Mesa posta: tudo que você precisa saber para impressionar seus convidados

Mesa posta: tudo que você precisa saber para impressionar seus convidados
Mesa posta: tudo que você precisa saber para impressionar seus convidados

Tem um evento especial em vista e está pensando em como montar uma mesa posta linda para impressionar seus convidados

Nós separamos um passo a passo que vai te acompanhar da escolha da toalha de mesa até o ajuste dos arranjos finais. 

Vamos nessa?

01. Escolha a identidade da sua mesa posta

A primeira coisa que você deve considerar, ao começar a planejar sua mesa posta é a intenção. Por que essa refeição está sendo organizada? É uma comemoração, um casamento ou aniversário? Você vai receber alguém especial mas sem um motivo específico? 

São essas as respostas que você precisa para determinar a formalidade do evento e consequentemente o tema que usará para decorar a mesa. Situações como o clima, a região em que o evento acontece e o horário do dia também devem ser levados em consideração para fazer escolhas mais assertivas. 

Por exemplo, um almoço na casa de praia pede cores vibrantes, palha e pratos leves, já um jantar nas montanhas combina com cores escuras, velas e massas.

02. Comece pela base: toalhas de mesa x jogos americanos

Por via de regra, recomenda-se nunca usar as duas juntas, por isso, o primeiro passo é escolher qual caminho você quer seguir. 

A toalha de mesa é mais recomendada para mesas mais cheias, onde você precisa salvar todo espaço possível

Já os jogos americanos, além de demarcarem os lugares, deixam a mostra a superfície da mesa, o que pode ser uma ótima opção para mesas de pedra ou madeira, por exemplo.

03. Aparelho de jantar: a peça principal

É ele que une todas as peças da mesa posta em harmonia, por isso, em cada etapa do processo, pense nas louças que você pretende usar e entenda se os outros itens ficariam bem com elas. 

Na montagem, o ideal é usar um sousplat, seguido de um prato raso para a refeição principal, um prato fundo e menor para a entrada e você ainda pode optar por colocar o prato de sobremesa ele, ou então, o guardanapo. 

04. Talheres: onde fica cada coisa?

Os talheres podem ser uma das partes mais assustadoras para quem está começando no mundo da mesa posta, mas a verdade é que com algumas regrinhas simples, tudo fica bem fácil de entender. 

Os garfos e facas devem ser dispostos de fora para dentro conforme a ordem de uso, as serras das facas sempre devem estar viradas para o prato. 

A direita do prato: as facas e colheres.

A esquerda do prato: os garfos.

Na parte superior: os talheres de sobremesa, que devem ser intercalados em sua disposição, começando pela faca (cabo virado para a direita e serra voltada para o prato), garfo (cabo virado para a esquerda) e colher (cabo virado para a direita).

05. Como dispor as taças? 

Normalmente sua mesa posta vai contar com 2 taças, uma para a bebida principal – geralmente vinho – e outra para a água. Elas devem ser dispostas na parte superior direita do prato. 

Se a ocasião pedir por um brinde, as taças de espumante devem ser dispostas atrás das duas principais, formando um triângulo

As taças não costumam fazer parte do aparelho de jantar, mas é de igual importância que elas estejam em harmonia com ele e com o resto da mesa. 

06. Guardanapos e sua delicadeza

Os guardanapos são como o laço da embalagem para presente da mesa posta, eles finalizam o lugar dando o toque final para a decoração. 

É importante prestar bastante atenção aos materiais utilizados no guardanapo, visto que ele precisa ser funcional e bonito ao mesmo tempo. 

Já quando o assunto é o porta-guardanapos, sua imaginação pode viajar e escolher os mais diversos adereços, desde, é claro, que eles contribuam para a harmonia do tema da sua mesa. 

Na hora de dispor o guardanapo, existem apenas dois lugares para ele: ou ao lado esquerdo do prato, depois dos talheres, ou ainda sobre o prato. 

 

07. Decoração: como encontrar o equilíbrio? 

Com os lugares organizados, é hora de voltar nossos olhos para o centro da mesa. Todas as outras regras de harmonia valem para essa parte também, com uma consideração extra: você vai querer prestar atenção redobrada a altura da sua decoração para que ela não atrapalhe a visão e as conversas à mesa. 

Outra dica sempre importante é tomar o cuidado de não usar flores e velas aromáticas à mesa, pois elas podem atrapalhar a ornamentação e a experiência dos pratos. 

Os marcadores de lugares também são itens muito usados na mesa posta, eles podem ser pequenos souvenirs para os convidados levarem para casa, adornos criativos, papéis escritos a mão, entre outras tantas opções. 

 

08. O gabarito da mesa posta

Depois de todas essas dicas, temos certeza que você já se sente mais preparado para montar uma mesa porta incrível e para deixar seu trabalho ainda mais fácil, separamos essa imagem que ilustra de maneira fácil e descomplicada onde cada item deve ir. 

Agora que você já está pronto para montar uma mesa posta de impressionar, uma última dica: por mais que a sua mesa posta esteja lindo e o jantar delicioso, o verdadeiro segredo de um evento inesquecível é a gentileza e a sinceridade, se você tratar seus convidados com empatia e se divertir junto com eles, seu evento será 100% um sucesso. 

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba outras leituras como essa!

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.