O que você precisa saber para montar um bom showroom para sua loja de móveis planejados

O que você precisa saber para montar um bom showroom para sua loja de móveis planejados
O que você precisa saber para montar um bom showroom para sua loja de móveis planejados

Apesar do crescimento dos canais digitais, quando o assunto são móveis planejados, é inegável que o espaço físico, em especial, o showroom, seja um grande diferencial. 

O cliente que busca por móveis planejados quer – antes de fechar o negócio – ter o máximo de informações concretas sobre o produto que ele está adquirindo. Esse acesso a informações faz com ele tenha mais confiança e sinta que está fazendo a escolha certa para a sua casa. 

Por isso, um bom showroom, acompanhado de uma ótima estratégia de relacionamento, pode ser a virada de chave para criar boas oportunidades e, ainda mais, para fechar bons negócios

Separamos aqui as principais informações e dicas para que você possa criar um showroom incrível na sua loja. Continue a leitura e fique informado!

Entenda o que é o showroom

O que é um showroom

De forma resumida, um showroom trata-se de uma espécie de exposição de móveis planejados, na qual você replica ambientes – sejam eles residenciais ou corporativos – para que os clientes possam saber quais móveis podem adquirir em seus projetos

O showroom tem uma grande importância para que o cliente possa visualizar-se em uma ambiente, ter ideias para seus próprios projetos, além de poder escolher,  com mais propriedade, materiais, formatos e cores. 

Para a equipe de vendas, por exemplo, um showroom pode ser o passo que faltava para fechar um bom negócio e surpreender o cliente. 

O que não pode faltar em um showroom de móveis planejados

O que não pode faltar em um showroom de móveis planejados

São tantas as possibilidades que podem ser exploradas em um showroom de móveis planejados, que é preciso manter o foco e estar atento ao que realmente é indispensável. 

O primeiro ponto é a fidelidade: todos os móveis que irão compor o ambiente do showroom precisam ser os mesmos que são comercializados ao cliente. Essa é uma experiência que dá ao consumidor a possibilidade de explorar seus sentidos – principalmente o tato – e criar uma percepção em relação ao seu serviço

O segundo item que não pode ficar de fora é a decoração, afinal ela contribui para o encantamento do cliente em relação aos móveis. Contar com itens que colaboram para destacar detalhes dos móveis é uma estratégia que faz total sentido no seu showroom. 

Outra questão primordial é o bom atendimento. Não basta ter um showroom de altíssima qualidade se a equipe de atendimento e de vendas não estiver preparada para explorar e apresentar todas as possibilidades. 

Agora que falamos sobre o que não pode faltar no showroom de móveis planejados, é hora de saber como montar esse espaço. Vamos lá?

5 dicas para montar seu showroom

 Dicas para montar seu showroom

Antes de mais nada, é essencial ressaltar que a montagem de um showroom não se restringe às questões práticas de materiais: é preciso ir além e observar tudo que envolve esse ambiente. 

1. Analise o espaço

Dentro da sua loja de móveis planejados, analise como é a melhor maneira de dispor o showroom. Vale lembrar que ele deve estar em uma posição estratégica para que gere um primeiro impacto positivo, já na entrada do cliente na loja. 

Também vale a pena estar atento a algumas condições, como a posição solar da loja, corrente de ar, iluminação, porque tudo isso vai refletir na percepção do cliente

2. Otimize os ambientes da loja

O showroom pode estar em um espaço específico, mas toda loja também deve estar “harmonizada” com ele. Em resumo, não se pode pensar em uma experiência incrível no showroom sem que o restante da loja esteja em sintonia. 

Assim, mesas de atendimento, espaço do café e banheiros também podem ser explorados para apresentar os produtos. 

Além disso, se o espaço da sua loja for grande, aproveite para criar diversos ambientes da casa, indo além dos quartos, salas e cozinhas. Após a pandemia do Coronavírus, por exemplo, um ambiente de destaque passou a ser o home office, e ter um exemplar dele em seu showroom pode ser um diferencial.

3. Explore os tipos de materiais

Um dos pontos mais importantes dos móveis planejados está na possibilidade de escolher os materiais que irão compor as peças. E, mais uma vez, quanto mais o cliente puder visualizar detalhes, melhor ele vai poder escolher e, por fim, maior será a sua satisfação em relação à compra. 

Sendo assim, uma boa dica é que a loja tenha um espaço para expor amostras de cores com um tamanho maior, facilitando a visualização e percepção do cliente com relação ao material escolhido antes que esse faça parte dos armários de sua casa ou ambiente corporativo. 

Outra boa opção, é variar ao máximo as opções de corrediças, ferragens, e puxadores para que o cliente os possa ver, na prática o seu funcionamento.

4. Leve o showroom para seus canais digitais

Um showroom de qualidade abre portas para você trabalhar também esse espaço nos canais digitais da sua loja. No site ou nas redes sociais, você pode trabalhar com fotos profissionais, focando em detalhes e levando essa experiência para alcançar seu público nas mídias sociais

Essa é uma estratégia que contribui diretamente na confiança e na percepção de marca do seu cliente. Por exemplo, se ele é impactado por um conteúdo do Instagram da sua loja e, na sequência, visita seu showroom, ele vai poder ter a experiência completa.

5. Renove-o com frequência

Sabemos que há um investimento considerável para montar um showroom de móveis planejados, no entanto, é preciso renová-lo a cada período. Essa novidade traz movimentação a sua loja, gera expectativas e cria novos desejos no seu cliente

Além disso, cada lançamento de showroom pode vir acompanhado com ações de relacionamento, como um coquetel, além de divulgação online.

A essa altura, você já percebeu que um showroom é a essência de uma loja de móveis planejados e que ele precisa de atenção, estratégia e qualidade para gerar os resultados esperados, não é mesmo?

Aqui no blog, estamos sempre compartilhando dicas que auxiliam você, lojista, a criar experiências de alto nível para o seu cliente e, é claro, que contribuem para você ter mais e melhores oportunidades de negócios.

Continue nos acompanhando e entre em contato conosco sempre que precisar! 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade