Banheiro planejado: como organizar e quais móveis não podem faltar

Banheiro planejado: como organizar e quais móveis não podem faltar
Banheiro planejado: como organizar e quais móveis não podem faltar

Banheiros são cômodos compactos e cheios de funções, muita coisa acontece naquele pequeno espaço e por isso é importante que ele seja um cômodo funcional, agradável e fácil de manter. 

Para te ajudar a encontrar a decoração perfeita para o seu banheiro, nós separamos alguns passos e considerações importantes, sendo elas: 

  1. Como aproveitar espaço no banheiro?
  2. Como organizar um banheiro muito pequeno?
  3. Qual o melhor gabinete para o banheiro? 
  4. Qual a melhor cor para o banheiro?

Confira!

1. Como aproveitar espaço no banheiro?

O primeiro passo é entender as suas demandas para aquele espaço, pense em quanto espaço de armazenagem você vai precisar, o que precisa guardar ali: produtos de beleza, maquiagem, toalhas, secador e assim por diante. 

Com essa lista em mãos é mais fácil dimensionar quanto espaço e que tipo de móveis você vai precisar. O próximo passo é entender a melhor forma de dispor essas demandas no espaço do seu banheiro.

Uma boa dica é entender onde vai ficar o box, a pia e o vaso, além dos suportes para pendurar as toalhas de rosto e de banho. Esses são os itens básicos de qualquer banheiro, a partir daí fica fácil perceber onde você pode encaixar outros itens como mais espaço para armazenagem ou um cesto de roupas por exemplo. 

2. Como organizar um banheiro muito pequeno?

Algumas regras de distância precisam ser respeitadas, mesmo em espaços muito pequenos, uma delas é o espaço entre o vaso e a parede, por exemplo. Acontece muito, em imóveis mais antigos, do vaso com a caixa d’ água suspensa ter sido substituído por um com caixa embutida, o que é ótimo para a economia de água, mas acarreta na perda de espaços significativos para as pernas. 

Outro fator importante para banheiros muito pequenos é a armazenagem, talvez você precise abrir mão de ter um armário, por exemplo, nesse caso, vale pensar em um espaço fora do banheiro que possa armazenar seus produtos de maquiagem e skin care, por exemplo.

3. Qual o melhor gabinete para o banheiro?

O melhor armário para o banheiro é aquele que cabe no espaço e combina com a sua proposta, fora isso, não existe muita regra. Você pode usar a imaginação e planejar gabinetes incríveis. Algumas dicas e cuidados, entretanto, são interessantes. Veja: 

Gavetas:

E gavetas dentro das gavetas. Por quê? Normalmente os utensílios e produtos que guardamos no banheiro são pequenos, por isso as gavetas e até mesmo subdivisões dentro delas podem ser muito úteis na hora de manter todas as coisas no lugar.

Nichos:

Embutidos ou em formato de prateleira, os nichos são ótimas formas de trazer mais espaço de armazenagem, sem perder o charme. Eles funcionam muito bem dentro do box, embutidos na parede ou aproveitando aquele espaço sobre o vaso sanitário. 

Espelheira:

É o nome que a gente dá para aquele móvel que tem um espelho na frente e é um armário atrás, esse móvel é um ótimo curinga para lidar com a falta de espaço, além de um armário funcional, os espelhos ajudam a dar uma impressão de amplitude ao espaço. 

Cuba:

O melhor tipo de cuba para o banheiro depende muito do projeto, um fato é que as cubas de sobrepor te dão mais espaço de armazenamento no balcão, enquanto as cubas embutidas fazem sobrar mais espaço na bancada.

Pés:

Uma alternativa legal aqui é usar armários suspensos, eles facilitam muito a limpeza do ambiente, além de evitar o contato com o piso que tende a ficar úmido com frequência.

Material:

Na hora de escolher o melhor material para o móvel do seu banheiro, priorize aqueles que têm resistência a água, por mais que você tome todos os cuidados e não jogue água diretamente sobre eles, o banheiro ainda é um espaço bastante úmido, o que pode diminuir a vida útil do móvel sem os devidos cuidados. 

4. Qual a melhor cor para o banheiro?

Não há regras aqui, as cores certas são aquelas que combinam com o seu projeto. Uma boa pedida são as cores claras, que ajudam a aumentar a sensação de espaço.
Outra consideração interessante são os revestimentos escolhidos, é sempre importante pensar na limpeza e manutenção desses materiais, principalmente tendo em mente um cômodo como o banheiro. 

E aí, gostou das nossas dicas para decorar e mobiliar o seu banheiro? Pequeno, médio ou grande, esse é um cômodo que precisa ser funcional em sua essência. 

Se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Você também pode gostar de: 

5 dicas para decorar uma cozinha pequena

5 dicas para decorar um apartamento pequeno

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Daico a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.