Saiba como utilizar móveis multifuncionais para decoração impecável

Saiba como utilizar móveis multifuncionais para decoração impecável
Saiba como utilizar móveis multifuncionais para decoração impecável

Os móveis multifuncionais têm sido os “melhores amigos” de quem deseja fazer um lindo projeto de decoração em espaços pequenos. Justamente por reunir mais de uma função, seu uso se torna fundamental para otimizar ambientes e gerar maior praticidade para quem reside no local.

Como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as possibilidades de utilização dos móveis multifuncionais, este post vai mostrar algumas dicas que vão ajudar qualquer um a criar uma decoração impecável. Ficou interessado? Leia o texto até o fim e acerte nas escolhas!

Entenda o que são móveis multifuncionais

Ao contrário dos decorativos, os móveis multifuncionais precisam ser práticos e cumprir uma série de funções no ambiente em que forem colocados.

Um móvel funcional é aquele que cumpre bem o papel para o qual foi confeccionado. É o caso das camas, que são utilizadas para dormir, por exemplo. No caso dos móveis multifuncionais, é possível agregar mais de uma utilidade a eles. É o que acontece com camas com baús, sofás-camas, mesas de jogos que se transformam em mesas de jantar, prateleiras que viram mesinhas, entre muitas outras opções.

Nesse sentido, eles se tornam extremamente práticos para quem tem ambientes pequenos e precisa otimizar o espaço.

Saiba como fazer bom uso desse tipo de mobiliário

Para aproveitar ao máximo esse tipo de móvel, é necessário ter em mente o tamanho do local onde ele vai ser posicionado. Tire todas as medidas do lugar e considere as funções que o mobiliário oferece. Não adianta colocar um sofá-cama no quarto do bebê se o espaço não permite o aproveitamento da utilidade “cama”, por exemplo.

Em seguida, observe a composição do ambiente como um todo. Se o desejo é que a sala de estar eventualmente se transforme em um salão de jogos, é pertinente não colocar objetos que quebrem ou atrapalhem a mobilidade das pessoas. Também é interessante que a decoração seja harmoniosa com sua proposta, a fim de que as peças não fiquem dispostas de maneira aleatória.

Conheça algumas possibilidades de utilização

Qualquer lugar pode receber um móvel multifuncional. O importante é que ele cumpra bem as serventias as quais se propõe. As opções mais conhecidas são camas com baú, bancos com baús, mesas de centro com prateleiras, sofás-camas e tábuas de passar roupas embutidas em armários.

Entretanto, há diversas maneiras de ampliar a utilização do mobiliário de uma residência. As mesas dobráveis ou que se expandem são um bom exemplo. Se o espaço for limitado, uma mesa que aumenta de tamanho pode ser a solução naqueles dias em que se precisa receber mais pessoas. As mesas dobráveis são ainda mais proveitosas, visto que ocupam espaço dentro de casa apenas quando são utilizadas. É possível ainda aproveitar os bancos para apoiar coisas ou guardar itens em seu interior enquanto isso.

Ter um espaço pequeno não precisa e nem deve significar falta de estilo na decoração. Pode-se aproveitar as laterais de escadas como armário para sapatos, apostar em sofás construídos em cima de pequenas prateleiras para colocar livros ou como gavetas para roupa de cama, além de muitas outras opções. No quarto do bebê, a poltrona de amamentação pode virar uma cama de descanso. Já no quarto das crianças, uma escrivaninha pode ficar embutida na estante de livros ou, até mesmo, dentro do armário.

Nesse contexto, uma boa empresa de móveis planejados pode ser crucial para o cliente encontrar a melhor solução em móveis multifuncionais para o que ele quer fazer.

Então, este post foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de entrada!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)