Cores do ano 2021: saiba quais são e quem decide

Cores do ano 2021: saiba quais são e quem decide
Cores do ano 2021: saiba quais são e quem decide

Se você gosta de decoração, moda e tendências, provavelmente já ouviu falar da cor do ano. Você também deve ter percebido que a cor do ano vem acompanhada de uma paleta de cores, e que várias empresas escolhem suas próprias cores do ano, o que pode causar certa confusão.

Escrevemos este post para te ajudar a compreender melhor como é feita a escolha da cor do ano e quem decide ela. Vem com a gente!

Quem decide a cor do ano?

Quando o assunto é a cor do ano, o Pantone Color Institute é a principal referência desde 1999. A partir de um estudo complexo que envolve análise de tendências, psicologia das cores, comportamentos e influências culturais, a Pantone define e divulga aquela que, na sua opinião, será a principal cor do ano. 

Mas há outras empresas renomadas no mercado que devem ter suas cores do ano levadas em consideração.

A WGSN  é uma grande autoridade em tendências de consumo e design e, anualmente, também divulga sua escolha de cor do ano, acompanhada de uma paleta que traz outras apostas.

Outra grande empresa, a Suvinil, também dita tendências, inspira profissionais e traz conceitos atrelados à sua cor do ano, impactando diretamente na criação de projetos arquitetônicos e ideias de decoração.

Vamos ver quais são as cores do ano eleitas por essas três grandes empresas?

Qual é a cor do ano 2021?

A cor do ano 2021 escolhida pela Pantone é, na verdade, a composição de duas cores, o cinza e o amarelo.

Segundo a Pantone, “esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável.” 

Já a cor do ano da WGSN é voltada para a tecnologia e o mundo digital, cada vez mais presente e essencial nas nossas vidas.

De acordo com a WGSN, “uma pesquisa recente sobre os tons usados ​​nos maiores sites do mundo, descobriu que o azul superou facilmente outros, e tons de azul usados ​​com destaque na tecnologia estão prontos para se tornar mais imersivos”.

A empresa ainda destaca a versatilidade desse tom de azul, que além dos ambientes tecnológicos, poderá aparecer em objetos de decoração e nas coleções de moda em todas as estações do ano. 

A WSGN também elegeu outros quatro tons para 2021:

quatro tons para 2021

Veja que o cinza e o amarelo, semelhantes à escolha da Pantone, também estão presentes na paleta da WSGN.

A cor do ano 2021 eleita pela Suvinil é, segundo a própria empresa, “um elo entre sonhos e realidade”, o equilíbrio que tanto buscamos no último ano. Ela é chamada de Rosa Meia-Luz. 

cor do ano 2021 eleita pela Suvinil

Olha só um trecho do manifesto da Suvinil, justificando a sua cor do ano:

“Vimos o pôr do sol e suas tonalidade degradés se transformarem em um símbolo de esperança durante a pandemia. Com nossos smartphones em mãos, desejamos congelar sua imagem e guardar para nós esse momento mágico e rosado que havíamos nos esquecido de apreciar. No meio dessa profusão crepuscular mora o tom que escolhemos para 2021. Ou será que ele nos escolheu?”

Legal, né? Nós adoramos todas essas cores e já estamos cheias de ideias para elas. Neste outro post você confere algumas delas: Decoração da casa: conheça as 3 principais tendências de 2021

Não esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mundo de móveis e decoração!

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.