Network: como criar bons relacionamentos com parceiros comerciais

Network: como criar bons relacionamentos com parceiros comerciais
Network: como criar bons relacionamentos com parceiros comerciais

Já parou pra pensar na forma como seus relacionamentos comerciais afetam a lucratividade da sua loja de móveis planejados? Esse artigo vai te mostrar várias dicas para fortalecer esses laços e aumentar o market share do seu negócio.

Qual a importância de ter parceiros comerciais?

Imagine que a sua loja de móveis é você no seu primeiro dia de escola, você está ali, as pessoas até podem passar por você, mas é só quando vocês começarem a se conhecer melhor que as pessoas vão lembrar de você e te chamar pra fazer parte do grupo de trabalho delas. 

O relacionamento com parceiros comerciais funciona da mesma forma, é uma maneira de fazer com que sua loja seja conhecida, que as pessoas saibam onde ela fica, quais são seus diferenciais. 

Como fazer o network acontecer? 

Nós estamos, a todo momento, fazendo pequenas ações que nos deixam mais perto de pessoas novas, é só uma questão de entender como aproveitar essas oportunidades. Engaje-se com a comunidade de local, frequente os lugares que as pessoas com quem você quer se relacionar frequentam, encontre atividades em comum, sociedades civis e de negócios, organizações não governamentais, entre outros. 

Dificilmente os contatos que valem a pena ser feitos vão vir naturalmente até você, é preciso fazê-los acontecer e estar preparado para quando eles finalmente chegarem.

Invista em ser alguém com quem as pessoas querem conversar 

Uma das partes mais difíceis de qualquer relacionamento é o começo, você ainda não conhece bem o outro, não sabe bem o que falar e às vezes os silêncios podem ser maiores do que o esperado. 

A melhor forma de driblar essa dificuldade e ser um excelente ouvinte com boas histórias pra contar. Como assim? As pessoas gostam de gente que quer saber mais delas, então pergunte, ouça a resposta com atenção e encontre um gancho para fazer sua próxima pergunta. Esteja genuinamente interessado no que as pessoas têm a dizer. E claro, quando chegar a sua vez, tenha ótimas histórias pra contar, as pessoas não guardam nomes e rostos, mas elas sempre lembram de boas histórias. 

Não adianta apenas trocar cartões de visitas

Conversar eventualmente em um evento que outro não transforma um conhecido em um parceiro de negócios. Assim como em qualquer relacionamento, é preciso manter os laços ativos, trocar ideias, permanecer em contato. 

E vamos combinar, para que um relacionamento comercial seja vantajoso para sua loja ele precisa de tempo para dar frutos, por isso, regue-o com cuidado, mostrando o que você pode oferecer antes de pedir qualquer coisa em troca.

O mundo é redondo e dá muitas voltas

Pense no setor local de móveis planejados como uma cidade pequena e num lugar assim você sabe, todo mundo se conhece. Por isso, esqueça o sinônimo de concorrência e busque fazer amigos, encantar pessoas e deixar portas abertas por onde passar.

Sua loja vai ganhar muitos pontos mantendo parceiros comerciais dentro do mesmo segmento, pense nas experiências que vocês podem compartilhar e em quanto ambos têm a ganhar com isso.

Criar e manter laços com parceiros comerciais chave é uma ótima forma de criar uma reputação positiva para o seu negócio. Coloque nossas dicas em prática e você vai perceber a diferença. 

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