Guia completo para escolha de fornecedor de móveis planejados

Guia completo para escolha de fornecedor de móveis planejados
Guia completo para escolha de fornecedor de móveis planejados

As demandas do setor moveleiro estão crescentes e geram boas oportunidades para quem deseja investir no segmento. De acordo com a Folha de São Paulo, a indústria de móveis movimentou, no Brasil, em 2017, cerca de U$ 12 bilhões e exportou, para os EUA, 23,2% a mais de produtos do que em 2016. A notícia é boa para quem deseja abrir uma loja e faturar com as tendências positivas do mercado.

Para que o negócio seja próspero e lucrativo, não basta apenas estar em um setor que esteja aquecido, traçar um bom plano de negócios e ter um fluxo de caixa organizado ou uma boa estratégia de marketing. É preciso ir além e escolher com cuidado o fornecedor de móveis planejados.

Cada vez mais, os consumidores estão ávidos por experiências únicas, personalizadas. Quando um atendimento é feito de maneira consultiva, respeitando as especificidades de um projeto, os níveis de satisfação aumentam, assim como o valor agregado sobre aquilo que é comercializado.

Por isso, contar com bons parceiros e associar-se a uma marca forte, tradicional no mercado, que não se atenha apenas ao tempo de experiência, mas que esteja em constante processo de evolução e acompanhamento das inovações do setor, é crucial para o sucesso do empreendimento.

Se você tem vontade de começar um negócio, adquirir uma franquia ou rever a gestão de seus fornecedores, fique atento a este guia. No material, você encontrará um conjunto de informações completas para não errar na hora de escolher o melhor fornecedor de móveis planejados para seu empreendimento.

1. Qual o papel dos fornecedores de móveis planejados?

Dificilmente, o cliente final compra móveis de qualidade diretamente de quem os fabrica. Normalmente, existem franquias que fazem contato direto com o consumidor para oferecer produtos e serviços característicos da indústria moveleira que sejam personalizados.

O papel dessas empresas é o de oferecer suprimentos e serviços sob demanda para atender às necessidades de um projeto único, desenvolvido por arquitetos e designers de interiores.

Assim, mesmo que a sua empresa esteja em contato direto com o cliente, o fornecedor de móveis planejados terá um papel crucial na satisfação de uma compra realizada sob os cuidados do seu negócio. Portanto, se o atendimento ao cliente é bom e os produtos correspondem (e superam) às expectativas criadas no momento da compra, sua marca terá uma imagem positiva no mercado e as chances de você vender um novo produto ou de ser indicado crescerão exponencialmente.

2. Qual a importância desses fornecedores?

Um proprietário de uma loja de móveis planejados oferece a seus clientes mais do que peças para deixar um lar ou um estabelecimento profissional bonito e agradável; ele concede a realização de sonhos.

É sabido que o design e a funcionalidade de materiais causam impacto visual, organização e eficiência aos ambientes onde são inseridos, além do status de que um produto foi desenvolvido com todo o cuidado e a precisão para garantir a satisfação do cliente e daquele que tem como missão oferecer o melhor atendimento em seu nicho de mercado.

Dentro de tal contexto, o fornecedor é responsável pela entrega dentro do prazo, pela qualidade dos produtos e por um rápido atendimento, caso haja a necessidade de alguma assistência técnica. Sendo assim, para uma escolha de sucesso, é necessário conhecer a matéria-prima, alinhar processos e ter clareza quanto aos prazos. Sondar flexibilidade de entregas e de produção também é importante para que uma loja consiga atender bem ao cliente final.

E para que a parceria dê certo, é preciso, ainda, criar objetivos comuns, desenvolver um bom relacionamento, ter confiança, responsabilidade e compromisso. Só assim, será possível conquistar um lugar de destaque no mercado moveleiro.

3. Como funciona o processo de fornecimento de móveis planejados?

A venda de um móvel planejado é consultiva e não acontece com a mesma agilidade com a qual é feita a de modelos padronizados. Quando alguém resolve comprar uma cozinha, por exemplo, há um longo período entre a visita à loja e o fechamento do pedido.

A etapa inicial do processo acontece com o primeiro contato com a marca. Normalmente, antes de iniciar a compra, o cliente visita o local mais de uma vez para esclarecer dúvidas e comparar preços. Quando a opção é feita, há o desenvolvimento do projeto, a aprovação e a escolha dos acabamentos para, somente depois, o projeto chegar até o fornecedor.

