Casa com crianças: a sala de estar perfeita

Casa com crianças: a sala de estar perfeita
Casa com crianças: a sala de estar perfeita

Quem tem criança em casa sabe como a rotina muda com a chegada deles, enquanto eles descobrem o mundo ao seu redor, nossa tarefa, como pais e tutores, é criar um ambiente seguro e confortável para essas descobertas acontecerem. 

Antes do bebe nascer, a gente idealiza como tudo vai funcionar, nos nossos sonhos, entretanto, não costumam existir brinquedos espalhados por vários lugares, pilhas de roupas para lavar e um novo desafio a ser enfrentado a cada dia. 

A verdade é que ao mesmo tempo em que as crianças estão descobrindo o mundo onde vivem, nós estamos nos descobrindo como pais e o que tudo isso significa. É um momento mágico, mas ao mesmo tempo intimidador, e por isso, ajustes na casa e na rotina são mais do que normais, são necessários. 

É pensando nessa fase de mudanças e aprendizados que elaboramos alguns passos para criar a sala de estar perfeita para toda a família, confira: 

Segurança em primeiro lugar

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que ter uma criança em casa não precisa necessariamente significar abrir mão do seu estilo de decoração. O segredo aqui é fazer pequenos ajustes que garantam a segurança do pequeno sem descaracterizar o projeto inicial. 

Blindar a lareira das mãozinhas curiosas e colocar objetos de decoração longe do alcance dessas mesmas mãozinhas são um bom começo. Telas de proteção nas janelas e sacadas também são fundamentais. 

Como escolher ou adequar o mobiliário

Crianças correm, pulam e costumeiramente perdem a noção de espaço, por isso, o primeiro passo deve ser optar por escolher, ajustar ou proteger móveis pontiagudos, que podem acabar gerando machucados. 

Se você for comprar móveis novos, tenha isso em mente. Os que você já tem podem ser adequados com cantos de silicone, toalhas decorativas, entre outros.

Outro fator importante é o tipo de material, crianças adoram usar tinta, massinha de modelar, caneta e lápis de cor, pensar em superfícies que sejam fáceis de limpar podem tornar sua vida muito mais prática.

Você também pode gostar de: Itens indispensáveis para montar o quarto do bebê.

Atenção a pisos e tapetes

Nos primeiros anos de vida, as crianças passam boa parte do tempo no chão, aprendendo a engatinhar, andar, brincando, desenhando, vendo tv, entre tantas outras atividades que normalmente acontecem na sala de estar.

 A verdade é que manter o chão confortável para os pequenos ao mesmo tempo em que seja fácil de limpar é fundamental para garantir a tranquilidade e a sobrevivência de qualquer pai ou mãe. 

As dicas aqui são: aplicar piso vinílico em toda casa; ou investir em cercadinhos de EVA, que podem ou não ser coloridos; ou optar por tapetes de fibras naturais, que além de confortáveis, são fáceis de lavar. 

O mistério do sofá perfeito

Claro ou escuro? Liso ou com textura? A verdade é que não existe fórmula perfeita, o sofá ideal para uma casa com crianças é aquele onde toda família pode sentar-se junta e confortável. De resto, é questão de escolha. 

Cuidados como impermeabilizar o tecido e limpar o estofado periodicamente já são suficientes para garantir que tudo fique sob controle. 

Você também pode gostar de: 5 dicas para decoração de quarto infantil.

A tão falada brinquedoteca

Existe uma tendência crescente, principalmente entre os pais mais jovens, de terem os filhos, mesmo pequenos, cada vez mais presentes na rotina social da casa. Sendo a sala de estar o ponto onde essa interação normalmente acontece, nossa dica é trazer elementos da brinquedoteca para essa área. 

Aliás, esse espaço pode ser montado em qualquer cantinho da casa, não é mesmo? Você pode optar por uma barraca cheia de charme e magia, uma mesinha de pintura ou mesmo um baú de brinquedos. 

A dica aqui é escolher elementos que sejam atrativos para a criança sem deixar de combinar com o resto da decoração. 

Quem organiza junto é mais feliz

Criança não precisa ser sinônimo de bagunça, mas, para isso, precisa ser sinônimo de rotina. Desde pequeno, incentive seu filho a organizar junto com você os brinquedos, livros e objetos que ficam espalhados depois da brincadeira. 

Crescer com esse senso de responsabilidade pode fazer toda diferença na vida do seu pequeno e na sua também.

Por fim, podemos afirmar que a sala de estar perfeita para quem tem crianças é aquela onde todos podem conviver felizes e em harmonia

O resto? Ah, o resto a gente ajeita. 

Gostou desse conteúdo? Então você também vai gostar do que rola lá no nosso Instagram: @daicomoveisplanejados.

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.