Estilo Boho: ideias para aplicar na sua casa

Estilo Boho: ideias para aplicar na sua casa
Estilo Boho: ideias para aplicar na sua casa

Já falamos aqui no blog de muitos estilos de decoração que podem ficar bem na sua casa: industrial, provençal… E hoje, o nosso assunto é o estilo Boho

Você com certeza já viu referências dele no Pinterest ou já escutou alguma famosa falando dele, porque, afinal, ele anda em alta.

Então, vamos explicar para você um pouquinho do que é esse estilo e como você pode ter ele na sua casa

Mas, antes de tudo, um pouquinho de conhecimento. 

O que é boho?

O que é Boho?

Não dá para saber exatamente quando esse estilo surgiu, mas podemos dizer que ele é uma mistura entre o romântico, o country e o vintage, com pitadas hippies e até ciganas

O nome é derivado da palavra inglesa Bohemian, que, traduzindo ao pé da letra, significa boêmio. Ou seja, um estilo que representa uma vida simples, de muita liberdade e personalidade. 

Em suma, ele reúne elementos de vários outros estilos para criar espaços aconchegantes, com um mix de estampas, cores e texturas que, primeiramente ganharam a moda, e agora, invadem as casas. 

O que compõe o estilo boho?

O que compõe o estilo Boho?

Por ter essa ligação com a simplicidade e até com o minimalismo, o estilo boho se utiliza de muitas cores e também materiais ligados à vida natural.  

Assim, cordas, couro, tecidos naturais como o algodão ou o linho, lãs e estruturas bordadas ganham muito espaço e destaque nessa decoração. 

Tal qual o pensamento do estilo escandinavo, aqui o objetivo também é criar um ambiente aconchegante, mas com mais informação de cor e até com um certo toque de nostalgia ou afetividade.

A madeira é outro elemento forte deste estilo, podendo ser usada rústica ou levemente envernizada, mas sem esconder suas marcas e a naturalidade do item. 

Aliás, a natureza é bem-vinda aqui. Vasos com galhos de eucalipto, folhas desidratadas e até plumas de junco podem ser usadas para compor os espaços e dar mais proximidade com a natureza. 

Outra coisa que pode ser usada são almofadas ou tapetes bordados, feitos com telas ou teares; ou ainda trançados com cordas e outros elementos naturais. Tudo para aproximar você da simplicidade e do aconchego. 

Quais as cores do estilo boho?

Quais as cores do estilo Boho?

Principalmente tons terrosos como o marrom, areia, bordô, caramelo, ocre, cobre, coral, rosa queimado, terracota e nude. 

Mas ela não é limitada, podendo ter pontos de cor bem fortes e vibrantes como o vermelho, amarelo, laranja ou roxo, por exemplo. Estes são usados para dar um toque a mais ao espaço, sendo o destaque e não a cor de maior predominância no espaço. 

A mistura dos tons terrosos também é bem vista neste estilo, assim como a utilização de elementos naturais vivos, neste caso, as plantas. 

Elas ajudam a compor o espaço, dando não só aconchego, mas essa ideia de estar ligado com a natureza, de estar próximo da vida, tal qual a filosofia hippie pregava lá nos anos 1980. 

Essas plantas não precisam estar apenas nos vasos, mas também nos quadros e adereços nas paredes, como pinturas, bordados e até peças tecidas com palha ou vime, tradicionalmente vendida por povos que têm ligação com a terra, como os indígenas. 

E quanto aos móveis do estilo Boho?

Móveis do estilo Boho

Por ser tão versátil, o estilo permite que você brinque com os mais diversos tipos de mobília, desde móveis antigos, que podem ser encontrados em brechós e antiquários, até projetos sob medida. 

A dica aqui é usar materiais que tenham algum tipo de textura, fazendo-os participar da mistura de tons e estruturas proposta pelo boho. 

Eles podem acompanhar a paleta de cor básica do estilo, com cores como o Linare e a Nox – que fazem parte da paleta de cores Daico 2022, deixando para a decoração os detalhes finais para composição do espaço. 

Assim como, claro, os tons amadeirados, que combinam muito bem com o estilo, ficam lindos e são fáceis de compor com outras peças. 

E aí, o estilo boho combina com a sua personalidade?

Agora é só colocar as ideias em prática e transformar aquele cantinho especial da sua casa. 

Não esqueça de acompanhar a Daico nas redes sociais. Lá sempre tem conteúdos bacanas e muitas dicas para a sua casa. 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade