Como encantar seus clientes e fazer sua loja de móveis vender mais

Como encantar seus clientes e fazer sua loja de móveis vender mais
Como encantar seus clientes e fazer sua loja de móveis vender mais

Todo mundo tem uma boa experiência de compra pra contar, da mesma forma, cada um de nós temos várias experiências ruins, cômicas e até constrangedoras para compartilhar. Se a sua loja de móveis está em busca de encantar os seus clientes e acredita que através de um bom atendimento pode vender muito mais, esse artigo foi feito para você. Confira nossas dicas e alavanque suas vendas com ações simples e eficientes.

Para encantar seus clientes, pergunte o que eles querem

Ao atender um cliente na loja física, lembre-se de cumprimentá-lo educadamente, olhar no olho e apertar sua mão com firmeza. Pergunte como você pode ajudar e se debruce sobre a demanda do cliente. Se você não tem certeza de que entendeu, pergunte novamente. Se o cliente lhe parecer confuso, explique de outra maneira.  Dê dicas e ofereça soluções, tente tornar as escolhas mais fáceis e resolver a demanda que o cliente lhe trouxer da melhor forma possível. 

Você vai vender mais se explicar cada etapa do processo

Quando o processo de compra, ou mesmo de decisão, envolve várias etapas, seja claro quanto ao andamento de cada uma delas. 

Especifique prazos e sempre explique o que vai acontecer na sequência, o que cliente precisa fazer para chegar até lá ou quanto tempo ele precisa esperar.  Se combinar prazos, seja fiel a eles e, caso ocorra algum imprevisto, notifique e seja claro quanto ao que aconteceu. Seja um guia, que faz da jornada do cliente a mais tranquila e prazerosa possível. 

Encante e entregue mais do que o esperado

Existe um conceito chamado ‘overdelivering’, que em tradução literal significa ‘entregar mais’. Ele versa acerca dos benefícios de surpreender o cliente na hora da entrega. Pode ser entregando antes do prazo, fornecendo um brinde extra ou oferecendo algum tipo de consultoria pós-venda. Esses cuidados não exigem muito de quem vende, mas encantam quem recebe. 

Quem dá retorno, vende mais

Sabe aquela expressão, ‘a primeira impressão é a que fica’, ela também é válida para o mundo dos negócios. Isso significa que, se no primeiro contato seu cliente não for bem recebido, ele provavelmente não insistirá na conversa, ou ainda, se insistir, vai ser com muito mais resistência.  Por isso, seja atendo aos seus canais de atendimento. Atenda o telefone com prestatividade, sorria ao falar e seja claro ao informar. Recepcione os clientes de maneira cordial quando eles entrarem na sua loja, não deixe que eles percebam que você está apressado ou que a loja estava para fechar.

Se sua empresa está presente nas plataformas digitais, é importante que ela responda com empatia e eficiência os contatos que vierem por esses canais. Ninguém gosta de ser ignorado, ou ainda, de ser respondido de forma incompleta. 

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Peça feedback

Ao final de uma compra, peça ao cliente o que ele achou, instigue-o buscando lhe dar abertura para falar do que ele gostou e o que poderia ter sido diferente. 

Faça pesquisas de satisfação na loja e também por email. Os clientes se sentem valorizados quando são chamados a participar dos processos de melhoria da sua empresa. 

Resolva os problemas de maneira rápida e transparente 

Erros fazem parte do processo e, por isso, eles não podem nos apavorar. É preciso estar preparado para lidar com imprevistos da melhor maneira possível.  Ser honesto sempre funciona, explique o problema ao seu cliente, mas seja breve, focando na solução. Ninguém gosta de ouvir que algo deu errado, mas seu cliente vai se importar menos, e pode até valorizar mais o seu trabalho, se você souber como sair de um imprevisto da maneira correta.

Para vender mais e encantar seus clientes, uma máxima sempre funciona: ‘não faça aos outros o que você não gostaria que acontecesse contigo’. Lembre-se dos atendimentos que você gosta e extraia deles suas melhores características. Use suas experiências ruins para saber o que você deve evitar. Com um olhar atento e um pouco de empatia, seu atendimento ao cliente pode ir muito mais longe. 

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