Saiba como utilizar móveis multifuncionais para uma decoração impecável

Saiba como utilizar móveis multifuncionais para uma decoração impecável
Saiba como utilizar móveis multifuncionais para uma decoração impecável

Os móveis multifuncionais têm sido os “melhores amigos” de quem deseja fazer um lindo projeto de decoração em espaços pequenos.

Justamente por reunir mais de uma função, seu uso se torna fundamental para otimizar ambientes e gerar maior praticidade para quem reside no local.

Como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as possibilidades de utilização dos móveis multifuncionais, este post vai mostrar algumas dicas que vão ajudar qualquer um a criar uma decoração impecável.

Ficou interessado? Leia o texto até o fim e acerte nas escolhas!

Entenda o que são móveis multifuncionais

Ao contrário dos decorativos, os móveis multifuncionais precisam ser práticos e cumprir uma série de funções no ambiente em que forem colocados.

Um móvel funcional é aquele que cumpre bem o papel para o qual foi confeccionado. É o caso das camas, que são utilizadas para dormir, por exemplo. No caso dos móveis multifuncionais, é possível agregar mais de uma utilidade a eles.

É o que acontece com camas com baús, sofás-camas, mesas de jogos que se transformam em mesas de jantar, prateleiras que viram mesinhas, entre muitas outras opções.

Nesse sentido, eles se tornam extremamente práticos para quem tem ambientes pequenos e precisa otimizar o espaço.

Saiba como fazer bom uso desse tipo de mobiliário

Para aproveitar ao máximo esse tipo de móvel, é necessário ter em mente:

– o tamanho do local onde ele vai ser posicionado;

– todas as medidas do lugar;

– considerar as funções que o mobiliário oferece.

Não adianta colocar um sofá-cama no quarto do bebê se o espaço não permite o aproveitamento da utilidade “cama”, por exemplo.

Em seguida, observe a composição do ambiente como um todo.

Se o desejo é que a sala de estar eventualmente se transforme em um salão de jogos, é pertinente não colocar objetos que quebrem ou atrapalhem a mobilidade das pessoas.

Também é interessante que a decoração seja harmoniosa com sua proposta, a fim de que as peças não fiquem dispostas de maneira aleatória.

Conheça algumas possibilidades de utilização

Qualquer lugar pode receber um móvel multifuncional. O importante é que ele cumpra bem as serventias as quais se propõe.

As opções mais conhecidas são:

– camas com baús;

– bancos com baús;

– mesas de centro com prateleiras;

– sofás-camas;

– tábuas de passar roupas embutidas em armários.

Entretanto, há diversas maneiras de ampliar a utilização do mobiliário de uma residência. As mesas dobráveis ou que se expandem são um bom exemplo.

Se o espaço for limitado, uma mesa que aumenta de tamanho pode ser a solução naqueles dias em que se precisa receber mais pessoas. As mesas dobráveis são ainda mais proveitosas, visto que ocupam espaço dentro de casa apenas quando são utilizadas.

É possível ainda aproveitar os bancos para apoiar coisas ou guardar itens em seu interior enquanto isso.

Ter um espaço pequeno não precisa e nem deve significar falta de estilo na decoração.

Pode-se aproveitar as laterais de escadas como armário para sapatos, apostar em sofás construídos em cima de pequenas prateleiras para colocar livros ou como gavetas para roupa de cama, além de muitas outras opções. No quarto do bebê, a poltrona de amamentação pode virar uma cama de descanso.

Já no quarto das crianças, uma escrivaninha pode ficar embutida na estante de livros ou, até mesmo, dentro do armário.
Alguns espaços, entretanto, podem usar dicas mais específicas, veja as ideias que separamos para você.

Ideias para a cozinha e lavanderia

O principal desafio das áreas mais funcionais da casa está no armazenamento dos utensílios sem comprometer a praticidade dos espaços. Quando você está lavando ou cozinhando, quer ter as ferramentas necessárias à mão, sem precisar tirar caixas ou desempilhar coisas para chegar até elas. 

A multifuncionalidade nesses espaços vai focar em aproveitar cada local para otimizar a forma de guardar os utensílios. Gavetas, prateleiras, suportes e ganchos são seus melhores amigos para esse tipo de espaço. 

Mesas e plataformas retráteis que permitem expandir seu espaço de trabalho e podem ser guardadas quando não estiverem mais em uso também podem ajudar a deixar sua rotina mais fácil.

Como usar os móveis multifuncionais na sala

A sala é um cômodo multifuncional, geralmente ela é responsável por abrigar a biblioteca da casa, um espaço para o trabalho, outro para relaxar e ainda, é a área onde se recebe às visitas. 

Para que sua sala mantenha o estilo e a versatilidade mesmo com espaço reduzido, os móveis multifuncionais são essenciais. Desde cadeiras e pufe que encaixam até mesas que se transformam e expandem, tudo vale a pena para poupar espaço sem perder conforto. 

O sofá normalmente é o maior móvel da sala, para tanto, incorporá-lo a estruturas mais complexas para ganhar espaço e tornar o móvel mais versátil. O ideal é escolher um sofá que você gosta, que seja confortável e atenda suas necessidades e, a partir dele, projetar um móvel ao seu redor. 

Seu quarto pode ganhar mais espaço

Sofás-camas, camas dobráveis ou retráteis são as opções mais comuns para móveis multifuncionais no quarto, mas existem diversas outras ideias que podem ser exploradas.

Às prateleiras dobráveis que viram mesas são ótimas opções para quem costuma trabalhar da cama. Outra dica interessante é criar andares dentro do espaço, subindo o nível da cama e aproveitando o espaço embaixo dela para fazer um closet ou espaço de leitura, por exemplo. 

A ideia de aproveitar o espaço do chão ao teto pode ser aplicada de diversas formas e não precisa se restringir apenas ao quarto. Basta entender que tipos de espaço você precisa (para armazenar objetos, para leitura, para relaxar) e criar projetos que contemplem essas necessidades. 

Móveis curinga

Algumas peças de mobiliário são tão versáteis que podem ser utilizadas nos mais diversos formatos, tornando-se espaços curinga para todos os móveis da sala, podendo transitar pela casa da maneira que forem mais úteis para cada momento. 

É o caso dos carrinhos Tokio, por exemplo, que funcionam como armário de cozinha, espaço para guardar toalhas no banheiro, bar para receber os amigos ou criado mudo para seus livros e luminárias. 

Mesas e cadeiras dobráveis também possuem essa característica, exigindo espaço mínimo de armazenagem e podendo ser usadas nas mais diversas ocasiões.

Às prateleiras também são itens indispensáveis para uma decoração multifuncional, visto que podem ser usadas em qualquer cômodo e podem ser facilmente ressignificadas caso novas necessidades apareçam.

Seja qual for o cômodo, outro fator importante a ser levado em consideração é a possibilidade de adquirir esses móveis em projetos sob medida, afinal, é bem mais fácil otimizar espaços quando vocÊ sabe que está escolhendo um móveis que vai encaixar perfeitamente nele. 

Os móveis multifuncionais podem vir nos mais diferentes estilos e formatos, o que não muda é a praticidade e a versatilidade que eles imprimem nos nosso ambientes.

E aí, este post foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de entrada!

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)