Sistema ERP: conheça 4 vantagens de usá-lo em sua loja!

Sistema ERP: conheça 4 vantagens de usá-lo em sua loja!
Sistema ERP: conheça 4 vantagens de usá-lo em sua loja!

Manter uma gestão eficaz de processos organizacionais é fundamental para o bom desempenho de um negócio. Por meio dela, é possível controlar tudo o que acontece em um empreendimento, estabelecer objetivos e traçar estratégias para alcançá-los. Como não é uma tarefa tão simples e exige a atenção a detalhes, o ideal é utilizar um sistema ERP — Enterprise Resource Planning.

Em tradução livre, significa planejamento dos recursos da empresa. Ele consiste em uma plataforma de software desenvolvida para integrar todos os departamentos de uma companhia, possibilitando a automatização e a otimização de todos os processos.

Por esse motivo, ele deixou de representar um diferencial e tornou-se uma necessidade para comércios de qualquer ramo. Para que você conheça mais sobre a importância do sistema ERP, listamos seus principais benefícios. Acompanhe!

1. Segurança dos dados

Utilizando um sistema ERP online, o empresário não precisa se preocupar em perder dados relevantes devido a problemas nos equipamentos — todas as informações ficam salvas em um Data Center. Assim, caso ocorra alguma falha no computador de algum usuário, é só utilizar outro equipamento que tenha conexão à internet.

Ainda, há a possibilidade de limitar o acesso dos funcionários somente às ferramentas e aplicativos correspondentes ao seu trabalho e pode-se restringir o uso apenas para as horas de expediente.

2. Redução de custos

Muitos empreendedores supõem que esse tipo de sistema de gestão de recursos exige um alto capital e que sua manutenção é onerosa. Contudo, por se tratar de um ambiente virtual, requer um investimento menor que um sistema tradicional (local).

Além disso, há menos despesas com o armazenamento físico de documentos e com a equipe de TI (Tecnologia da Informação). Também não será preciso gastar com a instalação e a manutenção de diversos softwares em todos os equipamentos da empresa, já que tudo fica centralizado em um só programa.

Com a redução de custos, é possível planejar uma precificação mais competitiva e, com isso, aumentar a lucratividade.

3. Controle de estoque

O controle de estoque engloba diversos setores: contato com fornecedores, logística, armazenamento, venda de produtos e outros. Qualquer erro em um deles compromete toda a cadeia produtiva, causando prejuízos. O sistema ERP torna esse processo mais eficiente e reduz o risco de falhas.

Ele alerta quando é preciso renovar o estoque, informa quanto há de mercadoria e emite um relatório detalhado sobre as vendas, incluindo quais produtos têm mais saída e aceitação do consumidor. Essas informações estratégicas são valiosas para qualquer empreendimento.

4. Integração de lojas

Por se tratar de um software online, a integração é completa com todos os meios de gestão e também com todas as lojas, sejam filiais, sejam e-commerces. Ou seja, todas as informações de todas as unidades ficam reunidas. Isso torna as tomadas de decisões muito mais acertadas e rápidas e simplifica a administração e também o planejamento estratégico da empresa.

Portanto, investir em um sistema ERP é fundamental para melhorar a gestão do seu negócio. Com ele, é possível otimizar todos os processos, reduzir as falhas e obter dados muito mais precisos que os fornecidos pelos meios tradicionais. Assim, é viável manter uma melhor administração, que resulta em menos custos, lucratividade crescente e destaque no mercado.

Quer saber mais sobre como aumentar o desempenho de sua empresa? Então, aproveite a visita ao blog e leia nosso artigo sobre o que é necessário para a expansão de um negócio. Boa leitura!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)