Marketing para loja de móveis: 4 estratégias para você implantar

Marketing para loja de móveis: 4 estratégias para você implantar
Marketing para loja de móveis: 4 estratégias para você implantar

Bom atendimento, equipe forte e produtos e serviços de qualidade costumam ser preocupações constantes de quem deseja se destacar da concorrência, incluindo o setor de decoração residencial. Para garantir uma percepção e experiências sempre melhores para a clientela, o investimento em marketing para loja de móveis é fundamental. A partir de boas e fortes estratégias, é possível alcançar resultados sempre melhores.

Quer saber como montar o seu planejamento e melhorar a visibilidade da sua marca no mercado? Descubra a seguir!

A importância do marketing para loja de móveis

Qual o seu diferencial? Por que o cliente deve escolher o seu estabelecimento em vez do seu concorrente? Provavelmente, você já pensou nas respostas assim que leu as perguntas. Mas será que a sua clientela saberia respondê-las com a mesma rapidez?

É aí que entra em cena o marketing: ele representa o conjunto de ações planejadas para atrair, conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que eles não apenas comprem na sua loja, mas também indiquem seus serviços, tornando-se porta-vozes do negócio.

O resultado? O que todo empreendedor deseja: crescimento constante e forte, com menor chance de ser afetado pelo ambiente externo ou pelas flutuações do mercado.

As principais estratégias para a sua marca

A princípio, pode parecer uma tarefa difícil, mas a verdade é que, com organização e resiliência, é possível criar um plano de marketing para sua loja de móveis que permitirá aumentar o número de vendas e a qualidade do atendimento. Confira as ferramentas essenciais:

1. Planejamento estratégico

O mapa da mina. Esse é o documento central em que você indicará quais seus objetivos, metas e meios para conquistá-los. No caso do marketing para loja de móveis, ele deve contemplar a sua realidade, suas dificuldades, o que deseja alcançar (número de vendas, melhoria da percepção e presença da marca, aumentar a loja, abrir filial ou e-commerce).

2. Conhecimento do público

Todas as suas ações devem ser voltadas para o seu público. Isso quer dizer, inclusive, que o investimento em qualificação da equipe (vendas, administração, apoio) precisa ser contemplado.

Seja no ambiente digital, seja na sua loja, procure oferecer boas experiências e mostre o seu domínio sobre o assunto. No caso dos projetos, personalize de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

3. Marketing digital

A internet é cada vez mais indispensável para as pessoas. Use-a a seu favor na hora de elaborar seu plano. Crie um site responsivo (acesso fácil para computadores, smartphones e tablets) e de qualidade (imagens, texto, informações, navegação, segurança).

Promova sua página por meio de links patrocinados. Outro canal que merece atenção são as redes sociais. Populares e de fácil acesso, permitem que você tenha — gratuitamente — uma estrutura para atendimentos via chat (textos, sons, imagens), além dos anúncios.

4. Montagem do PDV

A vitrine e o layout do ponto de venda (PDV), no caso de quem está no mercado de decoração e design, são fundamentais. Em muitos casos, são a primeira — e mais poderosa — impressão deixada pela sua marca.

Monte um showroom com as linhas de produtos oferecidos, para que os visitantes vejam, na prática, o que pode ser feito pelo cliente. Simule diferentes ambientes, incluindo o uso de cores, iluminação e objetos.

Uma ideia: faça parcerias com lojas que tenham produtos complementares (mas que você não ofereça): quadros, papel de parede, lustres e tapetes, oferecendo todo o requinte e o bom gosto que seu público merece.

O papel das metas e objetivos para o sucesso

Porém, não bastam boas intenções e um projeto de marketing para loja de móveis. É preciso ter um cuidado constante para garantir resultados positivos. Crie objetivos e metas realistas e em prazos possíveis, evitando frustrações, brigas e desistências.

Crie um cronograma com acompanhamento das ações, integrando as estratégias à rotina da loja. Sente-se com a equipe, apresente relatórios, mensure e avalie os resultados. Busque resolução dos problemas e obstáculos. Comemore cada vitória e procure novos desafios para manter o time motivado.

Quanto maior for o seu comprometimento em usar os canais disponíveis para manter sua marca em evidência, usando diferentes estratégias de marketing para loja de móveis, maiores serão as oportunidades para o crescimento e conquistas.

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