Você sabe quais são os principais tipos de clientes? Veja aqui!

Você sabe quais são os principais tipos de clientes? Veja aqui!
Você sabe quais são os principais tipos de clientes? Veja aqui!

Quem tem um comércio (seja físico, seja virtual) sabe que manter um bom relacionamento com seus consumidores é uma das chaves para o sucesso. Desse modo, a equipe precisa estar preparada para atender as pessoas de forma personalizada. Para isso, é fundamental que saiba identificar os principais tipos de clientes a fim de prestar um suporte personalizado.

Afinal, segundo pesquisa feita pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 61% dos consumidores dão mais importância ao atendimento, e não à qualidade ou ao preço do produto. Para que você tenha mais sucesso em seu negócio, listamos os principais tipos de clientes e explicamos como lidar com cada um. Acompanhe!

O cliente irritado

Em geral, o cliente irritado procura a empresa porque sente que foi lesado por ela. Ou seja, para ele, há um motivo plausível para tal comportamento. Para provar o dano, tem informações, como protocolo de atendimento anterior, e-mails, foto ou vídeo do produto com defeito, comprovante de uma conta já quitada, mas que ainda é cobrada, entre outras coisas.

Por mais nervoso que ele esteja, mantenha sempre a calma, a firmeza e a educação. Seja objetivo e demonstre interesse em resolver rapidamente a situação que o incomoda tanto. Não permita que a tensão domine a situação e busque sempre manter um bom relacionamento com o cliente.

O cliente ansioso

A principal característica de um cliente ansioso é a dificuldade em lidar com prazos, mesmo já conhecendo previamente as datas limites para entrega, instalação ou prestação de serviço. Por achar que deve ser feito imediatamente, entra em contato com a empresa insistentemente.

A melhor maneira de lidar com ele é sendo prestativo, mas não cedendo em suas queixas. Relembre a ele as datas estipuladas e esclareça outras dúvidas que possa vir a ter. Demonstre que gostaria de agilizar a entrega e que a empresa vai cumprir o que foi combinado no ato da compra. No entanto, jamais afirme algo sem ter certeza.

O cliente grosseiro

Entre os tipos de clientes, esse é o mais difícil de lidar. Afinal, ele discute por qualquer coisa, mesmo por motivos irrelevantes. É preciso manter o controle e não permitir que a agressividade dele interfira em seu atendimento. O ideal é deixá-lo falar. Interrompê-lo ou afirmar que ele está nervoso pode deixá-lo ainda mais irritado, piorando a situação.

Determinadas frases, como “farei o que puder para resolver o seu problema o mais breve possível” ou “o senhor tem razão” tendem a acalmar o indivíduo. Não se esqueça de sempre manter um tom de voz tranquilo, independentemente da reação do cliente.

O cliente confuso

Um cliente confuso não sabe exatamente o que deseja ou não consegue expressar. Ou seja, tem apenas uma vaga ideia do que quer. Para lidar com esse tipo de consumidor, é preciso ter muita paciência e fazer perguntas para descobrir suas necessidades.

Em seguida, apresente uma quantidade resumida de produtos ou soluções e especifique os benefícios de cada uma. Mostre-se solícito para esclarecer eventuais dúvidas e demonstre bastante confiança. Caso contrário, ele pode desistir do negócio.

Como você viu, há diversos tipos de clientes. É preciso saber identificá-los para, então, atender da forma mais adequada cada um deles. Por isso, treine bem sua equipe para que seu empreendimento tenha um relacionamento de excelência com todos os seus consumidores.

Gostou de conhecer os principais tipos de clientes? Então, aproveite a visita ao blog e leia nosso artigo sobre como contratar os funcionários certos para o seu negócio. Boa leitura!

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