5 dicas para decorar uma cozinha pequena

5 dicas para decorar uma cozinha pequena
5 dicas para decorar uma cozinha pequena

Vai se mudar e a sua cozinha nova é pequena? Ou ainda, já está morando em um apartamento com uma cozinha compacta, mas não sabe por onde começar a organizá-la?

Essas dicas vão te ajudar a colocar ordem no caos e descobrir como deixar sua cozinha pequena linda, funcional e cheia de charme.

Vamos nessa?

1. Escolha com qual estilo você quer decorar sua cozinha

Tudo começa ao entender o estilo de decoração você quer que a sua cozinha tenha. Existentes diversas opções para você escolher:

  • Minimalista
  • Escandinava
  • Industrial
  • Campestre
  • Clássica
  • Futurista
  • Montessoriano
  • Contemporâneo
  • Vintage
  • Boho

Todos esses estilos são aplicáveis a uma cozinha pequena. Essa escolha, além de refletir a sua personalidade, vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas com relação a todos os itens.

Uma boa ideia é começar fazendo uma busca no Pinterest e criar uma pasta com todas aquelas cozinhas que você gostar. Depois de ter reunido um bom número delas, separe-as por estilo e veja o que é mais predominante. Quando tiver certeza de qual é o estilo certo a seguir, vá para os próximos passos. 

2. Móveis planejados ou modulados: qual o melhor para uma cozinha pequena?

A resposta é, depende. Existem algumas perguntas que precisam ser respondidas (com sinceridade). Dentre elas:

  • Quanto você pretende investir?
  • A espaço da cozinha acomoda móveis com medidas pré-definidas sem atrapalhar a locomoção do ambiente? 
  • Qual estilo de decoração combina mais com você?

Os móveis planejados tem como características serem feitos sob medida para o seu espaço, isso garante o aproveitamento de cada centímetro, além de escolhas inteligentes e personalizadas. Outro diferencial importante é o acompanhamento de um especialista durante todo processo. 

Os móveis modulados tem valor mais acessível, assim você pode escolher entre os módulos disponíveis e montar sua cozinha a partir deles.

No entanto, eles possuem certa limitação em relação às dimensões das peças, e isso pode resultar em móveis que nem sempre harmonizam em uma cozinha com pouco espaço. 

3. Cores e materiais: como decidir o que é melhor

 

Uma cozinha com cores claras faz o ambiente parecer mais amplo, por isso, trabalhar com bases brancas e detalhes em cor ou amadeirados é sempre uma boa pedidaMas a utilização de tons claros não precisa ser uma regra universal. Se seu sonho é ter uma cozinha escura, existe uma variedade de combinações e estilos para criar um ambiente incrível.Nesse caso, recomendamos que você opte por manter o teto e o piso brancos e trabalhe com as cores escuras nos móveis.

Se tratando de paredes, hoje já não é mais necessário tem azulejos em todas elas, o mercado de tintas já oferece produtos especiais para a cozinha, que interagem com o ambiente e são fáceis de limpar. 

Outra dica de decoração bem bacana é usar o espaço entre a pia e os balcões aéreos para colocar aqueles revestimentos mais coloridos e/ou ousados, criando um bloco de contraste com o resto do ambiente, sem sobrecarregá-lo. 

4. A mesa perfeita para a cozinha compacta

A mesa perfeita é aquela que cabe na cozinha e comporta confortavelmente todos os membros da casa. Mesas com 2 ou 4 lugares são mais interessantes para manter o ambiente confortável sem perder a fluidez. 

Vale mencionar que a mesa perfeita não precisa necessariamente ser uma mesa, ela pode ser uma bancada. Dependendo das restrições do espaço, ele pode ficar melhor se você investir em banquetas altas e confortáveis para dividir as refeições. 

5. O material ideal para a pia e os balcões da cozinha pequena

Se pudesse ser definida em uma palavra a cozinha pequena poderia ser sinônimo de praticidade, por isso, levar em conta seus hábitos culinários é muito importante na hora de definir que material usar para a pia e os tampos. 

Se você adora inventar receitas e preparar refeições para os amigos, tampos de pedra são mais funcionais e fáceis de manter. Já se você é fã do básico, uma pia de inox, ou mesmo madeira, pode funcionar bem.

O segredo é pensar em para que você vai usar aquele espaço e quanto quer investir na manutenção e organização dele. Seja sincero nas suas respostas e você vai ter uma cozinha incrível: organizada e super funcional. 

E aí, já se sente mais preparado para decidir o que fazer com sua cozinha de apartamento pequena? Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a achar um caminho a seguir e que o projeto da sua cozinha fique incrível. 

Depois de pronto, não esquece de mandar uma foto pra gente lá no Instagram, é @daicomoveisplanejados.

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.