funcional.

Quando se planeja um móvel é possível ganhar mais espaço, mesmo em ambientes pequenos, isso porque cada detalhe, prateleira ou gaveta é pensada para otimizar o ambiente.  

Por isso, contar com um profissional é fundamental num projeto como esse. Ele vai conseguir te ajudar a pensar no melhor layout para o projeto, observando por exemplo, as janelas e portas do ambiente, para criar uma cozinha funcional e que utilize da melhor forma a estrutura da sua casa. 

Além disso, o profissional vai conseguir pensar na harmonização do seu ambiente com as cores certas e, dando ainda ideias de decoração que podem ser aplicadas ao projeto, deixando tudo ainda mais lindo. 

Assim, não haverá arrependimentos, só amores com a sua cozinha americana. 

Sonho se torna realidade

A Daico quer lhe ajudar a montar esse projeto. Planeje sua cozinha americana com a gente!

Ficaremos felizes em tirar todas essas ideias do papel e criar um ambiente moderno, aconchegante, funcional e que tenha tudo a ver com você. 

Vem projetar com a Daico

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade