Mobiliário contemporâneo: entenda o que é e quais são suas características

Mobiliário contemporâneo: entenda o que é e quais são suas características
Mobiliário contemporâneo: entenda o que é e quais são suas características

Mobiliar e decorar a casa são tarefas que exigem cuidado e carinho. Cada espaço deve refletir seus gostos e promover o conforto necessário para se viver bem. Se você, por exemplo, aprecia o visual clean e funcional, o mobiliário contemporâneo pode ser a solução.

Com ambientes composto por cores claras, linhas retas e poucos detalhes à vista, ele costuma ser uma opção interessante para quem tem um estilo mais moderno e minimalista.

Quer saber mais sobre este estilo e como usá-lo na decoração do seu lar? Confira as informações a seguir, para descobrir!

O que caracteriza o estilo contemporâneo?

Simplicidade é uma definição exata do estilo contemporâneo. Ele é uma alternativa para quem considera exaustiva a rotina de cuidar de casa, como tirar pó e organizar inúmeros bricabraques, buscando apenas o essencial para o conforto no lar.

O contemporâneo é herança do movimento modernista, uma revolução cultural que influenciou tanto as artes quanto o design. A busca é por linhas puras que culminam numa estética minimalista, ou seja, no conceito do “menos é mais”.

Ele absorve estes conceitos e inclui uma nova perspectiva: a da personalização do espaço. Com ele, as linhas retas se misturam às sinuosas na composição e os acessórios surgem como pontos focais para criar ambientes únicos.

Como reconhecer o mobiliário contemporâneo?

Agora que você já sabe o conceito, fica mais fácil identificar o mobiliário contemporâneo e escolher as peças ideais para montar sua casa. Separamos, a seguir, as principais características dos móveis para se estar atento:

Formas geométricas

Traços simples e sem muitos detalhes. Os sofás Chesterfield, por exemplo, dão lugar ao estilo de Le Corbusier, com linhas básicas em couro e metal cromado.

Efeito clean

Uma das consequências do uso da geometria é o efeito clean, que oferece uma bem-vinda sensação de amplitude ao ambiente, sem muita informação para o olhar.

Materiais de visual liso e elegante

A escolha dos materiais é muito importante na hora de adotar o estilo contemporâneo no lar. Quanto mais uniforme a superfície, melhor. Por isso, o vidro, o metal, os espelhos e os tecidos lisos são ótimas escolhas para os móveis e acessórios.

Como usar este estilo na decoração do seu apartamento?

Um projeto de decoração, para ter sucesso, precisa de equilíbrio na escolha. Destacamos aqui algumas dicas de ouro para adotar o mobiliário contemporâneo no seu apartamento. São elas:

Estabeleça uma paleta de cores

O estilo contemporâneo requer cores claras e neutras e pequenos contrastes visuais. Portanto, crie uma paleta de tons com bases nos brancos, beges ou pastel e eleja uma ou duas tonalidades para criar pontos de interesse focal.

Uma sala toda em branco e bege, por exemplo, pode ter um conjunto de almofadas vinho e luminárias acobreadas para criar um destaque no layout.

Escolha peças multifuncionais

Os móveis multifuncionais são uma ótima alternativa para quem deseja optar pelo mobiliário contemporâneo: práticos e básicos, eles permitem aproveitar melhor o espaço com o mínimo de elementos.

Em vez de uma escrivaninha mais uma estante para o home office, uma solução melhor é integrá-los num mesmo móvel, feito sob medida para o seu espaço.

Busque peças-chave

Falamos em minimalismo e no contraste usando cores e design. Mas não se pode esquecer do papel dos acessórios para a personalização: escolha lindas peças-chave para compor cada ambiente.

Aproveite a oportunidade para usar os tesouros da família ou objetos garimpados em lojas de segunda mão no projeto, como o candelabro de prata da avó na mesa de canto, ou o tapete antigo para o quarto do casal. Mas fique atento para não exagerar, afinal, a ideia é uma composição clean.

O essencial e o funcional são o seu foco, optando por elementos que tragam beleza, sofisticação e seu toque pessoal. Use o mobiliário contemporâneo como aliado para este fim, criando um ambiente único e — o melhor! — sem a necessidade de reformas.

Gostou do nosso artigo? Que tal receber avisos personalizados sobre as novidades do blog? Inscreva-se na nossa newsletter gratuita agora mesmo e aproveite!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)