Decoração escandinava: dicas para aplicar na sua casa

Decoração escandinava: dicas para aplicar na sua casa
Decoração escandinava: dicas para aplicar na sua casa

Se tem um estilo que ganhou muita adesão nos últimos anos é o escandinavo. Não é só pela beleza do conjunto, mas principalmente pela funcionalidade que ele tem ganhado tanto espaço.

Muito apreciado por nomes do entretenimento decorativo, como os Irmãos à Obra (Discovery H&H), o modelo, que nasceu lá na Europa, logo se espalhou por todo o planeta.

Simples mas requintado, o estilo escandinavo é uma ótima escolha para a sua casa e, neste post, a gente vai te explicar por que.

Sem mais delongas, bora começar!

Um pouco de história

O estilo escandinavo e a vida da região

Como o próprio nome já diz, o estilo escandinavo é originado na região escandinava da Europa, formada pela Suécia, Noruega e Dinamarca.

Apesar de serem países frios, com menos de sete horas de sol em épocas de inverno, esta região do mundo tem altos níveis de felicidade da população e isso se deve ao estilo de vida.

Como estar do lado de fora é difícil, as famílias investem dentro de casa, criando espaços mais aconchegantes e confortáveis para passar o tempo, receber os amigos e fazer tudo o que é necessário.

Somado a isso está o estilo de vida da população, mais solto, descomplicado e desapegado, que valoriza o viver o momento e não o ter, o que completa o todo do estilo escandinavo: simples, requintado e minimalista.

A principal influência do estilo vem do suéco Carl Larsson e de sua esposa, Karin Bergoo. Eles transformaram a casa num espaço criativo, que hoje é um Museu que pode ser visitado, e que é uma verdadeira imersão escandinava

 

 

Características principais 

Aconchego é o tom do estilo escandinavo

  • Tons neutros e claros

O branco, o bege e cinza ganham muito espaço, assim como o preto, que é usado em pontos específicos da decoração. As cores são bem-vindas, mas em locais estratégicos do ambiente.

  • Muita iluminação (natural e artificial) 

Janelas amplas, cortinas mais claras que permitem a passagem de luminosidade e muitos pontos de luz à noite são facilmente encontrados em projetos assim.

  • Materiais naturais 

Pisos e móveis em tons madeira, estofados, almofadas e cortinas em linho ou fios crus, tapetes fofos para dar mais conforto são os acessórios mais encontrados em casas deste estilo.

  • Móveis simples 

Mobiliário usual e com muita funcionalidade. Linhas retas com os tradicionais detalhes nas portas e amplos espaços para guardar tudo deixando bancadas livres.

  • Minimalismo

Menos é mais! Os ambientes são pensados para serem usados, por isso há menos adereços e mais áreas livres para fazer o que precisar.

Cozinha escandinava 

Cozinha escandinava Daico

Um dos usos mais comuns do estilo é na cozinha.

Como já falamos, a cozinha escandinava ficou famosa após aparecer aos montes nos programas de reforma na TV, principalmente pela sua beleza, mas também pela praticidade.

A ideia são móveis fortes e bem construídos, com cores neutras, geralmente branco, e puxadores simples. As bancadas amplas e com muito espaço dão um ar de grandeza ao espaço e facilitam na hora de cozinhar.

A característica principal é o entalhe nas portas da pia, que dão um destaque ao móvel e já entregam a tendência decorativa. Não tem como não reconhecer um móvel de cozinha construído em estilo escandinavo só de olhar.

Detalhes que tornam o estilo escandinavo inconfundível

Também não faltam espaços de armazenamento, com balcões aproveitando a área total do espaço, em cantos e até sob móveis como a bancada ou ilha, que são comuns nesse estilo.

Os detalhes fundamentais não faltam, muitos elementos naturais, como madeira ou ferro, intercalam com janelas amplas e plantas, criando um espaço funcional e aconchegante.

 

 

Quarto escandinavo 

Quarto escandinavo

Por si só o quarto precisa ser um lugar de aconchego, afinal é ali que vamos para descansar. Com o estilo escandinavo, pensa-se também na mobilidade e utilização do cômodo.

O centro da decoração são os móveis, que podem, inclusive, ser rústicos ou ‘de época’, como os guarda-roupas antigos e/ou camas com entalhes em madeira. Tudo, claro, em cores claras e neutras.

Tapetes e cortinas são bem-vindas, seguindo a tendência de tecidos naturais, assim como as cobertas, capas de travesseiros e almofadas.

É um quarto daqueles que dá pra sentir o aconchego só de olhar. Que dá vontade de deitar na cama e passar horas ali.

Sala escandinava

Sala de estar no estilo escandinavo

Um espaço feito para deitar, ficar confortável e aproveitar. Esse é o melhor resumo da sala escandinava.

Móveis feitos para serem utilizados mesmo. Mesas de centro para manter pipocas e copos por perto quando se está assistindo TV.

Estofados confortáveis, geralmente em tons beges ou crus, como o linho, com almofadas e mantas para dar mais aconchego. Cortinas para completar a cena e quadros, que são muito bem-vindos nesse estilo.

Aconchego é a chave do estilo escandinavo

Outra coisa que se nota é que há sim espaço para tecnologia, mas elas não são o centro das atenções.

No lugar de notebooks, smartphones e consoles, detalhes naturais como plantas ou mesmo as janelas, que dão uma boa visão da área externa, são preferíveis.

Deu para entender agora porque esse estilo vem ganhando tanto espaço nos últimos anos?

Em meio a um mundo de tecnologia e correria, o estilo escandinavo te propõe uma parada para aproveitar melhor a sua casa, os seus dias e as pessoas que estão com você.

Uma volta ao que realmente importa, eliminando as coisas extras e ficando apenas com o essencial.

Gostou das nossas dicas?

Continue acompanhando nossas redes sociais para conhecer mais estilos e ideias para implementar na sua casa.

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade