Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço

Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço
Painel ripado: revestimento que traz sofisticação e charme para seu espaço

Um revestimento atemporal, o painel ripado é a tendência que veio para ficar. Versátil e encantadora, a opção caiu no gosto dos arquitetos devido a suas infinitas possibilidades de uso. Descubra como escolher o formato ideal para seu projeto.

Painel ripado: mais que um acabamento de parede

As possibilidades de uso do painel ripado vão além de cobrir revestir paredes internas ou externas, ele também pode ser usado como detalhe em bancadas e armários, além de esconder prateleiras e portas, deixando o espaço mais fluído e uniforme. Um ótimo recurso para ambientes compactos. 

Os espaços corporativos também podem aproveitar o revestimento para dar um ar mais sofisticado ao ambiente. O painel ripado é uma ótima pedida para a sala de reuniões ou o painel da recepção, por exemplo. 

O teto também tem aparecido como um espaço interessante para a aplicação do revestimento, considerando corretamente, que o céu é o limite.

Brinque com os espaçamentos

Em geral, o espaçamento mais comum encontrado em painéis ripados é de 2 cm de madeira + friso de 0,5 cm + 0,5 cm de profundidade. Entretanto, nada lhe impede de procurar outras combinações. 

Quanto mais próximas as ripas, mais informação o revestimento traz, consequentemente, quanto mais afastadas, mais leve o décor se torna. Seguindo esse macete é possível pensar em qual o espaçamento mais adequado para o seu projeto. 

Outro fator a se considerar é o local onde o painel vai ser aplicado, pois espaçamentos muito pequenos podem dificultar a limpeza do revestimento, não sendo ideal para ser aplicado em áreas externas.

Dicas de iluminação

Para dar ainda mais dinamismo ao revestimento, invista na iluminação dele. Podem ser spots direcionais em pontos estratégicos, fitas de led no encontro do painel com o gesso do teto, ou, até mesmo, nichos no revestimento, pensados especialmente para aplicar a iluminação. 

Também vale a pena considerar a cor da iluminação aplicada, luzes amareladas deixam o ambiente mais aconchegante, enquanto as brancas produzem uma atmosfera mais profissional. Tudo vai depender do espaço onde o painel está aplicado e as sensações que você deseja criar através dele.

Harmonia na decoração

Além de agir como um unificador de espaços, o painel ripado garante fluidez e profundidade aos ambientes em que é instalado. Para potencializar essas características é interessante escolher e/ou projetar móveis que se encaixem nessa estética, criando uma unidade no ambiente. 

Outras peças em madeira, mesmo que em outra tonalidade podem ser uma boa pedida, assim como as paredes e chão cimentados. Já no decor, plantas e quadros são boas opções para complementar a estética do espaço.

O segredo está no material escolhido

O material e a mão de obra são fundamentais para qualquer móvel ou decoração, mas no painel ripado essa escolha fica ainda mais evidente. Visto que o painel é, em geral construído em madeira maciça, é fundamental prestar atenção na madeira escolhida. As mais frágeis podem ceder com o tempo, deformando o painel. 

O acabamento também ajuda a manter a durabilidade do revestimento, o ideal é usar selantes para painéis internos e verniz para aqueles aplicados nas zonas externas.  

Tenha uma decoração impecável com móveis multifuncionais

Por ter uma finalização e aplicação manual, o painel ripado possui um toque artesanal, fazendo com que nenhum projeto seja igual o outro, mas, justamente por isso, buscar por mão de obra especializada é de grande importância.

Seja para sua casa, escritório ou varanda gourmet, o revestimento em painel ripado é capaz de conferir personalidade a qualquer ambiente. Solte sua imaginação e, se precisar de uma ajudinha para executar, é só nos chamar. 

Se você quiser continuar vendo dicas como essa, siga a Daico no Facebook, Instagram e Pinterest. Sempre temos uma novidade saindo do forno. 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)