Decore seu apartamento com estilo industrial

Decore seu apartamento com estilo industrial
Decore seu apartamento com estilo industrial

Decorar é a parte mais legal de se ter uma casa nova – além de se mudar para um espaço novo, claro.

Mas, também pode ser um pouco bagunçado se você não souber exatamente o que quer. 

Sabe como é, né? A avó resolve te presentear com aquela relíquia que estava na casa dela, sua mãe acha lindo que você tenha uma estátua de animais na sala e por aí vai. Quando você vê, perde o rumo. 

Mas, calma! A gente veio te salvar desse mar de possibilidades e te apresentar um caminho que mistura objetos vintage com modernidade. 

Hoje, nós viemos trazer ideias e inspiração para quem tem um apê pequeno (tendência em todo o mundo), e quer ter uma decoração no estilo industrial. 

São algumas dicas que podem te ajudar a criar um espaço que reflita sua personalidade e, ao mesmo tempo, seja aconchegante e com ar de lar. 

Vamos começar?

Surgimento

Antigas fábricas nova iorquinas viraram lares em estilo industrial

O estilo, que hoje é amado por muitos, surgiu por necessidade em Nova Iorque em meados dos anos 1060 e 1970. Naquela época, a cidade estava em plena expansão e as moradias existentes já não abrigavam a quantidade de pessoas que vivia ou se mudava para lá. 

A solução então foi investir nos lofts, apartamentos amplos que foram adaptados de plantas de fábricas e indústrias desativadas, criando novos espaços para se viver. 

Muitas das características deste estilo vem dessa adaptação, já que, ao contrário dos apartamentos convencionais, esses lofts adaptados tinham tubulações aparentes, pouca ou nenhuma cor nas paredes e acabamentos aparentes. 

Outra característica já citada deles é o fato de serem amplos ou, como chamamos hoje, abertos. Daí vem também essa tendência de espaços sem divisórias, criando um ambiente único dividido apenas pelas funções e/ou mobílias. 

Tendência 

Canos aparentes e portas sem acabamento

 

Se na década de 70 morar em um espaço com fios e tubos aparentes era uma necessidade – e talvez não tão bem visto assim – hoje é uma  tendência que ganha cada vez mais adeptos. 

Sua principal característica é a simplicidade, já que o estilo utiliza principalmente cores mais sóbrias, principalmente preto, cinza, chumbo e branco; e tem no mobiliário – também característico – a própria decoração. 

Outro ponto a ser citado é a capacidade de ressignificação que o estilo industrial tem. Isso porque ele se utiliza, muitas vezes, de móveis antigos, rústicos e de objetos que hoje já não tem tanto valor ou uso, para compor os espaços e criar um ambiente que remete ao fabril. 

Planejamento

Sala estilo industrial Daico

Antes de sair industrializando tudo no seu apartamento, é preciso planejar bem as mudanças e alterações que serão feitas no ambiente. 

Sim, porque, apesar de ter muitos detalhes bacanas que podem ser utilizados, como já falamos, o estilo industrial tem a característica de ser mais clean ou minimalista. Assim, menos é mais. 

Comece pensando em que paredes podem ganhar uma cara mais rústica. E para isso duas opções são viáveis: descascar toda a pintura e reboco até deixar aparecer os tijolos originais ou sobrepor a atual pintura por revestimentos que simulem tijolos (Você também pode usar tijolos maciços). 

É bom contar com a ajuda de um profissional da engenharia para entender o que é mais viável no seu caso, evitando gastos desnecessários e até dores de cabeça futuras. 

Além disso, você também precisa pensar na mobília, porque, apesar dos móveis antigos e restaurados serem bem aceitos nesse estilo, estamos falando de decorar um imóvel pequeno, em que cada espacinho conta e precisa ser bem aproveitado. 

Aqui a nossa equipe pode te ajudar a estabelecer um projeto bacana e que remeta ao estilo industrial, garantindo bom aproveitamento de espaços e uma paleta de cores pensada para a sua casa. 

Outros detalhes 

Cozinha industrial Daico

Cores 

O cimento queimado e o concreto reinam absolutos no estilo industrial – e eles não precisam estar apenas no chão. 

Detalhes na parede ou mesmo no teto trazem um charme para o projeto, ainda mais quando combinado com luminárias e pendentes de fios aparentes, totalmente aceitáveis nesse estilo. 

Isso pode ser muito usado no home office, que também pode ter canos aparentes na parede para as ligações elétricas. 

Elementos 

O ferro é um grande aliado dos projetos em estilo industrial, e ele pode estar em tudo: nos pés de mesas e cadeiras, nos trilhos de luminárias, nas estruturas de portas, enfim. 

Outra coisa interessante é colocar espaços em ferro nos móveis, como em prateleiras, nichos e estantes. Além de dar um respiro à composição, fica totalmente lindo e moderno. 

Outro elemento que pode aparecer muito, sobretudo na cozinha, é o aço inox. Ele também carrega muito da característica industrial, ao mesmo tempo que é sofisticado. 

Hoje existem muitos eletrodomésticos produzidos neste material e que casam perfeitamente com uma cozinha planejada em estilo industrial. 

Itens interessantes 

Muitos objetos que hoje já não são muito utilizados podem fazer parte da sua casa. 

Tonéis industriais podem ser transformados em mesa de apoio; armários de ferro podem agregar valor à cozinha ou então serem usados como hack na sala. 

Bobinas de madeira tem espaço na varanda ou até na sala, para servir como mesa de centro. Tudo vai depender do espaço que você tem e do projeto desenvolvido. 

Ainda é um lar

Estilo industrial também é aconchegante

Muita gente acha que por priorizar cores mais sóbrias e frias, esse estilo não é aconchegante e adequado para um lar – mas a gente discorda! 

Os detalhes e a decoração fazem toda a diferença nesse estilo para que ele deixe de ser um porão industrial e se torne uma casa digna de instagram. 

Use tapetes na sala e quartos; invista na iluminação de tom mais amarelo, que dá uma sensação de mais calor e conforto aos seus cômodos. 

Não dispense a presença das cortinas, almofadas e a chance de colocar um ponto de cor nos ambientes. Tudo isso vai deixar o espaço mais com a sua cara. 

E por último, mas não menos importante, aposte nas verdinhas. As plantas vão bem em qualquer ambiente e em qualquer decoração. Com elas, um espaço inteiro pode ser transformado e se tornar muito mais acolhedor. 

Plantas fazem a diferença na decoração

Gostou do texto? Então acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Todo mês tem conteúdo novo para te inspirar a transformar a sua casa no lugar que você sempre quis. 

E, se resolver mudar, a Daico está aqui para te ajudar! 

Entre em contato

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade