Troquei de mobiliário: o que fazer com os móveis antigos?

Troquei de mobiliário: o que fazer com os móveis antigos?
Troquei de mobiliário: o que fazer com os móveis antigos?

Renovar o ambiente é sempre bom, mas o que fazer com os móveis antigos que ficam sobrando depois da mudança?

Vender, doar ou reformar estão entre as opções, entenda qual delas é a melhor pra você.

Os móveis antigos podem ser reaproveitados em outro cômodo?

Pense se eles não podem fazer sentido em outro espaço,servindo o mesmo propósito, ou ainda, uma função completamente nova. 

Algumas peças são mais facilmente realocadas, como pufes e mesas de apoio, mas gaveteiros, armários e prateleiras também podem mudar de lugar e ganhar um novo propósito. 

Também é importante pensar se tem espaço em outro cômodo para o móvel antigo, afinal, de nada adianta manter a peça se ela vai acabar ficando no caminho.

Anuncie seus móveis antigos e consiga uma renda extra

Você pode fazer um cartaz para colocar no elevador do prédio, um post nas mídias sociais ou ainda colocar seu móvel antigo a venda nas plataformas online de venda de usados. 

Faça fotos bacanas, aprenda a calcular o frete e descreva o móvel com detalhes, apesar de dar um pouco de trabalho, é uma ótima forma de recuperar uma parte do valor investido no novo mobiliário.

Que tal doar?

Ofereça para um amigo que acabou de ir morar sozinho, anúncie nos grupos do Facebook, encontre uma instituição de amparo social que destine seu móvel para uma família que precisa, são diversas as opções para encontrar um novo lar para seu móvel antigo. 

E o mais legal, além de ajudar alguém que está precisando, você ainda estará contribuindo com a economia circular e com o planeta.

Você sempre pode reformar

Reformar é dar vida nova, existem inúmeras maneiras de deixar seu móvel novo de novo: lixar e pintar, trocar os puxadores, aproveitar a estrutura e fazer novos nichos/prateleiras, encapar com papel de parede ou textura são apenas algumas das opções. 

Se faz sentido pra você manter o móvel antigo, mas lhe dando um novo significado, abrace o projeto e divirta-se. 

Não tem mais condições de uso? Descarte corretamente

Antes de pensar em vender, doar ou mesmo reformar, é importante verificar se seu móvel antigo ainda está em condição de uso. Verifique se a estrutura está firme e se o material não está muito desgastado. 

Caso seu móvel antigo já tenha chegado ao fim da sua vida útil, descarte-o corretamente. A maioria dos municípios tem um setor próprio para isso, basta ligar na prefeitura para saber onde ele fica. Se você não tiver como levar o móvel até lá, também existem empresas que podem fazer o serviço de buscá-lo para você. 

Uma dica legal é: tente negociar com a loja com quem você está comprando o novo móvel para saber se eles não podem ficar com seu móvel antigo e descartá-lo de forma apropriada.

Móveis antigos não precisam ficar escorados no cantinho da garagem esperando o tempo passar. Na hora de trocar seu mobiliário por móveis novinhos, feitos sob medida para seu espaço, inclua nos planos o destino que você vai dar ao seu móvel antigo e deixe ele ter uma nova história na vida de alguém. 

Móveis e decoração são nossa paixão, se são a sua também, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)