Como decorar apartamento ou casa pequena no estilo clássico?

Como decorar apartamento ou casa pequena no estilo clássico?
Como decorar apartamento ou casa pequena no estilo clássico?

Sofisticação, elegância e beleza é a decoração ideal para quem busca um estilo clássico para casa ou apartamento. Mas qual é a característica desse estilo? Uso de detalhes requintados.

A arquitetura, os móveis e os objetos, misturados com cores neutras trazem um ar de leveza e realeza. Mesmo sendo um estilo de outros séculos, a grande vantagem é que nunca sai de moda.

O que mudou daquela época até agora? A única diferença é que a decoração foi aprimorada onde agregou outros estilos, como o moderno e o contemporâneo.

Quando falamos de decoração clássica logo imaginamos ambientes amplos, rodapés e paredes trabalhadas com muitas ornamentações. Mas como fica toda essa robustez para os dias de hoje, especialmente para casas e apartamentos pequenos?

Hoje em dia os ambientes tem um toque leve da decoração clássica, como espelhos, lustres, molduras, cristais, arranjos, dentre outros.

1 – Sala de estar e jantar integrada

A otimização dos espaços em casas ou apartamentos pequenos deixa o ambiente muito mais confortável e dinâmico.

Para isso, a dica é optar por móveis planejados com linhas retas e que combinem com itens como lustre, quadros nas paredes e itens decorativos como velas e vasos.

Pontos de luz bem distribuídos e acabamento de gesso charmoso também remetem a uma decoração clássica moderna.

2 – Cozinha

A decoração clássica pode ser inserida em outros cômodos, como na cozinha. Tons terrosos e brancos, distribuídos no piso, gavetas e armários compõe muito bem esse estilo. 

Nos armários planejados e sob medida podem ser com uma pegada mais retrô, o diferencial será na beleza dos puxadores de gavetas, por exemplo, em tons dourado, prata ou rosê, não deixando de lado as louças, como os cristais. 

A combinação também pode ser acompanhada com azulejos nas paredes e, nas bancadas, o ideal são os mármores, pois remete ao estilo clássico combinado com o clean, tornando a cozinha elegante por conta dos detalhes.

3 – Quarto do casal

A decoração clássica da suíte master do casal pode ser utilizado papel de parede delicado e que combine com os móveis planejados.

A aposta de cores para os móveis vai num tom mais clean, como branco, bege, off-white, incorporando os detalhes em dourados nos puxadores e cortinas que garantem ao cômodo uma sensação de maior conforto.

Nos detalhes estão espelho, porta-retrato, cabeceira da cama, abajures um de cada lado, criados mudos e arandelas que ajudam a deixar o ambiente muito mais aconchegante.

4 – Banheiro

A decoração clássica em banheiro de apartamentos ou casas pequenas precisa ser cuidadosamente planejada. O diferencial estará nas cores claras e que não interfiram na iluminação do ambiente.

O foco maior novamente será nos detalhes, como gavetas e fechaduras de móveis planejados e sob medidas que remetem a esse estilo, sem esquecer do espelho.

Cuidado com o exagero

A decoração clássica não significa exagerar nos móveis e objetos. Embora seja um estilo de luxo e requinte, é preciso usar o bom senso e a dosagem, pois todo o excesso pode trazer muita informação e confusão.

Para os espaços menores, como é o caso de apartamentos e casas, o ideal é mesclar elementos clássicos com peças e outros estilos, o que vai proporcionar um belo resultado.

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade