O que é quarto montessoriano e como montar?

O que é quarto montessoriano e como montar?
O que é quarto montessoriano e como montar?

Se você estiver planejando um quarto para bebês ou criança pequena, provavelmente ouviu falar sobre quartos montessorianos. O conceito é baseado no método educacional Montessori, a partir do qual as crianças devem adquirir autonomia bem cedo. A ideia é que elas explorem e descubram, sozinhas, o espaço e os elementos ao seu redor.

Assim, esse tipo de configuração e decoração acaba estimulando o livre arbítrio e a curiosidade dos pequenos. Isso com toda a segurança necessária, claro. Parece bem interessante, não é mesmo? Conheça mais sobre os projetos montessorianos e como montar o quarto ideal para o seu filho nesse estilo!

Saiba o que é quarto montessoriano e como surgiu esse conceito

Apesar de esses quartos também serem muito lindos, o conceito vai muito além da estética. O quarto montessoriano pertence ao método pedagógico criado por Maria Montessori no começo do século 20. A grande educadora italiana buscava, em suas técnicas, valorizar mais a autonomia da criança em seu natural desenvolvimento.

Portanto, a principal vantagem desses quartos está no aprimoramento da autonomia por meio de configurações e decorações específicas. Conforme a criança cresce, percebemos sua capacidade de tomar decisões adequadas em sua rotina. A possibilidade de escolherem e notarem consequências influi de maneira excelente durante seu aprendizado.

Confira 4 dicas para montar um quarto nesse modelo

Gostou da ideia e deseja aplicar esse conceito na sua casa? Veja as dicas que preparamos para você montar um quarto montessoriano ideal para seu filho.

Instale móveis baixos e seguros

O principal aspecto do quarto montessoriano é o uso de móveis baixos, como a cama, por exemplo. Escolha camas ou berços bem próximos ao chão. A ideia é que a criança se levante e se deite quando bem entender. Os brinquedos, jogos e livros também devem estar totalmente acessíveis, para a hora que ela quiser vê-los e utilizá-los.

Porém, o objetivo não é criar uma grande bagunça. Na verdade é o oposto: não coloque muitos itens nos mesmos baús e móveis. Isso só vai prejudicar as percepções que a criança terá de cada objeto em particular. O ambiente precisa ser leve e harmônico para um bom aprendizado.

Use móveis planejados

Tendo em vista toda essa adequação que o quarto pede, pode ser difícil para você encontrar os móveis ideais. Uma excelente alternativa é investir em móveis planejados. Afinal, eles são produzidos com medidas, proporções e materiais que atendem a qualquer necessidade. Encomende a cama que você imaginou, na altura e características adequadas.

O mesmo vale para outros móveis. Armários, cômodas, berços e outros itens podem vir em tamanhos bem específicos. Vale lembrar que as cores também desempenham papel importante no aprendizado infantil. No projeto montessoriano, recomenda-se o uso de tons leves, pastéis, que passam tranquilidade à criança.

Componha uma decoração livre de obstáculos

Outro fator importante no quarto montessoriano é a quantidade de espaço livre de obstáculos. Se você colocar muitos itens ou móveis, eles atrapalharão a livre circulação das crianças. Evite também qualquer quina e elemento pontiagudo, assim como móvel com gaveta. Atente-se para os limites, tamanhos e necessidades adequados para seu filho.

Lembre-se de que o vidro, mesmo em quadros, pode ser perigoso. Use fitas dupla face para colocar elementos nas paredes, ao invés de pregos. Ademais, cubra qualquer tomada e não opte por móveis que tombam facilmente.

Escolha espelhos, tapetes e outros acessórios

O espelho é fundamental nos ambientes montessorianos. Para a criança reconhecer-se desde cedo, cole-o em placas feitas de madeira ou MDF, fixos na parede. Assim, caso ele quebre, seus cacos não se soltarão, machucando o pequeno.

Coloque uma barra junto à parede desde o início. Ela é ótima para ajudar a criança a permanecer de pé e começar a andar. Tapetes também são excelentes. Eles possibilitam uma bela experiência sensorial aos menores, e definem limites de espaço para os mais grandinhos poderem brincar.

Agora que você sabe o que é um quarto montessoriano, viu que não é tão difícil e tão caro quanto parece, não é memso? Conforme o crescimento de seu filho, você fará pequenas mudanças gradativas em alguns elementos. Para isso, procure um bom fornecedor de móveis planejados. Pesquise com cautela na internet a reputação das empresas, em comentários de redes sociais e em seus sites.

Você já tem um ambiente assim em sua casa? Como está planejando montar o quarto de seu filho? Comente aqui e conte-nos suas ideias e experiências!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)