A partir desse momento, o parceiro receberá um pedido complexo, cheio de detalhes que nortearão a produção precisa dos móveis. Todos os detalhes são levados em consideração para que a produção das peças saia milimetricamente como o esperado.

Terminada a produção, os itens, que se assemelham a um grande quebra-cabeça, são enviados para a casa do cliente para serem montados cuidadosamente. Para que se tenha dimensão do cuidado e da grandiosidade de um projeto, alguns chegam a demandar o envio de mais de duas mil peças para serem encaixadas e fixadas.

Um trabalho tão criterioso e cuidadoso como esse demanda que o fornecedor seja qualificado e preciso. Em um mercado tão exclusivo e exigente, não é possível entregar móveis que apresentem defeitos ou que tenham encaixes que não sejam funcionais. Para sobressair e ter a marca considerada por sua excelência, é necessário contar com parceiros comprometidos.

4. Como fazer uma boa pesquisa de fornecedores?

Normalmente, parte significativa da matéria-prima usada no setor moveleiro vem dos mesmos grandes fornecedores. O que diferencia uns dos outros são acabamentos, ferragens, cores, puxadores e o cuidado com o qual os itens são manuseados durante todo o processo.

Por isso, conhecer a fundo as especificidades de uma marca é essencial para quem deseja oferecer produtos únicos para os clientes que atende. E é nesse ponto que uma boa pesquisa de fornecedores se faz necessária para que um empreendimento não se torne parceiro de outro sem saber ao certo o que oferecerá em sua loja.

Para evitar surpresas indesejadas, é preciso investigar o fornecedor e levantar o máximo de informações possíveis sobre a empresa. Visitar o showroom, conhecer a fábrica e entender os processos de entrega, o tempo para a prestação do serviço, dentre outras ações, é importante para entender se os produtos estão condizentes com a imagem que a empresa deseja passar para seus clientes.

O erro de muitos empreendedores está em pensar somente no marketing para loja de móveis que usará para atrair vendas sem se preocupar com a real imagem que está sendo transmitida pela marca. Obviamente que expor o produto por meio de estratégias de comunicação e vendas é uma das ações que projetam a marca e tornam-na conhecida. Porém, fazer tudo isso sem atentar à imagem da empresa com a qual um empreendimento está se associando pode fazer com que todos os demais esforços não tragam os resultados esperados.

Assim, para fazer uma boa pesquisa, é necessário ter tempo, dedicação e estratégia. E o primeiro passo deve ser esclarecer o que se deseja para seu negócio. Para conseguir desenvolver algumas definições, responda a determinadas perguntas, tais como:

  • Quais os valores que pretendo projetar com meu empreendimento?
  • Que tipo de serviço desejo oferecer para meus clientes?
  • Quais serão os diferenciais do meu produto?
  • Como me destacar frente à concorrência?
  • O que um fornecedor precisa ter para se adequar à minha estratégia de vendas?
  • O que preciso fazer para que o consumidor final enxergue o valor agregado de todo o processo, desde a concepção do projeto até a entrega dos itens?

Feito isso, encontrar o fornecedor de móveis planejados será mais fácil, pois parte significativa da sua estratégia de mercado já terá sido desenhada.

5. Como escolher os fornecedores de móveis planejados?

A internet permite a seus usuários o encontro de informações, produtos e serviços que, antes, ficavam restritos a locais e regiões específicas. Com a facilidade de obter dados e com a variedade de ofertas, nem sempre é fácil escolher entre as mais variadas opções de fornecedores de móveis planejados.

Porém, com alguns cuidados e pontos-chave, é possível optar por uma empresa que ofereça serviços de qualidade e preço condizente com o que se espera. Mas atenção: é preciso ter tempo e dedicação para não se comprometer com uma organização que, futuramente, poderá trazer problemas para o seu negócio.

Para ajudá-lo nessa missão, separamos dicas preciosas sobre o que fazer para encontrar o fornecedor desejado.

5.1 Avalie as opções

Antes de qualquer passo em direção à busca de uma empresa que faça móveis personalizados, é preciso pesquisar, no mercado, todas as marcas disponíveis que prestam o serviço de forma a avaliar criteriosamente a melhor alternativa.

É claro que, com tantas opções, será preciso elencar um número razoável de marcas para, posteriormente, avaliá-las com cuidado.

Ao usar palavras-chave relacionadas ao tema nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, já é possível separar alguns nomes para aprofundar o conhecimento sobre as empresas. Feito isso, diversos critérios, que listamos neste artigo, devem ser levados em consideração.

5.2 Saiba quanto tempo a empresa tem de mercado

Não é à toa que uma loja tradicional se mantém em um mercado competitivo. Para estar há muito tempo no segmento em que atua, os gestores se desdobraram em esforços múltiplos para acompanhar as tendências e inovações e, ainda assim, permanecer com um empreendimento que seja reconhecido pelo tempo em que atua.

Nesse quesito, observar que uma empresa é tradicional não significa que ela esteja parada no tempo, sem se reinventar e acompanhar as principais tendências. Pelo contrário: se uma organização está há trinta anos no mercado, por exemplo, e o negócio continua próspero, é sinal de que investir nela para fornecer móveis planejados é uma ótima opção.

É preciso lembrar também que, com a experiência, muitas lições foram aprendidas — fato esse que minimiza riscos e traz mais segurança.

5.3 Verifique a qualidade ofertada

Um dos principais fatores que devem ser observados no trato com os fornecedores é relativo à qualidade dos produtos comercializados. Como dito, a competitividade não permite que as empresas errem ao entregar algo que não cumpra com as expectativas do cliente ou que seja de baixa qualidade.

E quando se espera que o fornecedor seja capaz de entregar algo bom, isso significa que tanto o produto quanto o atendimento devem ser os melhores. 

5.4 Peça indicações de antigos clientes

Se você está em busca de um produto ou serviço, que tal pedir indicações de quem já foi cliente da marca? Na ânsia de encontrarem o melhor fornecedor, muitos profissionais deixam de lado a busca por referências, e isso pode trazer diversos problemas para a organização.

Sendo assim, entre no site da marca e veja se existem depoimentos de outras pessoas que já tiveram um contato comercial com a empresa. Outra dica é pedir que o próprio fornecedor indique alguns nomes que possam ser contatados para relatarem algumas experiências.

Caso conheça alguém que trabalhe no ramo, peça para que a pessoa conte um pouco sobre o contato que teve com a marca. Se o fornecedor realmente for bom, mesmo que o profissional não tenha feito um acordo comercial, ainda assim, ele saberá dizer sobre a reputação da marca no mercado. Afinal, quando uma empresa é referência, sua imagem é sempre lembrada.

5.5 Opte pela transparência

Uma conversa séria e direta com o fornecedor de móveis planejados sobre processos e expectativas pode adiantar bastante na hora de escolher entre as opções. A transparência inicial no relacionamento é fundamental para que a parceria seja proveitosa e benéfica para ambas as partes.

Mesmo que o esperado não seja condizente com o que a empresa tem a oferecer, ainda assim, um processo transparente é melhor do que fechar um contrato e, futuramente, perceber que a parceria não era a esperada.

Sinceridade é muito importante para que os processos fluam com agilidade e eficiência. Se não for o momento de fechar contrato com um fornecedor, a boa relação estabelecida nesse contato pode vir a trazer frutos positivos em outra oportunidade.

5.6 Observe prazos de entrega

As demandas de mercado flutuam conforme fatores relacionados a tendências e períodos do ano em diversos setores, e, com a indústria moveleira, não é diferente. Com isso, mesmo que haja um planejamento preciso — o que é essencial —, podem surgir situações em que é necessário contar com algo que não havia sido previsto.

Como ter estoques imensos não é mais viável (e nem funcional em se tratando de móveis planejados), contar que os prazos de entrega serão cumpridos como o combinado é fundamental.

Aqui, vale ressaltar que o problema não está diretamente relacionado ao tempo que o fornecedor diz precisar para fazer uma entrega, mas, sim, ao comprometimento em estar de acordo com aquilo que foi combinado e cumprir à risca o período acordado para a entrega dos produtos.

5.7 Atenha-se ao pós-venda

O atendimento ao cliente é um valor primordial de uma empresa de qualidade. Muitas atentam para a venda e esquecem que, após a compra ser realizada, o contato com o cliente deve ter os mesmos índices de excelência do que aqueles oferecidos antes de a compra ser efetuada.

Como móveis planejados são bens personalizados, pode acontecer de os serviços exigirem manutenção ou pequenos reparos que a empresa deve ser capaz de oferecer.

Por isso, antes de fechar contrato com um fornecedor, observe se ele oferece o serviço e quais são os níveis de atendimento e satisfação. Afinal, sua marca e reputação estarão diretamente relacionadas às do fabricante dos produtos, e nenhum empreendedor deseja se associar a uma empresa malvista pelo mercado.

5.8 Analise a comunicação

Durante o processo de pesquisa, observe como o fornecedor se comunica. Desde o primeiro contato até uma possível visita, esteja atento à forma como são passadas as informações. Observe se o profissional que o atende é conhecedor do segmento, se ele transmite confiança ao passar uma mensagem e se existem processos de automação que dinamizam os pedidos.

Ruídos na comunicação são um alerta de problemas que podem prejudicar o estabelecimento de uma proposta comercial. Caso não se sinta à vontade diante do que vê ou perceba que está mais interessado em comprar do que o fornecedor em vender, fique atento!

5.9 Peça garantia

Quando uma empresa confia nos produtos e serviços que comercializa, ela oferece garantia sem que haja o pedido, afinal, se uma marca tem a certeza de que trabalha conforme os parâmetros pré-determinados em um contrato, ela não tem o que temer quanto às suas entregas.

A garantia, nesse quesito, está relacionada tanto ao cumprimento dos contratos quanto à entrega fiel dos insumos.

5.10 Cuidado com preço baixo

Os melhores gestores sabem, assim como os clientes mais atentos, que preço não é sinônimo de qualidade. Optar por um fornecedor de móveis que tenha o menor custo, sem avaliar todos os demais critérios, pode ser um grande risco.

Se o fornecedor oferece produtos e serviços que estão com valores muito abaixo do mercado, redobre a atenção. A vontade de atender a um cliente pode, muitas vezes, fazer com que falsas promessas sejam feitas, e o chamariz para que se caia nelas, muitas vezes, é a de que o preço é baixo.

Quando se opta por observar somente esse quesito, a empresa que contrata um fornecedor pode ter mais prejuízos e gastos do que teria com outro que tem um valor mais elevado, mas que não oferece o perigo de não cumprir com processos e normas preestabelecidos.

Esteja atento e desconfie sempre que vir valores muito fora daqueles praticados por marcas que tenham características similares.

6. Quais os benefícios de escolher de maneira correta o fornecedor?

A gestão correta da cadeia de fornecedores oferece às empresas ganhos que podem ser desdobrados em diferenciais competitivos. Talvez o maior deles esteja relacionado à economia feita pelo desenvolvimento de um bom trabalho. No entanto, existem outros que impactam, direta e indiretamente, nas finanças da loja. Confira quais são os principais:

6.1 Custos menores

Quando um fornecedor de móveis planejados é escolhido por meio de estratégia, os custos da loja ficam menores. A contratação e a gestão correta dessas parcerias impactam positiva e diretamente no fluxo de caixa da empresa, permitindo que ela se torne mais lucrativa.

6.2 Comunicação eficiente

Um dos grandes problemas vivenciados pelas empresas está relacionado à comunicação. Mesmo com tanta facilidade de gerar e de fazer circular informações diversas, ainda há muitos ruídos que interferem nos processos administrativos, comerciais e institucionais da marca.

Quando a escolha correta dos fornecedores é feita, assim como os parâmetros comunicacionais são estabelecidos, todas as operações acontecem com mais fluidez e segurança.

6.3 Imagem positiva

Como as falhas e os imprevistos diminuem, a imagem da marca torna-se mais positiva no mercado, o que mantém os clientes, traz novos consumidores e auxilia até mesmo na obtenção de investimentos.

Ao cuidarem da imagem da empresa, os gestores estão criando uma solidez que pode vir a ser muito preciosa no futuro ou em casos em que imprevistos aconteçam sem que a empresa seja “queimada” por causa deles.

6.4 Aumento da satisfação

Tanto o público interno quanto o externo torna-se mais satisfeito com as operações da empresa. Como os processos funcionam melhor, há menos problemas a serem resolvidos e os profissionais podem se ater ao desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar ainda mais o negócio.

Conclusão

Nenhum empreendimento de sucesso é gerido sem dedicação e esforço. Da mesma forma, nenhum fornecedor de móveis planejados será encontrado com rapidez e sem alguma dedicação. Quando o processo de busca pela melhor oferta é feito com cautela e atenção redobrada, os benefícios de médio e longo prazo são significativos e impactantes.

Assim, vale a pena se dedicar para encontrar o parceiro ideal para uma franquia, mudança de fornecedor ou abertura de um novo empreendimento.

E, como visto, o mercado de móveis personalizados está aquecido, e os próximos anos prometem a projeção de demandas maiores, já que o comportamento do consumidor atual leva à busca por diferenciação e personalização.

Se você gostou do conteúdo e está considerando encontrar o melhor fornecedor de móveis planejados, entre em contato e conheça mais sobre o que podemos fazer por você, por seus clientes e por seu negócio!

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