Saiba como melhorar o relacionamento com o cliente em 4 passos

Saiba como melhorar o relacionamento com o cliente em 4 passos
Saiba como melhorar o relacionamento com o cliente em 4 passos

Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso da sua loja. Graças a essa abordagem, a marca se posiciona do jeito certo, atrai mais pessoas e gera novas vendas. Também é um ótimo meio para ampliar a fidelização e até de criar verdadeiros defensores da empresa.

Ao mesmo tempo, a prática não se trata apenas do atendimento inicial ou dos esforços até a venda. O recomendado é prolongar o contato e tornar a relação duradoura. Como em um casamento, é preciso dedicação, cuidado e aproximação.

Mas, afinal, como fazer isso? Na sequência, veja 4 dicas imperdíveis para fortalecer o relacionamento com o cliente!

1. Conheça e entenda o comportamento do cliente

Para que a relação realmente siga pelo caminho certo, é fundamental conhecer a pessoa de interesse. Então, é importante estudar o consumidor e descobrir o que o público procura, deseja ou do que precisa.

Em uma loja de móveis, um comprador em potencial pode ter dúvidas sobre a necessidade de trocar a cozinha ou ser alguém que acabou de se casar. São exigências diferentes e que, portanto, exigem abordagens distintas.

Faça um levantamento com os dados dos clientes, realize pesquisas de mercado e encontre as informações necessárias. Com uma boa análise, dá para saber como proceder para atrair e conquistar mais gente.

2. Invista na capacitação dos colaboradores

Depois de definir as características fundamentais do público, o próximo passo para o relacionamento com o cliente tem a ver com a atuação da equipe. O atendimento é uma parte crucial e pode decidir se a pessoa voltará ou não.

Para não ter erros, a recomendação é treinar os colaboradores. Quanto mais capacitados eles forem, melhores são as chances de que saibam como agir em busca da melhor performance.

Realizar treinamentos e simulações de vendas é importante, mas também é necessário cuidar para que eles entendam a relevância desse contato. Quando todos estão cientes do valor da relação com o comprador, é possível chegar ao sucesso.

3. Estabeleça conexões emocionais

Um bom relacionamento não é feito apenas de ofertas, certo? Há diálogo, ajuda e, é claro, um toque de sentimento no processo. Com os clientes, é exatamente isso que deve acontecer, então é preciso criar conexões emocionais.

Disparar gatilhos mentais, por exemplo, é um jeito de garantir que as pessoas se sintam mais próximas da empresa. Também é possível utilizar de recursos como personalização e abordagem consultiva. Fazer o indivíduo se imaginar no cômodo com novos móveis, por exemplo, é um meio de criar esse aspecto subjetivo. Estimular essa proposta é muito importante para ganhar a mente e o coração de quem compra.

4. Cuide do pós-venda

Muitos negócios cometem um erro gravíssimo: achar que tudo acaba quando a venda é concluída. Como uma planta que tem que ser regada frequentemente, o contato com o cliente deve se manter mesmo após a conversão. Isso garante outros pedidos ou, no mínimo, indicações relevantes.

Então, não deixe de estabelecer um bom processo de pós-venda. Defina, por exemplo, como será dado o suporte caso o comprador precise acionar a garantia. Use outras técnicas para se manter por perto, como o envio de e-mails e mensagens e o contato nas redes sociais. Assim, as chances de retorno se multiplicam.

Com essas medidas, é possível construir e fortalecer o relacionamento com o cliente. No final, a sua empresa terá uma base de consumidores fiéis e resultados ainda melhores.

Para conhecer o público do jeito certo, veja o que é o CRM e como usá-lo em sua loja.

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