Decoração do quarto das crianças: pequenos detalhes, grandes diferenças

Decoração do quarto das crianças: pequenos detalhes, grandes diferenças
Decoração do quarto das crianças: pequenos detalhes, grandes diferenças

Seja para a chegada de um novo membro ou para acompanhar cada fase do crescimento, o quarto das crianças é um ambiente que deve ser acolhedor para que os pequenos possam criar memórias incríveis.

Para isso, além de investir em grandes mudanças, como móveis planejados, também é essencial dar uma atenção à decoração do espaço. Muitas vezes, basta saber escolher os detalhes e itens certos para realizar uma transformação neste cômodo.

Mas, o que colocar em um quarto infantil? E como organizá-lo?

Explorando a imaginação e contando com a criatividade, a decoração do quarto se torna um diferencial cheio de mágica para tornar o quarto das crianças um espaço que tem a carinha deles!

Entenda o estilo da criança

Entenda o estilo da criança para escolher a decoração do quarto infantil
Foto: Casa e Jardim

Cada criança tem seu jeito, suas preferências, suas escolhas: na hora de decorar o quarto é super importante levar em conta essas informações. Assim, você consegue escolher objetos e itens que refletem esses gostos.

Ao dar voz aos pequenos, você insere-os ativamente nesse processo e, ao se sentirem envolvidos, eles passam a ter um maior engajamento, o que desperta um amor único pelo espaço.

Por exemplo: se seu filho está na fase de gostar de futebol, pense em retratar isso no papel de parede, nos brinquedos e, até mesmo, na luz do quarto, que pode lembrar uma bola.

Dê preferência a um espaço completo

Dê preferência a um espaço completo para escolher a decoração do quarto infantil

 

Um cômodo que ofereça tudo que a criança precisa fará com que ela entenda como deixar tudo organizado, no seu lugar.

Assim, na decoração, separe o ambiente com os brinquedos, colocando, por exemplo, cestos ou caixas organizadoras para guardá-los. Esses itens podem ser personalizados de acordo com o tema geral do quarto.

Se seu filho for maior, organize um “cantinho de estudos”, com uma escrivaninha e cadeira, para que ele possa fazer as tarefas de casa. Nesse local, você pode escolher uma luminária temática e porta-trecos para deixar lápis e outros materiais escolares que também estejam alinhados com a proposta visual do cômodo.

Na cama, você pode colocar, por exemplo, na cabeceira, fita LED ou luminárias suspensas que dão um toque especial. Eles vão adorar!

Aposte em mix de texturas e cores

Aposte em mix de texturas e cores para escolher a decoração do quarto infantil

Na infância, as crianças estão com os sentidos muito aguçados, sendo bastante curiosos e ousados. Isso permite que eles possam descobrir o mundo ao seu redor e aprender de forma prática.

Por isso, almofadas, puffs e tapetes de cores e texturas variadas são bem-vindos para ornamentar o espaço. Quanto a esses itens, é importante atentar para casos de alergia dos pequenos, escolhendo materiais que amenizem a ocorrência das famosas crises de espirro.

Além disso, a roupa de cama também pode fazer parte da decoração do quarto das crianças, com cores e estampas divertidas.

Fique atento à segurança

Fique atento à segurança para escolher a decoração do quarto infantil
Foto: Mamãe Prática

Os itens escolhidos para a decoração do quarto das crianças precisam levar em consideração a faixa etária para que sejam seguros.

Os móveis planejados fornecem mais autonomia por serem pensados e desenvolvidos exatamente para aquele espaço. Assim, a decoração, por exemplo, com luminárias, deve estar longe do alcance dos pequenos, para evitar acidentes.

Porta-retratos e quadros também podem ficar em nichos fixados nas paredes para que não se tenha o risco de caírem e ter cacos de vidro no chão. Objetos pontiagudos podem ser trocados por materiais mais flexíveis.

Móveis funcionais e diferentes

Protagonistas do quarto, os móveis planejados podem ser integrados à decoração, sendo possível criar formatos e integrar móveis de maneira funcional.

Assim, além da praticidade, eles exploram a criatividade podendo dar lugar a escadas, escorregadores, camas suspensas, entre outras ideias.

Imagine um quarto das crianças com tema espacial com uma escada que lembra um foguete? Seria incrível, não é mesmo? Se você curtiu a ideia, mas não sabe como fazer o quarto planejado infantil, dê uma conferida nesse conteúdo clicando aqui!

 

 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade