Você sabe como oferecer um bom suporte ao cliente? Entenda aqui

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Afinal, Disponibilizar um bom suporte ao cliente deixou de ser um diferencial e tornou-se obrigatório nas empresas que desejam ganhar destaque no mercado. Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso cativar o consumidor. Para isso, ele deve ter uma ótima experiência ao visitar sua loja física ou seu site.

Esse pode ser um grande desafio, mas certamente traz resultados excelentes ao seu negócio. Ficou curioso sobre como apresentar o melhor suporte ao cliente em seu setor e fidelizar seus consumidores? Então, fique atento às nossas dicas e aprenda como fazer isso!

Mapeie os canais de interação e atendimento

Com o crescimento da internet, os consumidores passaram a preferir a comodidade de contatar a empresa pelos canais que mais utilizam:

  • redes sociais;
  • chat;
  • e-mail;
  • SMS;
  • comentários em blogs;
  • telefone.

Sendo assim, o ideal é utilizar um sistema capaz de integrar todos esses canais em apenas um.

Isso deixa o atendimento mais ágil e eficaz, visto que nenhum canal será deixado de lado e nenhum cliente ficará sem resposta.

Além disso, é possível mapear os meios preferidos pelos seus consumidores e, com isso, detalhar o perfil do seu público-alvo. Vale ressaltar que ao menos uma ferramenta de atendimento deve responder em tempo real ou ser altamente humanizada.

Preste atenção ao feedback recebido

É fundamental saber o que seu público pensa e sente a respeito da sua marca, bem como conhecer suas necessidades. Para isso, disponibilize formulários e questionários para colher essas informações dos seus clientes. Assim, eles podem revelar suas opiniões e experiências com sua empresa.

O melhor momento para isso é logo após a conclusão da compra de um produto ou da contratação de um serviço, pois é quando estão mais dispostos a colaborar.

Com esses dados em mãos, é possível fazer uma análise para implementar melhorias a fim de que sua empresa esteja cada vez mais alinhada aos desejos e aos interesses do consumidor.

Utilize a estratégia omnichannel

Essa estratégia é baseada no uso interligado e simultâneo dos diferentes canais de comunicação. Seu objetivo é melhorar a experiência e o suporte ao cliente visto que estreita a relação online e offline.

É necessário criar um padrão de atendimento com todos os produtos, serviços e ambientes nos quais a sua marca é apresentada.

O cliente espera ser atendido da mesma forma em todos os pontos de venda e em todos os canais de comunicação.

Para isso, contrate bons funcionários e ofereça treinamentos periódicos a fim de que tanto o atendimento quanto o suporte estejam de acordo com o esperado e planejado por você.

Foque na resolução de problemas

Devido às experiências negativas com outras marcas, o consumidor não espera ser bem assistido quando há algum problema com o serviço ou o produto.

Oferecer um bom suporte ao cliente nessa situação é uma chance de criar um diferencial competitivo bastante forte, pois supera as expectativas do público.

Evite erros comuns no suporte ao cliente

Há alguns erros bastante comuns no atendimento ao cliente, que podem comprometer a imagem da empresa. Veja o que não deve ser feito:

Falta de empatia:

Os consumidores querem ser ouvidos atentamente e ser atendidos da melhor maneira possível. Outro motivo para criar empatia é que o cliente passa ter mais confiança em quem os recebe bem e demonstra interesse em resolver seu problema;

Falar demais:

Quando o atendente fala sem parar, o cliente não tem a chance de falar qual é de fato o seu problema;

Errar na abordagem:

É importante conhecer os diferentes tipos de clientes para proporcionar um atendimento personalizado e que atende perfeitamente às necessidades de cada um;

Desdenhar do conhecimento do cliente:

É fundamental ser bastante sincero com o consumidor e jamais omitir informação ou passar dados errados. Ainda, se sentir que ele não estão tão informado, o ideal é não usar termo técnicos, pois pode causar dúvidas e falhas na comunicação;

Deixar o cliente sem resposta:

Um cliente jamais pode ser ignorado. Por isso, é imprescindível mapear os canais de atendimento. Se prometer um retorno, cumpra o mais breve possível.

Portanto, realizar um excelente suporte ao cliente é essencial para que seu negócio ganhe competitividade e destaque no setor. Seu objetivo deve ser sempre melhorar o relacionamento com o consumidor, já que a boa experiência com sua empresa é um dos motivos da fidelização e da vantagem sobre a concorrência.

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