Como sua loja de móveis pode vender mais usando email marketing

Como sua loja de móveis pode vender mais usando email marketing
Como sua loja de móveis pode vender mais usando email marketing

Se você acredita que marketing digital e relacionamento com o cliente podem fazer sua loja de móveis vender mais, o envio de emails marketing é a ferramenta certa para sua estratégia. Veja o porquê: 

O que é email marketing?

É o envio de mensagens eletrônicas (emails) com objetivos comerciais, seja de venda, pesquisa ou relacionamento. 

Amplamente usado dentro de estratégias de marketing digital, os emails marketing são ótimas ferramentas de relacionamento com o cliente e tem grande potencial para ampliar a quantidade de vendas da sua loja de móveis. 

Agora que você já sabe o que é um email marketing, descubra como começar a usar essa ferramenta na sua loja.


Defina o público-alvo da sua loja de móveis

O primeiro passo para uma campanha de emails marketing efetiva é saber pra quem você deve enviá-los. Reúna papel, caneta e todo seu banco de dados acerca dos seus clientes. Olhe para sua base de dados e entenda pra quem você vende, se tivesse que resumir seu cliente potencial em uma ou duas pessoas, quem elas seriam? Quantos anos teriam? Qual a profissão? Em que tipo de informações estariam interessadas?

Anote essas informações e, por fim, dê um nome fictício para cada uma das pessoas que surgirem dessa pesquisa. Esse processo é chamado de criação das personas da marca. 

Agora, toda vez que você precisar tomar uma decisão estratégica para seu negócio, pode olhar suas personas para entender qual será a melhor opção.


Elabore uma estratégia para vender mais

Agora que você já sabe para quem quer vender, planeje o que vender e de que forma. Elabore um cronograma com as ações, datas, responsáveis e resultados esperados. 

Defina os conteúdos que cada email deve conter e procure montar uma sequência, onde o email seguinte complementa as informações do anterior. Também é interessante usar botões e links que levem para outros lugares, seja seu site ou página do Facebook, por exemplo. 

As boas práticas do email marketing recomendam que você envie um email marketing a cada semana ou a cada 15 dias. Mais do que isso pode sobrecarregar seus clientes de informação. Já espaços muito grandes sem nenhum envio podem fazer com que o relacionamento que você está criando se perca.



Escolha uma ferramenta e crie padrões 

Você é uma empresa, por isso, precisa mandar emails de forma profissional. Dito isso, é fundamental que você escolha uma ferramenta de envio de emails, hoje existem diversas no mercado, pagas e gratuitas, dependendo das funcionalidades que você procura. Pesquise a que melhor se encaixa nas suas necessidades e comece a usá-la. 

Com a ferramenta definida, o próximo passo é criar uma identidade visual para seus emails, crie um cabeçalho com a sua marca e um rodapé com seu site e as mídias sociais, dessa forma, sempre que seu cliente abrir seu email, não vai ter dúvidas de que está falando com a sua empresa.

Outra definição importante é a da linguagem que você pretende usar, novamente, olhe para suas personas e entenda como elas costumam falar no dia a dia, essa é a linguagem que você deve usar nos seus emails.


As pessoas compram de quem elas confiam

O envio de emails marketing é uma ótima maneira de fazer sua loja de móveis vender mais, o que você não pode se esquecer é de que, assim como em uma venda na loja física, sua melhor chance de sucesso está em conectar-se com seu cliente

A forma de fazer isso através do envio de emails marketing é estar disponível. Responda as dúvidas que forem enviadas para você; se receber um agradecimento, agradeça também; se cometer um equívoco, peça desculpas. 

Mantenha um diálogo pessoal e empático com os contatos que responderem seus emails, na maioria das vezes, esses são os maiores interessados no seu produto.  

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Analise, pondere e repita 

Uma das vantagens acerca do envio de emails marketing é que tudo pode ser medido. O número de emails entregues, de aberturas, de cliques em cada link do seu conteúdo. 

Use esses dados para entender o que está funcionando para sua loja e o que pode ser melhorado. Também é através dessas informações que você pode segmentar suas personas para mandar conteúdos cada vez mais direcionados. 

Por isso, o ciclo de enviar, analisar e ajustar deve ser constante dentro de uma estratégia de emails marketing. Entenda esses dados como um feedback instantâneo que você está recebendo do seu público e use-o ao seu favor.

Agora que você já entendeu o que é, para que serve e como enviar emails marketing de qualidade, é hora de colocar a mão na massa. Siga o passo a passo e elabore uma estratégia certeira para para engajar seus clientes e fazer sua loja de móveis vender mais. 

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