Móveis realmente planejados para cada ambiente da casa

Móveis realmente planejados para cada ambiente da casa
Móveis realmente planejados para cada ambiente da casa

Uma boa parte dos móveis utilizados dentro de nossas casas acabam seguindo um padrão. No entanto, quando falamos de móveis planejados, é possível ir além e pensar em opções pouco comuns que possam tornar o espaço incrível, capaz de abraçar o dia a dia e ainda harmonizar com a decoração, e outros itens.

Quer saber mais mais sobre as maravilhas de planejar cada ambiente?
Então, continue a leitura.

Móveis planejados para a Cozinha

A menina dos olhos dentro dos ambientes planejados costuma ser a cozinha.
Não é à toa: dependendo de sua configuração, ela abriga não somente a rotina, mas momentos de lazer, conversas sinceras e boas risadas.

Planejar esse ambiente permite que você tenha à mão todos os utensílios necessários de acordo com o seu jeito de usufruir deste espaço. Gosta bastante de cozinhar? É bom que colheres estejam próximas ao fogão, assim como tábuas para corte. Ah! E uma lixeira, é claro, o mais próxima possível. Conhece os escorredores embutidos? São uma maravilha á parte, pois cumprem sua função sem roubar espaço da bancada.

Além disso, é um ambiente que exige boa circulação, sendo de poucas ou muitas pessoas. Até porque, convenhamos, nunca se está completamente parado dentro de uma cozinha. Se tiver bastante espaço, uma ilha pode abrigar o fogão de um lado e banquetas do outro. Assim, ninguém fica sozinho enquanto cozinha e o papo rola solto.

Pensando bem nesse projeto, todos os momentos e receitas que você preparar acontecerão de forma deliciosa.

 

Móveis planejados para o quarto das crianças

Primeiro, lembre-se! Elas não serão crianças para sempre.

Na hora de infantilizar esse quarto, é melhor fazer isso através da decoração do que de móveis. Mas, ao mudarmos nossos olhar para os pequenos (e sabendo que estamos falando de planejar um ambiente), abrimos lindas portas para a multifuncionalidade.

As crianças enxergam no quarto um ambiente de criatividade, liberdade e, principalmente, de infinitas possibilidades.
Tem uma princesa em casa? A cômoda de hoje pode ser a bancada de estudos de amanhã.
Tem um menino, que gosta de escalar tudo? Essa parede de escaladas também pode, no futuro, transformar-se em uma parede de exercícios ou abrigar prateleiras para livros e objetos colecionáveis.

Ao pensarmos em organização, a configuração interna dos armários também precisa acompanhar esse crescimento. Uma boa ideia para os espaços com cabides, por exemplo, é transformar dois em um. Ou seja, hoje você pode ter dois andares de cabides para roupas pequeninas e, com o tempo, basta retirar um dos cabideiros. Pronto! As roupas continuarão servindo sem amassar.

Para este espaço, o que mais vale é inspirar-se nas crianças, usando a imaginação.

 

Móveis planejados para o quarto do casal

Planejar um quarto para casais precisa começar com uma boa DR (sim, uma Discussão da Relação). Mas, dessa vez, sobre a relação de cada cônjuje com o quarto.

Há quem queira somente relaxar no quarto. Há quem ama ver TV (ou ler um bom livro) deitado na cama. Há ainda os que gostam de um chá, café ou bebida mais forte à disposição por ali mesmo. E há também os que precisam, dentro deste espaço, encontrar uma forma confortável de trabalhar.

Seja como for, a resposta é um bom projeto que pode abrigar todos – ou a grande maioria – destes desejos. Mesas de cabeceira podem funcionar como apoio para livros, computadores, xícaras e copos, ou somente para carregar o celular.

O importante é ter em mente que o quarto do casal precisa permitir relaxar, ter intimidade e, ainda, identidade. Evocando paz e tranquilidade, como um refúgio para os assuntos intermináveis.

 

Móveis planejados para o escritório

O trabalho ganhou oficialmente um espaço nos lares, impactando (de forma positiva) a vida de muitos. Ergonomia, iluminação e móveis planejados tornam esse ambiente ideal para aumentar a produtividade.

O home office não precisa necessariamente ser um cômodo a parte. Ele pode encaixar-se em outros ambientes, como quartos, salas e até mesmo na cozinha (haja controle, não é?).

O que vale na hora de planejar esse espaço é levar em consideração uma boa postura de trabalho. Devemos prestar atenção na altura de mesas/bancadas e cadeiras, qual o tipo de trabalho que será realizado para definição de área de apoio necessária e se precisa de pouca ou muita iluminação.

Resolvido tudo isso, basta a disciplina de tirar o pijama, manter a casa silenciosa em momentos de reunião e não dar uma passadinha na cozinha a cada 5 minutos.

 

Móveis planejados para o banheiro

Móveis planejados para o banheiro têm uma função bastante clara: armazenar produtos que não precisam ficar expostos, deixar bonito um ambiente muitas vezes bastante pequeno e ter o espelho de qualidade que todos esperam encontrar.

Aqui, uma boa ideia é fazer um armário superior, capaz de armazenar com tranquilidade produtos de cuidados e higiene pessoal, utilizando portas revestidas de espelho. A lateral do armário inferior pode abrigar nichos externos onde o refil do papel higiênico pode ser guardado, e uma basculante pode ficar logo abaixo da cuba. Assim, esse espaço, muitas vezes perdido devido ao sifão, pode cumprir uma função.

 

Móveis planejados para a sala de estar e home theater

Esse pode ser o ambiente com maior capacidade de funções em único projeto.
É possível encontrar referências abrigando adegas, cristaleiras, espaço para trabalhar, brinquedoteca… Tudo isso junto ao móvel da TV ou Home Theater.

Ou seja, um dos espaços de maior convivência de uma casa precisa corresponder a todas as pessoas que habitam nela, suas expectativas e forma de lazer preferida. Quando as respostas são fáceis de encontrar, torna-se prático acertar no projeto.

 

Móveis planejados para a sala de jantar

Muitas vezes, as salas de jantar estão acopladas à cozinha, podendo ser uma extensão de suas bancadas ou utilizadas para dividir ambientes. Você pode preferir um modelo padrão de mesa com cadeiras, ou desenvolver sua própria mesa através de móveis planejados.
Se escolher a segunda opção, atenção para a altura ideal e ao tamanho do tampo: ele precisa abrigar de forma confortável as pernas das pessoas, sem que elas esbarrem umas nas outras ou batam na mesa.

Como complemento desse ambiente, pode-se pensar ainda em um móvel que funcione como Buffet (para facilitar as refeições) e ainda armazenar louças e especiarias.

 

 

Móveis planejados para a lavanderia

Assim como o banheiro, a lavanderia pode atingir outro nível de funcionalidade e organização se pensada com móveis planejados. A roupa do trabalho, da escola, panos de pia e de chão, sapatos… Tudo termina nela.

Para ter sucesso aqui, defina com base na sua vida real, a altura das prateleiras para os diferentes tipos e tamanhos de produtos de limpeza que costuma ter em casa.
Ah, e não se esqueça do aspirador de pó, com seus mais variados formatos e tamanhos.

E aí, possivelmente muitas ideias surgiram ao ver essas inspirações, não é mesmo? As ideias para a sua casa podem se tornar projetos lindos com móveis planejados.

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para conferir mais tendências e inspirações!

 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade