7 dicas para decorar sua clínica ou consultório

7 dicas para decorar sua clínica ou consultório
7 dicas para decorar sua clínica ou consultório

Passou o tempo em que clínicas médicas eram ambientes sem identidade e “sem graça”. Atualmente, são espaços cheios de identidade e estilo que acolhem o paciente e oferecem conforto.

Por isso, prestar atenção no momento de decorar um consultório médico é de extrema importância, pois faz parte da experiência que o profissional de saúde ofertará ao seu paciente

Para te ajudar nessa tarefa, nós selecionamos 7 dicas para decorar sua clínica ou consultório, tornando-o um ambiente único e cheio de personalidade.

Humanização do ambiente com praticidade e conforto

Humanização em decoração de clínicas e consultórios
Fonte: RS Design

 

Antes de mais nada, o ponto central da decoração de clínicas e consultórios precisa estar na humanização, na praticidade e no conforto.  

Isso porque é preciso levar em consideração que, quando alguém vai ao médico, independente da gravidade do problema, essa pessoa encontra-se relativamente vulnerável, então, propiciar um ambiente de acolhimento faz toda diferença.

Desde a escolha dos acabamentos até os itens de decoração para ambientes médicos, é importante que tudo ofereça uma sensação de familiaridade, fazendo com que o paciente sinta-se à vontade.

Cartela de cores

Cartela de cores na decoração de clínicas e consultórios
Fonte: Grupo Status

 

 

Leveza, tranquilidade e confiança são conceitos que podem ser explorados na escolha da cartela de cores. Assim, não é à toa que facilmente encontramos tons de azul na decoração de clínicas e consultórios.

Isso acontece porque essa cor, na psicologia das cores, representa e fortalece sentimentos como estes que citamos acima.

No entanto, nada impede de você trazer novas ideias para a decoração, contrastando o azul com outras cores. Mas, fique atento à essência do seu posicionamento, que falaremos a seguir. 

Iluminação

Iluminação na decoração de clínicas e consultórios

Luz natural sempre valoriza um espaço. Em clínicas, não é diferente.

Mas, você pode investir em lustres e lâmpadas com propostas diferenciadas, que vão trazer ainda mais iluminação ao ambiente e, é claro, vão valorizar a decoração do seu consultório. 

Essência da marca

 Iluminação na decoração de clínicas e consultórios
Fonte: Decor Fácil

Quando você deu início às suas atividades, possivelmente investiu na criação de uma marca, que deu vida aos seus materiais de papelaria, além de outros itens. 

Essa essência da marca também precisa ser levada em consideração quando o assunto for a decoração da clínica

Escolha cores, móveis, itens que vão ao encontro da sua personalidade, sua marca, e seu posicionamento. 

É preciso transmitir ao paciente a melhor percepção possível do conjunto como um todo, por meio do ambiente.

Acabamentos

Acabamentos na decoração de clínicas e consultórios
Fonte: vanessathiesen.com.br

 

A decoração do consultório começa pela escolha dos acabamentos. Piso e paredes, por exemplo, precisam ser práticos, tanto para o uso como para a limpeza.

Assim, porcelanatos e papéis de paredes são altamente recomendados, enquanto materiais como carpetes e tapetes devem ser evitados.

Mobília

Mobília na decoração de clínicas e consultórios

Praticidade com estilo são a grande chave para a escolha dos móveis que vão integrar a decoração do espaço médico

Desde a recepção, passando pela sala de espera e adentrando ao consultório propriamente dito, a melhor escolha é uma mobília planejada, pensada especialmente para cada espaço, que vai valorizar sua clínica.

Itens de decoração

Opções para decoração de clínicas e consultório

Por fim, chegamos efetivamente aos itens que vão compor a decoração do consultório. 

Quadros decorativos, plantas e flores, bem como fotos da sua família – tudo na medida, sem excessos – dão toques incríveis ao ambiente, além de humanizá-lo, como falamos no início.

Vale salientar, por exemplo, que a decoração também passa pelos itens de uso diário, como pastas, objetos de papelaria, porta-canetas, entre outras coisas.

O espaço de recepção é um local a ser explorado por itens que harmonizam com o restante da clínica, além de auxiliarem na experiência oferecida ao paciente. Por exemplo, TV, café, balas e biscoitos devem ser dispostos em recipientes propícios.

Puffs, almofadas e poltronas também compõem a decoração da clínica, além de oferecer conforto. O lavabo de uso dos pacientes também precisa ser explorado. 

Ah, quando o assunto for itens de decoração, não se pode esquecer: menos é mais!

Decoração de clínicas e consultórios é um tema que rende muitas ideias boas e, por isso, é importante contar com profissionais e parceiros qualificados, que vão ajudar você a criar ambientes incríveis.

  

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.