O que é necessário para expansão de negócio? Descubra aqui!

O que é necessário para expansão de negócio? Descubra aqui!
O que é necessário para expansão de negócio? Descubra aqui!

Um dos desafios de todo empreendedor é promover a expansão de negócio. Isso significa tomar uma maior responsabilidade, garantindo a qualidade dos serviços prestados ao cliente e a saúde financeira da empresa. Mas nem sempre é fácil colocar o projeto em prática e muitos empreendedores acabam desisitindo por conta das dúvidas ou obstáculos.

Quer saber como expandir a atuação no mercado, sem medos ou sustos? Confira em nosso artigo!

Como saber se é hora de expandir o negócio?

Crescimento com sucesso requer planejamento, dedicação e recursos. Portanto, o primeiro passo para a expansão de negócio organizada é saber se este é o momento ideal para a execução desse importante projeto.

Avalie a sua situação e disponibilidade de tempo, pois uma nova loja, principalmente nos primeiros meses, vai exigir atenção especial. Será necessário treinar uma nova equipe, analisar a aceitação da clientela e corrigir ações e estratégias.

Portanto, se você tem algum impedimento transitório — questões familiares, de saúde ou mesmo de trabalho —, pode ser melhor resolver primeiro a situação atual antes de assumir um novo compromisso. Aproveite todo o tempo disponível para planejar, elaborar possíveis cenários e preparar-se para o futuro.

O que é necessário para fazer a expansão de negócio?

Sinal verde para a expansão? Maravilha! Hora de elaborar o seu checklist para a execução do projeto!

Conheça o mercado

Por já ter sucesso na empreitada atual, você já sabe como funciona o mercado na sua região. E, se vai aumentar a empresa, deve pesquisar as tendências e o segmento no futuro.

Caso opte por abrir uma loja em outra região, pesquise o perfil do novo público e defina a sua nova clientela.

Analise a concorrência

Conheça quem são seus concorrentes, sejam eles maiores, sejam eles menores do que sua empresa. Aprenda com eles o que fazer e o que evitar para garantir o sucesso e a satisfação do cliente.

Não subestime a concorrência. Esteja atento às novidades oferecidas e à forma como elas podem afetar os seus resultados.

Planeje a administração

Como será feita a administração da empresa após a expansão e como ela vai afetar a organização atual?

Sente-se com sua equipe e organize os processos, evitando sobrecarregar funcionários ou deixar procedimentos sem responsáveis.

Organize as contas

Expandir requer investimentos em pontos de venda, pessoal, marketing, propaganda, estoque, estrutura, entre outros. E até que o rendimento se estabilize e dê lucro, será necessário arcar com os custos.

Para evitar dívidas ou problemas no caixa, o ideal é ter um fundo para esse período de transição.

Quais as melhores opções para fazer a expansão?

Abrir uma filial

Caso sua empresa já tenha uma base de clientes satisfeitos na região atual e um crescimento constante na renda, uma boa opção é pesquisar novas perspectivas em outros lugares próximos à loja atual.

Investir em franquia

Outra proposta interessante é franquear seu negócio, o que pode promover uma expansão mais acelerada e ampliar o território de atuação.

Mas vale lembrar que o estudo de franqueabilidade deve ser feito por um especialista, garantindo a viabilidade nos números e o estabelecimento de um processo que gere retorno ao franqueado e ao franqueador.

Fazer parcerias

Que tal juntar-se a outros profissionais ou empresas, aproveitando uma nova oportunidade de mercado? É possível estender as operações na internet (ou melhorar sua presença online) ou encontrar parceiros para melhorar os processos em alguma área da empresa.

Diversificar a oferta

Já pensou em oferecer mais ao cliente? A expansão pode significar uma nova linha de móveis ou uma parceria para oferecer novos produtos ou serviços (decoração de ambientes, por exemplo), a fim de melhorar o atendimento e a satisfação do cliente.

O ideal é analisar o que você faz de melhor, ficar atento às possibilidades e dedicar-se para fazer com que o projeto de expansão de negócio, independentemente do formato escolhido, abra portas para um futuro cada vez mais promissor.

Quer receber outras informações e novidades que vão ajudar sua loja a conquistar espaço no mercado e deixar a concorrência para trás? Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)