Organize sua casa com o método Marie Kondo

Organize sua casa com o método Marie Kondo
Organize sua casa com o método Marie Kondo

A organizadora japonesa de 34 anos, Marie Kondo, autora do best seller “Mágica da arrumação” vem conquistando fãs em todo o mundo.

Há quem diga que cada um tem sua própria bagunça, mas sabemos que é possível deixar a casa organizada através de métodos simples, e é isso que essa “guru” da organização vem ensinando.

Quer conhecer algumas dicas? Continue com a leitura!

Marie Kondo tem trazido métodos de organização para todos os cômodos da casa

A expert na organização ganhou uma minissérie na Netflix chamada “Ordem na Casa com Marie Kondo”.Há quem ame, há quem odeie, mas neste programa, Marie explica o seu método de organização que é dividido em 5 categorias: roupas, livros, papéis, komono (itens de cozinha, banheiro e garagem) e objetos com valores sentimentais.

Mas qual é o diferencial de Marie para as demais personal organizer?

É que o método da jovem japonesa baseia-se na separação de objetos que são capazes de realmente fazer a pessoa feliz.

Ou seja, devemos assimilar o que de fato traz felicidade e quais os objetos temos em casa apenas para ocupar espaço. Depois de ter entendido isso, vamos conferir algumas dicas?

1 – Analise tudo o que tem e vá com calma

Não adianta querer arrumar a casa, se livrar de objetos que estão apenas acumulando pó e deixar tudo organizado em questão de horas. Isso pode levar dias, por isso, escolha quais das 5 categorias pretende iniciar.

Tendo isso em mente, mantenha o foco e comece devagar, afinal de contas, desapegar de algo que já está com você há tanto tempo é de partir o coração.

2 – Tenha em casa o que te traz alegria

A grande questão de desapegar do que não usa é justamente fazer uma limpeza de dentro para fora, no seu íntimo. Às vezes guardamos determinados objetos que talvez um dia serão usados, mas esse dia chega e esses itens permanecem no mesmo lugar.

Marie Kondo explica que para se livrar de algo é preciso “segurar cada item durante a arrumação e quando tocar uma peça que traz alegria, a sensação positiva será sentida”.

No começo pode parecer bem difícil, mas depois vai perceber que muita coisa que você vem guardando não alegra a sua vida.

3 – Roupas e acessórios

Desapegue de roupas que não for mais usar

Outra ótima dica é sobre como organizar seu guarda-roupas.

Coloque as vestimentas espalhadas sobre a cama, que assim será possível ter uma visão clara da quantidade de peças que você tem. Comece separando aquelas que realmente serão utilizadas e que te trazem boas lembranças.

A partir do momento que você vai empilhando suas peças, vai perceber que tem tudo o que precisa, e que muita coisa pode ser descartada sem sentimento de culpa.

Isso vale também para os calçados. Espalhe-os pelo chão e analise um por um. Se realmente não for usar novamente, separe-os para doação.

Para quem compartilha do mesmo guarda-roupa, no caso dos casais, Marie Kondo recomenda separar áreas distintas para cada pessoa, lembrando que cada uma deve ser responsável pelo seu espaço, e que os itens e as roupas possuem valores sentimentais, e esses são individuais, portanto, cada um fica responsável por sua própria organização.

4 – Livros e papéis

Livros, papéis e documentos devem ter seu espaço próprio.

Com os livros, por exemplo, Marie Kondo aconselha separá-los por grau de felicidade. Se determinado livro traz a sensação de alegria, separe daquele que não te deixa feliz. Assim fica mais fácil desapegar e passar o livro adiante.

Já com relação aos papéis, é importante que você separe em três categorias: a primeira é de documentos pendentes, a segunda de documentos importantes, e a última a de documentos variados.

5 – Itens de cozinha

Quem já se viu procurando uma espátula de bolo, por exemplo, dentro de uma gaveta com outros utensílios espelhados? Além de perder tempo procurando, muitas vezes a gente acaba não encontrando o que queria.

A “guru” da organização dá a dica de separar os itens por tamanho e colocá-los em uma caixinha dentro das gavetas. Isso facilita encontrar o objeto facilmente.

Além disso, outra dica para organização de cozinha é deixar os objetos que você usa no dia a dia na parte mais baixa das prateleiras, como copos, pratos, panelas, travessas, etc.

Aqueles potes de sobremesa que são usados de vez em quando podem ser colocados mais ao alto.

Separe os itens de cozinha por tamanhos e funcionalidades

6 – Lavanderia e banheiro

Não menos importante, esses cômodos também precisam estar organizados. Mas por onde começar?

Primeiro eliminando os produtos que estiverem com datas de validades vencidas.

Não tem segredo! Deixe apenas os cosméticos, produtos de limpeza e demais itens que estiverem em boa condição de uso.

7 – Organize sua casa com leveza

Esse é o principal elemento que se encaixa muito bem no método Marie Kondo: organizar a sua casa sem sentir culpa. Faça a arrumação do seu jeito, com calma, um cômodo de cada vez e reflita sobre aquele determinado objeto que estará desapegando.

Lembre-se que não existe casa perfeita e um pouco de bagunça faz parte do dia a dia. O mais importante é você amar a sua casa e cuidá-la bem, porque afinal de contas, tudo foi conquistado com muito suor e trabalho, ficando do jeitinho que você sempre sonhou.

Gostou dessas dicas? Que tal aproveitar a visita no blog e assinar nossa newsletter? Assim, você ficará por dentro de todas as nossas publicações!

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade