Decoração de Páscoa, como fazer?

Decoração de Páscoa, como fazer?
Decoração de Páscoa, como fazer?

Assim como o Natal, a Páscoa é uma data comemorativa tradicional para os cristãos. Nela, refletimos sobre a morte de Jesus (na Sexta-feira Santa), e comemoramos a ressurreição dele (no domingo), efetivamente a Páscoa. 

Por isso, é uma data em que muitas famílias se encontram para celebrar. Muitas também têm a tradição de trocar presentes, mas há diversas atividades envolvidas na data. 

E é sobre tudo isso que vamos falar hoje! 

Neste post você vai encontrar:

  • Dicas para decorar a casa;
  • Ideias de mesa posta;
  • Atividades para fazer com os pequenos.

Um cardápio completo para aproveitar esse feriado com tudo!

Vamos começar?

Símbolos 

Coelho e ovos são símbolos comerciais da Páscoa

Tal qual no nascimento de Cristo, para a Páscoa também há um símbolo, digamos, mais comercial: o coelhinho e seus tradicionais ovinhos de chocolate. 

Em tese, a decoração gira em torno desses elementos, mas eles variam, dependendo da área da casa e também do estilo de celebração que se vai fazer. 

Por exemplo, se a casa tem ou vai receber crianças, coelhinhos tradicionais e ovinhos decorados reinam absolutos. 

Já, se é mais voltada para os adultos, há menos tons infantis e mais elementos sóbrios compondo a decoração da casa e da mesa. 

Decoração da casa 

O quarto dos pequenos

Se você tem crianças em casa, prepare todas as orelhinhas fofinhas e ovos coloridos que puder! 

Foque principalmente no quarto dos pequenos, com detalhes que remetem à época e que vão deixá-los animados para a festa. 

Vale apostar em orelhinhas cortadas em EVA e espalhadas pelo quarto, tiaras de orelhas de coelho para usar no dia, pelúcias do bichinho, cenouras e ovos, claro, que podem ser decorados por vocês. (Aguarda um pouquinho que eu já te conto).

Aqui estão algumas ideias para te inspirar:

Sala de estar 

Aqui a decoração pode ser um pouco mais sucinta, mas ainda assim notável.  

As cestas decoradas com flores e ovos coloridos caem muito bem na mesa de centro, enquanto os coelhos podem estar no rack da TV ou nas mesas de apoio. 

Você não precisa usar coelhos em pelúcia. Podem ser cerâmicos e ter cores mais sutis, aliando-os à decoração que já predomina na sua sala de estar. 

Veja algumas ideias:

Sala de jantar

O foco aqui é a mesa e, mais uma vez, tudo vai depender de ter crianças em casa ou não. 

Se a resposta for sim, abuse das cores. Ovos decorados e orelhas de coelho, flores e até guardanapos coloridos, são uma boa aposta – se você tiver. 

Uma ideia é organizar o guardanapo como orelha de coelho, assim você já adorna a mesa e faz alusão ao tema da festa. 

Olha que lindo:

Caso você não tenha crianças e queira uma mesa mais sóbria, os coelhos de porcelana e também decorações com arranjos naturais podem funcionar bem. 

Existem espécies de plantas, como a Orelha-de-lebre que tem folhas aveludadas que lembram muito a textura das orelhas dos coelhos e que pode ser um charme a mais na sua mesa. 

Além dela, o tradicional ramo de eucalipto e a folha da latânia podem dar um ar de sofisticação e beleza à sua mesa. 

Se inspire:

Atividades com as crianças

Não podemos fechar esse texto de dicas sem falarmos das ideias de atividades para fazer com os pequenos, afinal, a Páscoa é uma celebração extremamente lúdica. 

Ovos decorados

Pintando ovinhos de Páscoa

A primeira delas é decorar os ovos. Para isso, você vai precisar guardar as casquinhas dos ovos que se usa em casa, ter tinta à mão e um espaço preparado para as crianças soltarem a imaginação. 

Com pincéis e muita criatividade, tire uma tarde para fazer a decoração com eles – pode ser na Sexta-feira Santa, e depois utilize esses objetos na decoração. Sua casa vai ficar linda, colorida e personalizada pelos seus pequenos.

Ah, se você quiser, também é possível ‘rechear’ os ovinhos com cricri ou amendoins prontos para serem saboreados por todos. Uma surpresa a mais.

Caça ao ovo 

Caça ao ovo de Páscoa

Uma atividade tradicional que pode ser feita é a caça ao ovo. 

Esconda os ovos de Páscoa que as crianças vão ganhar de presente em algum lugar da casa e faça uma trilha, de patinhas ou orelhinhas de coelho saindo do quarto deles até o local onde os presentes estão. 

Eles terão de seguir a trilha para encontrar um ninho cheio de delícias de chocolate. 

Se seus filhos forem maiores, você pode fazer um jogo de pistas, em que, em cada lugar que eles conseguirem revelar, uma nova pista é entregue até que o ninho seja, finalmente, encontrado.

Pintura facial

Criança com maquiagem de coelhinho

Outra coisa legal é usar tinta facial para pintar os bigodes e o nariz do coelhinho no seu pequeno. As orelhas de coelho funcionam muito bem aqui também. 

É um momento em que ele vai poder se sentir parte da festa, podendo ser, inclusive, o coelhinho que espera os convidados com uma cestinha de ovos na mão. 

No fim, o importante é manter a alegria e a diversão, enquanto aproveitam as delícias dessa época do ano. 

E aí, gostou das nossas dicas? 

Qual delas você vai fazer na sua casa?

Não esqueça de marcar a Daico nas redes sociais para a gente saber quão divertido seu feriado foi. 

Ah, e Feliz Páscoa, para você e toda a sua família! 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade