Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço

Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço
Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço

Um revestimento atemporal, o painel ripado é a tendência que veio para ficar. Versátil e encantadora, a opção caiu no gosto dos arquitetos devido a suas infinitas possibilidades de uso. Descubra como escolher o formato ideal para seu projeto.

Painel ripado: mais que um acabamento de parede

As possibilidades de uso do painel ripado vão além de cobrir e revestir paredes internas ou externas, ele também pode ser usado como detalhe em bancadas e armários, além de esconder prateleiras e portas, deixando o espaço mais fluído e uniforme. Um ótimo recurso para ambientes compactos. 

Os espaços corporativos também podem aproveitar o revestimento para dar um ar mais sofisticado ao ambiente. O painel ripado é uma ótima pedida para a sala de reuniões ou o painel da recepção, por exemplo. 

O teto também tem aparecido como um espaço interessante para a aplicação do revestimento, considerando corretamente, que o céu é o limite.

Brinque com os espaçamentos

Em geral, o espaçamento mais comum encontrado em painéis ripados é de 2 cm + friso de 0,5 cm + 0,5 cm de profundidade. Entretanto, nada lhe impede de procurar outras combinações. 

Outra opção seria: ripa de 3,5 cm + friso de 0,5 cm + profundidade de 0,5 cm. Ou ainda, ripa de 2 cm + friso de 2 cm + profundidade de 1 cm.

Quanto mais próximas as ripas, mais informação o revestimento traz, consequentemente, quanto mais afastadas, mais leve o décor se torna. Seguindo esse macete é possível pensar em qual o espaçamento mais adequado para o seu projeto. 

Outro fator a se considerar é o local onde o painel vai ser aplicado, pois espaçamentos muito pequenos podem dificultar a limpeza do revestimento, não sendo ideal para ser aplicado em áreas externas, por exemplo.

Opções de material para painel ripado

Uma opção muito utilizada e que está em alta é o MDF. Sua vantagem sobre a madeira são as infinitas possibilidades de cores, já que o painel ripado, por si só, gera um jogo de luz e sombras que faz com que ele decore o ambiente, até mesmo cores neutras funcionam perfeitamente. 

Logo abaixo você verá as infinitas possibilidades de se trabalhar com o MDF nos diferentes ambientes e que deixa o decor incrivelmente lindo.

Outra opção de painel ripado é com madeira natural. Dentre elas estão: cumaru, nogueira, cedro, imbuia e o freijó, por exemplo. Quanto aos acabamentos, o mais atual para a madeira ripada é feito com selador fosco ou acetinado (com pouco brilho, no máximo 40%). Já para ambientes externos, o ideal é usar verniz fosco ou acetinado.

Dicas de iluminação

Para dar ainda mais dinamismo ao revestimento, invista na iluminação dele, uma combinação perfeita com a opção de MDF.

Podem ser spots direcionais em pontos estratégicos, fitas de led no encontro do painel com o gesso do teto, ou, até mesmo, nichos no revestimento, pensados especialmente para aplicar a iluminação. 

Também vale a pena considerar a cor da iluminação aplicada, luzes amareladas deixam o ambiente mais aconchegante, enquanto as brancas produzem uma atmosfera mais profissional. Tudo vai depender do espaço onde o painel está aplicado e as sensações que você deseja criar através dele.

Harmonia na decoração

Além de agir como um unificador de espaços, o painel ripado garante fluidez e profundidade aos ambientes em que é instalado. Para potencializar essas características é interessante escolher e/ou projetar móveis que se encaixem nessa estética, criando unidade no ambiente. 

Outras peças em MDF, mesmo que em outra tonalidade, podem ser uma boa pedida, assim como as paredes e chão cimentados. Já no decor, plantas e quadros são boas opções para complementar a estética do espaço.

Exemplos para se inspirar

Painel ripado em uma sala fica divino. Uma observação é que onde tem painel não precisa ter rodapé.

Painel ripado em quarto serve como cabeceira acompanhado do espelho em paralelo. Isso aumenta o espaço dando uma sensação de continuidade e amplitude.

Painel ripado para espaço comercial, o que dá amplitude ao espaço, combinado com espelhos e fitas de LED que foram embutidos no projeto.

Que tal uma inspiração de uma cozinha cheia de estilo? Observe que na parte superior da parede há um painel ripado, tornando o ambiente decorado ainda mais lindo.

O segredo está no material escolhido

Como dissemos anteriormente, o painel ripado é um revestimento extremamente versátil e pode ser utilizado nos mais variados tipos de ambientes.

Ele pode ser montado em MDF ou madeira. O diferencial estará na escolha do material e também nos acabamentos.

Outro ponto importante é escolher a cor mais adequada que combine com seu projeto. Nesse caso, os painéis em MDF proporcionam diferentes colorações.

Optando pelo MDF, a orientação é verificar o local de instalação em que o painel ripado será fixado. Eles são excelentes para áreas internas, conforme mostrado anteriormente nas imagens.

Lembrando que a aplicação desses painéis é manual, então a finalização e o toque artesanal nem sempre sairão igual ao outro. Por isso, é imprescindível a busca por mão de obra especializada. 

Seja para sua casa, escritório ou varanda gourmet, o revestimento em painel ripado é capaz de conferir personalidade a qualquer ambiente. Solte sua imaginação e, se precisar de uma ajudinha para executá-la, é só nos chamar. 

Se você quiser continuar vendo dicas como essa, siga a Daico no Facebook, Instagram e Pinterest. Sempre temos novidades saindo do forno.

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade