O que é CRM e como ele pode ser usado na minha loja?

O que é CRM e como ele pode ser usado na minha loja?
O que é CRM e como ele pode ser usado na minha loja?

Toda empresa procura melhorar ao máximo sua relação com clientes e potenciais clientes. No primeiro caso, ela pode obter a fidelização. No segundo, ela procura pela captação, ou seja, a conversão do lead em cliente.

O cliente é uma das bases em que o negócio se apoia para existir e sobreviver. Sem clientes, não há vendas. Sem vendas, não entra dinheiro na empresa. Sem dinheiro, não há como cobrir despesas, nem como manter o ciclo operacional da loja, tampouco existe lucro. E não há sentido em manter uma empresa que não oferece lucro!

Neste post, trataremos dos principais assuntos relacionados ao CRM, um sistema que promove a melhoria das relações da empresa com seus clientes. Leia até o fim e saiba o que é CRM e qual a importância dele para sua loja!

O que é CRM

CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Esse sistema pode ser automatizado por meio de softwares específicos, os quais facilitam o controle das ações que envolvem a empresa e seus clientes.

De certo modo, o CRM como metodologia de negócio ou estratégia administrativa sempre existiu. Mas, a partir do momento em que ele foi automatizado, as coisas melhoraram para as empresas, pois tornou-se possível dispensar a necessidade de controles manuais e de recursos já ultrapassados.

A importância do CRM

O CRM automatizado, principalmente o sistema online (que funciona na nuvem), ajuda a organizar as contas e os contatos por meio de uma plataforma centralizada e com banco de dados. Por meio dela, a gestão torna-se mais acessível, acontecendo em tempo real — o que acelera e simplifica as operações de vendas.

A computação na nuvem permite o acesso seguro a recursos diversificados de gestão. Esses recursos podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel que tenha internet. O fornecedor dos serviços é que se responsabiliza por toda a infraestrutura do sistema, cabendo à empresa-cliente pagar pelos serviços que utiliza.

O funcionamento do CRM

Compreendendo o que é CRM, vamos analisar como ele funciona.

Em vez de ficar dependente de lembretes em adesivos ou de planilhas, por meio do sistema, é possível enviar leads (candidatos a clientes) para a equipe de vendas com agilidade.

Independentemente de onde os vendedores estejam, eles atuarão sempre com informações atualizadas a respeito dos clientes e do relacionamento que eles têm com a loja.

O CRM em sua loja

Você pode usar o CRM em sua loja a fim de encontrar mais leads e, consequentemente, efetivar mais vendas e conseguir expandir sua empresa. A prospecção via CRM permite acesso a diferentes canais de atendimento ao cliente, como redes sociais, blogs, e-mails, lojas virtuais e físicas, telefones (inclusive celulares) e assim por diante. Considerando os canais de atendimento mais usados pelos consumidores, fica mais fácil elaborar campanhas de marketing eficientes, direcionadas para esses canais.

Com uma forma ágil de pontuar e monitorar os leads, ganha-se mais visibilidade sobre todas as fases das transações. Os registros do CRM podem apresentar logs e anotações de chamadas, discussões sobre orçamentos, arquivos compartilhados, entre outros.

Você também pode acessar as configurações do sistema para elaborar listas de atividades diárias, definir alertas de chamadas, ativar e-mails e SMS e outras ações. Acessando os contatos armazenados no banco de dados, você tem a oportunidade de aplicar recursos de filtragem para identificar potenciais clientes a partir de informações relevantes sobre eles.

A integração do sistema de CRM faz cair o período necessário para solucionar casos dos clientes e também contribui para a satisfação da equipe de vendas, a qual passa a ter ferramentas que facilitam o trabalho à sua disposição. Isso possibilita que ela faça mais pelo seu público. Dessa maneira, você conseguirá mais clientes fidelizados e também receberá mais indicações de clientes.

O sistema de CRM é um poderoso auxílio para a empresa aumentar e gerenciar as vendas de qualquer lugar e otimizar o relacionamento com os clientes, tornando-o mais duradouro e efetivo!

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