Qual é a iluminação ideal para cada cômodo da casa?

Qual é a iluminação ideal para cada cômodo da casa?
Qual é a iluminação ideal para cada cômodo da casa?

Você sabia que cada cômoda da casa possui um tipo de iluminação ideal? Para valorizar o espaço e combinar com a decoração, é importante pensar no projeto de iluminação desde o começo do seu planejamento. 

Ao alinhar a decoração com a iluminação adequada seus espaços ganham mais vida, destacando pontos chave e fazendo a luz trabalhar a favor da estética e da praticidade de cada cômodo. 

Para entender melhor como fazer isso, veja as dicas que separamos para você. 

A iluminação ideal para a sala 

A sala de estar pode variar bastante de função de acordo com o estilo de vida da sua família, assim como é um espaço onde cada morador pode desempenhar uma atividade diferente, por isso, é interessante pensar uma iluminação que contemple todas essas situações. 

Se a sala é o ambiente de receber visitas, uma luz amarelada difusa deixará o ambiente aconchegante sem comprometer a visibilidade. Para assistir aquele filminho, o ideal são luminárias ou abajures com luz direcional, que não influencie diretamente na tv. Já para a área de leitura, o ideal é um abajur alto ao lado da poltrona. 

Uma boa dica para esse ambiente é investir nas lâmpadas inteligentes, que mudam de cor e ajustam a intensidade da luz.

O coração da casa precisa ser pensado com praticidade

É na cozinha que tudo acontece, por isso, o projeto de luz ideal para esse cômodo prioriza uma iluminação uniforme, com luz branca e pontos focais na bancada de preparo dos alimentos e na pia. 

Já se a sua bancada é o lugar onde as refeições acontecem, a iluminação pode ter um ar mais aconchegante ou até divertido, com luzes mais amarelas e luminárias decorativas. O mesmo vale para a mesa de jantar.

Para relaxar, entenda qual a iluminação ideal para o quarto

O quarto é um lugar de calma e tranquilidade e a luz deve reforçar essa sensação. Opte por uma iluminação central aconchegante e difusa e na cabeceira ou nos criados mudos, busque por luzes direcionais que possam ser usadas de maneira independente. 

Com essa opção, quando alguém quer dormir mais cedo, mas o outro está fixo na leitura, os dois se sentirão confortáveis para agirem de acordo com suas vontades. 

Como para toda regra há uma exceção, se você costuma usar o quarto para se vestir ou maquiar, é interessante trocar a iluminação amarelada por uma mais fria ou, investir em uma luminária direcional que cumpra esse papel.

E no escritório, como deve ser a luz?

O ambiente de trabalho exige uma iluminação que estimule a produtividade ao mesmo tempo em que imprime tranquilidade ao ambiente. O ideal é pensar em um projeto que ilumine o ambiente como um todo e complete a iluminação com luzes direcionais em espaços que precisam de mais concentração. A coloração ideal para as luzes do escritório é a branca. 

Uma dica interessante para esse ambiente é enxergar a iluminação do ponto de vista de quem está sentado na estação de trabalho, dessa forma é possível certificar-se de que nenhuma iluminação atrapalhará seu campo de visão enquanto você trabalha.

A iluminação correta de cada ambiente é a cereja no bolo de uma decoração bem feita, ela valoriza os ambientes e ressalta os detalhes que devem ser notados. Enquanto uma iluminação mal planejada pode acabar com qualquer ambiente, um planejamento de qualidade faz toda diferença. 

Planeje a iluminação dos seus cômodos com cuidado e tenha a certeza de resultados surpreendentes. 

Decorar é um hobbie instigante, não é mesmo? Se você também é apaixonado por ele, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)