O que você precisa saber para investir em rede de lojas?

O que você precisa saber para investir em rede de lojas?
O que você precisa saber para investir em rede de lojas?

Ampliar a atuação no mercado e conseguir atender cada vez mais clientes é um sinal claro de sucesso. Uma das opções para se chegar a esse resultado é investir em rede de lojas, com filiais em diversos locais. No entanto, mesmo para o gestor experiente, a nova empreitada representa um grande desafio.

Que tal tirar suas principais dúvidas sobre os desafios e opções para ter sucesso com uma rede de lojas? Continue a leitura!

Como gerenciar várias lojas?

Foco e organização: duas competências que devem ser desenvolvidas por qualquer gestor que deseje investir em rede de lojas. São muitas tarefas que precisam ser realizadas em cada unidade, sem esquecer-se de manter a visão sobre a empresa como um todo.

É fundamental estabelecer processos, padrões e indicadores. Eles vão ajudar a enxergar os pontos fortes e fracos e a identificar situações que necessitem de uma maior atenção.

Para tanto, investir em estrutura e tecnologia é fundamental. Programas de gestão do relacionamento com clientes (CRM), por exemplo, podem ser uma ótima ferramenta para estruturar e acompanhar os processos de venda de cada vendedor e time, separadamente e como um todo.

E já que estamos falando em vender, a terceira orientação é acompanhar o atendimento dado ao cliente. Ele pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação e outras ações, como visitas-surpresa às unidades ou cliente oculto.

O objetivo principal é ter um plano que facilite a vida do gestor nas tarefas de rotina, sem, com isso, abrir mão da qualidade do acompanhamento das atividades.

Quais os principais desafios de se investir em rede de lojas?

Organizar a administração

Administrar várias unidades é diferente de fixar a atenção em apenas uma loja. Significa ampliar o escopo da atuação sem, com isso, perder a identidade do negócio como marca. Estabelecer padrões, com regras, direitos e deveres claros para os funcionários, é uma maneira interessante de padronizar o atendimento, independentemente da localização da sua loja e das equipes locais.

Aproveite para delegar tarefas a fim de se dedicar sempre ao que é mais importante em vez de se perder nas funções de várias lojas.

Planejar as finanças

Mais lojas representam maiores preocupações com taxas e impostos de uma empresa maior, além do acompanhamento das margens de lucro de cada unidade. Ou seja: lidar com os universos macro e micro ao mesmo tempo.

Faça projeções e análises de mercado, descubra o investimento necessário e até mesmo o quanto precisa estar em caixa para lidar com problemas (queda no faturamento ou aumento no preço de fornecedores, por exemplo).

Selecionar pontos de venda

Encontrar pontos comerciais para locação ou venda não é uma tarefa difícil. A grande dificuldade é saber qual o melhor local para as suas lojas, tanto em termos de público quanto em investimento para abrir e manter a unidade.

Analise a situação de outros negócios no entorno — inclusive de outras áreas de atuação — para descobrir o funcionamento da região antes de decidir. Por fim, estabeleça um prazo para saber se a nova localização deu certo.

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O que fazer para ter sucesso com vários pontos de venda?

O primeiro passo é criar e valorizar sua equipe, com uma forte estrutura de comunicação interna, treinamento constante e avaliação. Esteja aberto a opiniões, críticas e sugestões para melhorar procedimentos, produtos e serviços.

As pesquisas de satisfação junto ao cliente são igualmente importantes, pois indicam as principais falhas nos procedimentos de venda. Lembre-se de que a melhor maneira de lidar com um problema é buscando a solução adequada e colocando-a em prática, sem estresse e sem perder a paciência.

Mantenha olhos atentos à concorrência, principalmente nos mercados locais. Aprenda com outras lojas e marcas boas práticas que melhorem o atendimento na sua rede e veja como podem afetar seu negócio em médio e longo prazo.

Por fim, preste atenção nas tendências, principalmente na sua área. Manter-se atualizado, seja na oferta de produtos, seja em serviços, seja em atendimento, vai garantir que a clientela esteja sempre por perto, interessada na sua marca.

Esperamos ter resolvido algumas das suas dúvidas sobre investir em rede de lojas. Agora, é planejar para fazer o seu negócio crescer e multiplicar-se!

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