A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua

A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua
A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua

Escolher a banqueta certa para a sua cozinha ou área gourmet pode parecer complicado, quando não se tem as dicas certas.

Hoje, a gente veio te mostrar como escolher a melhor banqueta para a sua casa, levando em conta o estilo da decoração e também os padrões para que ela fique perfeita à sua mesa ou bancada. 

Vamos trazer várias dicas e exemplos para terminar de vez com as suas dúvidas sobre a medida padrão, facilitando a sua vida no dia a dia. 

Bora começar?

Altura das banquetas 

A altura das banquetas para cozinha ou bancada

A ergonomia é um fator primordial quando se fala em mobiliário, principalmente uma peça tão versátil. Por isso, pensar na altura da bancada da cozinha ou da bancada da pia é o primeiro passo para definir a altura ideal da banqueta. 

A primeira coisa que você tem que saber é que pode escolher entre três alturas básicas: bancada baixa, bancada média e bancada alta. 

Neste box, nós colocamos as alturas tradicionalmente usadas na bancada da cozinha e quais devem ser as alturas das banquetas para acompanhá-las. 

Bancadas de 90 a 92 cm = Banqueta baixa (60 a 65 cm de altura)

Bancadas de 1 a 1,5 m = Banqueta média (70 a 75 cm de altura)

Bancadas de 1,15 a 1,20 m = Banqueta alta (80 a 85 cm de altura)

Essa regra serve para garantir que você e seus convidados possam sentar confortavelmente ao redor da bancada para uma rodada de bebidas ou um jantar, por exemplo. 

Outra opção são as banquetas reguláveis, dessa forma, você pode ajustar a altura de acordo com a necessidade de cada uso ou convidado.

Banquetas com ou sem encosto? 

Banquetas com ou sem encosto para cozinha ou bancada

Tudo vai depender de para quê a banqueta vai ser mais usada. 

Ela vai ficar na mesa principal da sua cozinha, local onde acontecem a maioria das refeições? Então uma opção com encosto vai trazer mais conforto para compartilhar momentos com sua família. 

Já se a bancada fica em uma área secundária, como onde as refeições são preparadas ou onde vocês costumam se reunir para drinks rápidos, os encostos podem não ser necessários. 

O mesmo vale para os apoios para os braços e os pés, pense se essas opções farão seu dia a dia mais confortável ou se elas não fazem tanto sentido assim para sua rotina de uso. 

Uma boa dica aqui, se você está em dúvida, é ir até um mostruário e testar alguns modelos, para entender o que encaixa melhor no seu perfil de uso.

Design

Design das banquetas para cozinha ou bancada

Quando se trata de como sua banqueta deve se parecer, dois fatores devem ser levados em consideração: estilo e durabilidade. 

Escolha uma banqueta que combine com o resto do seu cômodo e com a sua personalidade, mas, ao mesmo tempo, observe de que materiais ela é feita, se eles são resistentes, duráveis, fáceis de limpar e o que mais for importante na sua lista. 

Os dois materiais mais recomendados são madeira e metal, justamente por sua qualidade e resistência.

Outro ponto para prestar atenção é o local onde as bancadas vão ficar, se elas forem de uso externo, para a área de churrasco, por exemplo, opte por materiais que sejam resistentes às diferentes condições climáticas.

Cores 

Cores das banquetas para cozinha ou bancada

Outra questão importante são as cores das banquetas

Elas podem combinar com a sua decoração, sendo mais neutras, acompanhando a cor da bancada ou da mobília no espaço em que estão, ou então serem um tchan a mais no seu cômodo. 

As banquetas em madeira com detalhes como palha indiana, são mais tradicionais e atemporais. Isso quer dizer que, mesmo se você resolver trocar a sua cozinha daqui a pouco, elas podem perfeitamente se encaixar na próxima. 

Banquetas em ferro remetem mais ao estilo industrial, mas vão muito bem também como uma cozinha americana, que mistura diversos materiais.

Já as banquetas totalmente ou parcialmente coloridas, acabam servindo para o ambiente em que estão, muitas vezes, te obrigando a trocá-las em caso de mudança no espaço. 

Disposição 

Disposição das banquetas na cozinha ou bancada

Outra dúvida recorrente é ‘quantas banquetas devo ter?’ E a resposta é: depende! 

Se você está organizando um espaço gourmet com uma bancada onde as pessoas estarão acomodadas todas ali, é bom ter pelo menos quatro ou seis banquetas no espaço. 

Mas, se você vai usá-las na cozinha, numa área para refeições rápidas, duas banquetas talvez sejam suficientes. 

Lembre-se de que as pessoas vão sentar e movimentar os braços e até as pernas enquanto comem, bebem e conversam. Deixe, pelo menos, 55 centímetros de afastamento entre uma e outra, dando liberdade aos convidados que estarão ali. 

Também é importante verificar se elas estão suficientemente afastadas da bancada para que os joelhos não fiquem colidindo com a mesma. 

Neste caso, pelo menos 60 cm são necessários, pensando que há pessoas altas, com pernas maiores para serem acomodadas embaixo da bancada.

Banquetas ou banco?

Banquetas ou banco na cozinha ou bancada

Outra solução que cai nas graças de todo mundo nos últimos anos é a mistura entre banquetas e um banco fixo. 

Geralmente, esse banco fica na parede, é estofado ou almofadado, dando muito conforto para quem vai sentar. Do outro lado ficam as banquetas. 

Essa ‘dança das cadeiras’ dá um ar moderno e clean para o ambiente, deixando também o espaço mais descontraído, sem perder a beleza e, claro, a funcionalidade. 

O banco fixo pode, inclusive, ser usado como um armário extra para guardar coisas que você utiliza com menos frequência, como tapetes, chinelos de inverno para visitas, mantas para sofá, enfim. 

Além de um espaço lindo para sentar, ele acaba se tornando um novo espaço de armazenagem. 

E aí, gostou das nossas dicas? 

Esperamos que agora tenha ficado mais claro e fácil escolher as banquetas para a sua cozinha, área gourmet, salão de festas e o que for. 

Ah, fica de olho no nosso blog, aqui sempre tem novidades sobre decoração, arrumação, tendências e, claro, móveis lindos para se inspirar. 

Nos acompanhe também nas redes sociais, sempre tem conteúdos novos para você. 

Quer receber dicas e novidades?

Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa política de privacidade