Afinal, o que é overdelivering e como aplicar na sua loja de móveis?

Afinal, o que é overdelivering e como aplicar na sua loja de móveis?
Afinal, o que é overdelivering e como aplicar na sua loja de móveis?

Overdelivering é um termo inglês que significa — em tradução simples — “entregar mais”. Assim, trata-se de um conceito que envolve uma série de práticas cujo objetivo é ir além das expectativas do cliente durante a negociação. Desse modo, é possível potencializar a satisfação do consumidor.

No comércio eletrônico, uma das práticas relacionadas a esse conceito é a entrega do produto antes do prazo. No entanto, há muitas maneiras de satisfazer o cliente conforme o tipo de atividade desenvolvida. Veja o que é overdelivering e como aplicá-lo em sua loja de móveis!

O que é overdelivering e para que serve?

Já vimos o que é overdelivering, que consiste em mais uma estratégia de mercado, cuja finalidade é agradar o cliente, oferecendo mais do que ele espera ou do que foi combinado. O mesmo acontece quando um funcionário confere seu contracheque e vê que recebeu um bônus inesperado e que aumentou o valor de sua remuneração.

Surpreendendo o cliente de forma positiva, a loja de móveis tem mais possibilidades de conquistar sua fidelização. Também fica mais fácil, assim, captar novos consumidores porque os que já são fidelizados acabam espalhando a notícia entre os outros.

Como aplicá-lo em sua loja de móveis?

Os empresários inteligentes e mais bem estabelecidos sabem que entregar valor é crucial para a sobrevivência, o crescimento e o futuro de uma empresa. Ir além das expectativas das pessoas e montar estratégias para entregar mais satisfação são iniciativas que estão ao alcance de praticamente qualquer negócio.

Obviamente, então, uma loja de móveis pode utilizar muito bem o overdelivering em diferentes maneiras e estratégias. Vejamos, a seguir, algumas delas!

Antecipe as entregas

Você pode, sempre que possível, entregar o móvel antes do prazo acordado. É necessário aprimorar a logística para atender às demandas do negócio com mais rapidez.

Na hora de definir um prazo, você pode estipular um período máximo, o qual não deve ser ultrapassado. Porém, pode entregar em um prazo menor, considerando que os móveis já ficaram prontos ou já chegaram.

Se você estipula o prazo de uma semana, por exemplo, e entrega em quatro dias, o cliente, com certeza, ficará muito feliz.

Ofereça cupons de desconto

Quando o cliente encerrar sua primeira compra, coloque dentro da embalagem (ou envie por meio de e-mail) um código para que ele receba descontos em sua próxima compra.

É uma estratégia valiosa para incentivar o consumidor a continuar fazendo encomendas em sua loja de móveis.

Distribua brindes interessantes

Os consumidores ficam contentes quando recebem brindes depois de concluída uma transação. Os brindes devem, preferencialmente, seguir o perfil de sua empresa. Por exemplo, uma loja de confecções pode dar como brinde uma sacola de tecido para que o cliente utilize nas próximas compras.

Uma loja de móveis pode ofertar, por exemplo, uma peça artesanal para colocar sobre uma estante, um centro ou uma mesa, como elemento decorativo. Porém, nada impede de oferecer, por exemplo, uma bolsa com a logomarca de sua loja.

Crie um plano de fidelidade

Sua loja pode criar um cartão próprio ou fazer uso de um plano de fidelidade. Ele deve dar benefícios que completem determinada quantidade de compras, como um acessório grátis, um desconto vantajoso, um bônus e outras coisas.

Os planos de fidelidade incentivam o consumidor a continuar fazendo negócios em seu estabelecimento.

Apresente fretes mais acessíveis

Na hora de entregar o móvel, sua empresa pode oferecer fretes com valores mais baratos. Isso depende de alguns fatores. Por exemplo, você pode ter um transportador específico, que preste serviços por valores mais convidativos.

Também pode apresentar descontos em compras acima de um determinado valor ou, até mesmo, dispensar o frete em casos assim. Para os clientes que compram com regularidade, poderia disponibilizar, inclusive, algumas vezes, o frete gratuito.

Quais são os benefícios do overdelivering?

Quando você entrega mais do que foi sugerido (ou vendido) inicialmente ao cliente, o valor percebido de seus produtos ou serviços aumente. Afinal, receberam mais do que ele esperava.

Como a visão agora é de maior valor, é muito mais provável que você obtenha indicações e vendas adicionais.

Com a maior satisfação dos clientes que já conhecem a sua atividade, há mais chances de fidelização. O processo de vendas também poderá ser otimizado.

Você terá um importante diferencial competitivo, que permite à loja se destacar no mercado. Dessa maneira, também haverá maior oportunidade de expansão do negócio.

Agora que você já entende o que é overdelivering e das tantas vantagens que essa ideia proporciona, use-o como estratégia em sua empresa, melhorando a imagem de sua loja de móveis!

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