Dúvidas na hora de planejar a cozinha? Confira nossas dicas

Dúvidas na hora de planejar a cozinha? Confira nossas dicas
Dúvidas na hora de planejar a cozinha? Confira nossas dicas

A cozinha é o coração da casa, concorda?

Por mais que a sala seja linda e confortável, é na cozinha que rolam as melhores conversas em família, regadas a comida boa e muitas risadas.

Mas a cozinha também pode gerar alguns conflitos se o projeto da mobília não for bem pensado. Afinal, a gente usa esse cômodo todo o dia e é necessário um bom espaço para o preparo das refeições, organização dos utensílios e tudo mais que rola nesse ambiente.

Para te ajudar nessa tarefa de montar a cozinha perfeita, separamos algumas dicas para que seu projeto fique exatamente como você quer e precisa.

Ah, e claro, não preciso nem falar que aqui na Daico, você tem materiais de qualidade e profissionais qualificados para tirar sua cozinha do papel e levar para dentro da sua casa.

Bora de dicas

1.Armários 

Cozinha com poucos aéreos

Quantos e que tipo de armários devo ter na minha cozinha? Depende!

Primeiro precisamos levar em conta seu espaço. Qual a área que a pia pode ocupar sem tirar lugar da mesa, bancada e quaisquer outras coisas que você terá na cozinha?

Geralmente, os módulos planejados variam nos tamanhos de 70 cm de altura e os menores 40 cm. A profundidade também tem uma medida padrão de 40 cm. Espaços básicos para que você consiga acomodar todas as louças e utensílios de cozinha com folga.

A partir daí você já consegue ter uma noção de quanto de área a sua cozinha vai ocupar.

A segunda coisa a se pensar é se você quer balcões apenas na parte de baixo ou também vai ter balcões aéreos. Isso depende do espaço (sempre), e também do seu gosto.

Se você não gosta de ter que se esticar toda para pegar objetos altos ou não quer ficar subindo em cadeiras ou escadas para pegar sua louça – e ainda se tiver condições de fazer tudo caber só nos armários baixos – você pode eliminar os aéreos.

Outra coisa que você deve pensar é nos eletrodomésticos. Forno e microondas são básicos na cozinha, eles vão ficar onde? Você pode optar por uma torre quente para acomodar os dois, ganhando praticidade.

2.Apoios

Bancadas são essenciais

Na hora de cozinhar é imprescindível ter espaços onde os alimentos possam ser preparados: as bancadas.

Sempre pense em ter uma área para que você possa usar quando precisar. Seja para usar o multiprocessador ou usar a tábua de carnes, ou ainda para deixar as formas aguardando enquanto você prepara massas e recheios de assados.

Não precisa ser um espaço gigante,mas é bom que esteja sempre livre para uso, ou seja, que você não precise tirar as coisas de cima para então poder usar.

Se você gosta de deixar muitas coisas sobre as bancadas, é bom pensar nesse cantinho com carinho. Ele faz muita diferença na hora que a cozinha está cheia de gente e de panelas no fogo.

 

 

3.Espaços coringa 

Na canastra, o coringa é aquela carta que serve para completar o jogo, se infiltrando em qualquer lugar em que falte uma carta.

Na cozinha, esses espaços coringa podem ser nichos ou prateleiras, que servem tanto para ter uma decoração, livros de receita ou plantas; e até para deixar os temperos e utensílios mais usados no dia a dia sempre à mão.

Elas podem ser colocadas sobre o fogão, ao lado da geladeira ou na parte inferior dos armários aéreos, te dando mais espaço e mobilidade dentro da cozinha.

Nichos e prateleiras são um ganho para a cozinha

4.Cores 

A era das cozinhas totalmente brancas passou!

Não que elas não sejam lindas e tudo mais. É que agora, o branco abre espaço para novas nuances, contrastando com outras cores que deixam a cozinha muito mais atemporal e dinâmica.

O esquema de cores escolhido vai dar o tom da decoração da sua cozinha, por isso, precisa ser pensado com cuidado para não ficar exagerado ou até destoante do restante dos móveis.

Cores em tons de madeira estão em alta, assim como os acinzentados e o pretinho básico.

E você pode ousar, colocando cores diferentes nos armários inferiores e superiores, por exemplo, dando mais charme ainda ao seu projeto.

Isso sem falar da pedra do balcão, que também pode acompanhar esse jogo de cores e ser um terceiro elemento na composição.

 

 

O jogo das cores na cozinha

 

5.Detalhes 

Chegando aos finalmente da cozinha temos os não menos importantes, detalhes. Aqui falamos dos puxadores, torneiras, metais e iluminação que vão ajudar a completar o ambiente.

Hoje há centenas de opções de puxadores, das mais variadas cores, para se encaixar no estilo e cor que você escolheu. E claro, há também a opção de fazer a cozinha sem puxadores, deixando o móvel mais clean.

Muitos projetos também misturam ferro e madeira para criar espaços lindos e únicos, que refletem a personalidade dos moradores. Uma combinação que chegou pra ficar e que pode ser pensada com carinho na hora de criar nichos ou prateleiras, por exemplo.

Para finalizar, iluminação. As faixas de led, que aparecem muito em quartos e salas, também podem estar por aqui, seja para dar destaque a um espaço ou ajudar na iluminação de áreas como a pia ou bancada.

Faixas de led para iluminação extra

E aí, deu para imaginar e começar a esboçar seu projeto da cozinha perfeita?

Então agora é só falar com a equipe Daico e transformar essas ideias em um móvel palpável, durável e lindo!

São mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo,produzindo móveis de qualidade para dar mais conforto e harmonia ao seu ambiente.

Faça seu projeto com a Daico!

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade