Roupeiro dos sonhos: tudo que você precisa saber para planejar o seu

Roupeiro dos sonhos: tudo que você precisa saber para planejar o seu
Roupeiro dos sonhos: tudo que você precisa saber para planejar o seu

Você já imaginou como vai ser seu roupeiro dos sonhos? Quantas portas e gavetas? Qual a cor? E as divisórias? 

Essas perguntas são comuns para quem está planejando adquirir um móvel tão sonhado. Para te ajudar a respondê-las, preparamos um guia com as principais dúvidas que surgem durante esse processo. Confira!

Comece a planejar seu roupeiro dos sonhos hoje mesmo

Foco na palavra planejar. Vamos começar com um exercício muito simples, pegue papel e caneta e comece a listar todas as coisas que você gostaria de guardar no seu novo roupeiro. Roupas, calçados, malas, cobertores, roupas de cama, não deixe nada de fora. 

Se tem mais gente que vai dividir o guarda-roupas com você, coloque-a (as) fazer uma lista também. É importante mapear as necessidades de espaço com precisão para fazer boas escolhas.

As divisões internas fazem toda diferença

Com a lista em mãos, comece a separar os itens por volume, por exemplo, o número de camisetas é bem maior que o de calças; ou, você vai precisar de bastante espaço para o cabideiro. 

Como se estivesse elencando prioridades, faça uma lista decrescente, começando pelos itens que precisam de mais espaço, até os que precisam de menos. Se o roupeiro for conjunto, procure fazer essa lista separada por: pessoa 1, pessoa 2; e objetos. 

Quando você olhar para essa separação vai ficar fácil entender como o guarda-roupas deve ser dividido, assim como qual tamanho deve ter.

MDF x MDP, que materiais usar? 

O roupeiro é um dos móveis mais caros da casa, por isso mesmo, ele deve ser pensado para durar. Uma das formas de garantir que isso aconteça é escolhendo materiais e acabamentos de qualidade. 

É agora que a grande dúvida vem à tona, MDF x MDP? Ambos os materiais são placas de madeira prensada, a diferença entre eles fica por conta do material usado, o MDF (Fibra de Média Densidade) é feito a partir de fibras de madeira e resina sintética, que resultam em um material uniforme, aceitando ser cortado em várias direções; enquanto o MDP (Painel de Partículas de Média Densidade) é feito com partículas de madeira cortadas, onde as mais finas ficam na superfície e as mais grossas, no meio. Essa composição confere ao MDP uma robustez maior, podendo suportar mais peso que o MDF, mesmo sendo mais leve.

Quanto a durabilidade, ambos se equivalem quando considerados sob os cuidados e manutenção adequados.

Você também vai gostar: Guia prático para escolher material para móveis planejados. 

Portas de abrir ou de correr 

Talvez essa seja uma das maiores decisões de design com relação ao seu novo roupeiro. Além de estilo e preferência pessoal, você deve considerar os pontos fortes de cada opção. 

As portas de correr economizam espaço, já que não precisam da margem de abertura, entretanto, seu sistema de funcionamento é mais complexo demandando mais cuidado e uma manutenção rigorosa. Já às portas de abrir ocupam mais espaço, porém, são mais fáceis de serem reparadas e, em geral, possuem um custo de fabricação inferior.

Outro ponto importante a ser decidido é o espelho. Ter ou não? Onde colocar? Essas questões podem ser respondidas observando sua rotina, como você se arruma para sair? Costuma usar o espelho do seu guarda-roupas atual? Além disso, o espelho também funciona como um ótimo truque para quem quer aumentar a sensação de espaço de um ambiente pequeno.

O planejado que vale muito 

O roupeiro é uma das peças-chave de qualquer decoração. Em geral é um móvel em que se investe mais e que acompanha seus moradores por mais tempo. Justamente por isso, pensar em um modelo que vai se adaptar com elegância as diferentes fases da vida e da casa faz toda diferença. 

Também são esses os motivos que levam o roupeiro a ser uma ótima peça para ser planejada pois, dessa forma, encontrar algo que contemple perfeitamente às suas necessidades vai ser muito mais fácil. 

Outro fator que incentiva a opção planejada é a durabilidade, com montagem, materiais e acabamentos mais sofisticados, além, é claro, de uma manutenção correta, seu roupeiro dos sonhos planejado vai continuar novo mesmo depois de anos de uso.

 Veja também: Entenda como fazer uma boa escolha ao comprar móveis para dormitório.

O roupeiro dos sonhos pode vir nos mais variados tamanhos, cores e formas, o mais importante é que ele seja exatamente do jeito que você sempre quis. Para tirar esse sonho do papel conte com a ajuda dos especialistas da Daico, afinal, já são 30 anos produzindo móveis surpreendentes e realizando sonhos.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)