Decoração provençal: confira algumas dicas para incorporar na sua casa

Decoração provençal: confira algumas dicas para incorporar na sua casa
Decoração provençal: confira algumas dicas para incorporar na sua casa

Já imaginou voltar um pouquinho no tempo e viver num aconchegante lugar como viviam os camponeses na França?

Se você consegue visualizar isso, saiba que é possível deixar sua casa neste estilo nos dias atuais.

Estamos falando de algo bem peculiar que une o rústico ao delicado em um só lugar: o provençal.

Quero te falar um pouquinho sobre isso que tem encantado muita gente!

O provençal, como o próprio nome já diz, é originário de Provence, região no sudeste da França conhecida por seus vastos e perfumados campos de lavanda.

Por conta disso, a decoração carrega esse lado mais romântico e simples de uma vida campestre.

Além de almofadas com estampas florais, também traz móveis mais rústicos e cores mais neutras. Sem falar dos espelhos e lustres.

Você se identificou com essas características? Então eu te convido a conhecer um pouco mais sobre o estilo provençal para que possa decorar sua casa e voltar algumas décadas passadas.

 

Itens do estilo provençal

A decoração provençal é facilmente identificada em um ambiente se prestarmos atenção em seus elementos. Os itens que compõem esse estilo são muito importantes para caracterizá-lo, como por exemplo, os móveis envelhecidos e rústicos.

Também não se pode esquecer das cores, que são mais claras em tons pastéis, que carregam suavidade e delicadeza.

Exemplos para esses tons são azul, verde e rosa. Esses tons são clássicos na decoração provençal e podem vir tanto nas paredes, como nos móveis, nos estofados e nos objetos decorativos.

As flores também ajudam a compor o estilo provençal, em especial, as lavandas.

Elas podem aparecer em arranjos nos vasos, mas também em estampas de almofadas, quadros e papel de parede, por exemplo. Com elas, o estilo romântico da decoração fica garantido.

Os papéis de parede e tecidos de linho e algodão ficam lindos com estampas chamadas Toile de Jouy. Elas possuem o fundo branco com desenhos que retratam a vida campestre em tons de vermelho, azul ou preto e são uma ótima escolha para intensificar a presença desse tipo de decoração no ambiente.

Mas também tem as listras que reforçam o ar romântico e podem ser incorporadas na decoração através de papéis de parede ou em estofados.

Lustres e espelhos também são bem-vindos neste estilo. Ambos objetos eram peças comuns nos palácios da França e, ainda hoje, carregam esse status de nobreza. A sala é o lugar perfeito para um lustre de vidro, por exemplo. Já os espelhos podem estar em todos os cômodos da casa.

Ideias apaixonantes para decorar sua casa

Geralmente a sala é um dos cômodos onde buscamos mais conforto, portanto, decorar esse ambiente em um estilo provençal ficaria ainda mais aconchegante.

Por isso, recomendamos usar sofás em tons mais claros e com design mais rebuscado. Para combinar, você pode usar almofadas estampadas.

As flores também podem estar presentes nas cortinas ou até mesmo em um papel de parede, inclusive com listras.

Plantas podem ser usadas como enfeites de mesa e nos cantos das paredes para ressaltar ainda mais o aspecto camponês.

O ambiente é ótimo para apostar em um lustre no teto sem medo de exagerar. Esse objeto é elemento marcante no estilo provençal, então pode pendurar sem medo.

Quartos

Para os quartos você também pode introduzir na decoração lustres, espelhos, móveis de madeira, arranjos de flores, papéis de parede e almofadas. Para compor tudo isso, use a criatividade.

Invista em tons claros, como o rosa, o amarelo, o azul, o bege e o branco tanto para as paredes quanto para os objetos de decoração. Só não se esqueça que a delicadeza e a suavidade são características importantes desse estilo.

Os quartos de bebês também ficam lindos no estilo provençal. Você pode utilizar móveis envelhecidos, usar estampas e acessórios decorativos.

Banheiros

Para decorar os banheiros você pode unir os estilos provençal e retrô, por exemplo.

O branco da parede, o teto de madeira e o cobre nos metais, vão trazer a Provence para dentro do ambiente.

Não esqueça de escolher a moldura ideal do espelho, pois é isso que vai estabelecer esse estilo. Opte por molduras de madeira, molduras clássicas, molduras brancas ou até mesmo molduras com ornamentos.

Os quadros decorativos com molduras também podem ser adicionados ao ambiente.

Área externa

Se você mora em uma casa e quer usar esse estilo, saiba que em varandas o provençal fica lindo. Para você que mora em apartamento pode usar na sacada para decorar.

Para esses ambientes, por estar com os móveis sempre ao ar livre, opte por cadeiras fabricadas em ferro ou em materiais naturais e decorá-las com futons floridos para cadeiras, trazendo o ar campestre.

Mesas fabricadas em ferro e com detalhes em sua extensão também são ótimas opções para decorar estes cômodos.

Como você percebeu, esse estilo traz muito da cultura europeia, em especial a francesa, de moradores que viviam nos campos. Trazendo para os dias atuais, é possível combinar os elementos, unir ambientes e obter um excelente resultado.

Se você gostou do estilo provençal, comece a planejar a decoração de sua casa e se inspire com essas dicas.

Nós da Daico estamos aqui para te ajudar a decorar sua casa com móveis planejados do jeitinho que você quer, para deixar seus ambientes confortáveis e agradáveis. Entre em contato e solicite um orçamento.

Ah! Não esqueça de assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre móveis, tendências e decoração que vão transformar sua casa!

 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade