Materiais e texturas: como atribuir sensações aos ambientes

Materiais e texturas: como atribuir sensações aos ambientes
Materiais e texturas: como atribuir sensações aos ambientes

As texturas e o mix de diferentes materiais vem ganhando cada vez mais espaço na decoração pois são uma ótima forma de expressar sensações e sentimentos. Através de cada textura e também da combinação de vários materiais é possível deixar um ambiente mais acolhedor ou mais sério, feliz ou sóbrio, tudo depende da sua imaginação. 

Veja dicas de como usar essa tendência para criar projetos atemporais e cheios de personalidade.

O que são texturas na decoração? 

Em essência pode-se dizer que a textura é a qualidade da superfície de um material, aquilo que podemos tocar, ver e sentir. 

De forma geral, as texturas empregadas na decoração do ambiente são divididas em quatro grandes grupos: madeiras, pedras, metais e tecidos. 

O segredo está em mesclar os grupos de forma a criar um ambiente harmonioso, que transmite as sensações que você está buscando.

Qual o objetivo do cômodo?

O primeiro passo para definir que materiais usar na decoração é entender para que aquele cômodo vai servir. Imagine o cômodo pronto e liste os usos que ele terá no dia a dia. A partir dessa lista, determine que sentimentos ele deve transmitir.

Depois disso é só soltar a imaginação e umas formas, cores e texturas para criar esse ambiente.

Os opostos se atraem

A importância de mesclar diferentes materiais está na sensação que, juntos, eles ajudam a criar. O metal sozinho, por exemplo, imprime a sensação de frio, já quando misturado a peças de madeira, pode deixar um ambiente moderno e, ao mesmo tempo acolhedor. 

Em geral cada material imprime uma sensação diferente ao ambiente, veja:

– A madeira representa conforto, suavidade, conexão com a natureza, ideal para ambiente como quartos ou salas de estar.

– O metal é considerado frio, austero e preciso, muito usado em ambientes técnicos e comerciais.

– A pedra pode ir de fria, elegante ou divertida, tudo depende do formato aplicado. 

– Da mesma forma, os tecidos podem transmitir as mais variadas sensações de acordo com a textura de cada um deles. 

Veja mais detalhes sobre esses materiais nos itens abaixo.

Papéis de parede

Os papéis de parede são uma ótima forma de incorporar textura a um ambiente. Além de práticos, eles são versáteis e podem ser encontrados nas mais variadas padronagens. 

O segredo, aqui, é saber quanto do seu espaço você quer comprometer com essa textura e combiná-la com outros elementos como móveis, almofadas e objetos de decoração a fim de criar uma unidade que seja harmoniosa. 

Mix de tecidos

Os tecidos oferecem a maior gama de texturas dentre os materiais listados, também são as texturas com que mais interagimos, seja em almofadas, tapetes ou cortinas, a escolha do tecido certo pode mudar completamente a aura de um ambiente. 

Você pode recorrer a alguns macetes para incorporar essa textura, como: almofadas de diferentes tecidos e cores ajudam a criar um ambiente mais cool; mantas sobre o sofá podem ser o ponto de cor que estava faltando; poltronas de veludo deixam o ambiente mais aconchegante; cortinas de linho dão um tom leve e natural; as combinações são infindáveis, basta entender o que funciona para o seu projeto.  

E o piso? 

O piso é o elemento que une todas as partes do design e, por isso, tem um grande potencial a ser explorado. O primeiro passo é pensar se ele precisa ser confortável, se é um espaço em que as crianças vão brincar no chão, por exemplo, nesse caso, o ideal é optar por um piso de madeira, ou ainda, tapetes práticos e confortáveis. 

No caso de a decoração ser mais austera, com apenas pontos de cor, o piso pode ser o elemento fun do ambiente, trazendo lajotas com texturas ou formas geométricas.


A verdade é que não existem regras exatas ao usar diferentes materiais e texturas para decorar. A grande sacada está em fugir do certo ou errado, apostar na sua imaginação e testar o que funciona ou não para o ambiente que você quer construir. 

Decoração também é sua paixão? Então assine nossa newsletter e receba nossas novidades direto na sua caixa de entrada. 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)