Feng Shui: o que é e como aplicar na decoração da casa

Feng Shui: o que é e como aplicar na decoração da casa
Feng Shui: o que é e como aplicar na decoração da casa

Apesar de ser uma técnica oriental, não demorou para que o Feng Shui caísse no gosto popular do ocidente. A técnica que visa equilibrar sua casa e sua vida pode ser facilmente aplicada na decoração da casa sem a necessidade de grandes mudanças

Ficou curioso? Esse artigo vai te mostrar como.

O que é Feng Shui? 

Feng Shui é uma técnica que nasceu na China e tem por base a harmonização de todos os ambientes de maneira a equilibrar as energias e potencializá-las de acordo com as sensações que você quer trazer para cada cômodo.

No Feng Shui todos os elementos emitem vibrações que podem interferir na saúde da sua casa, refletindo na forma como você se sente e se comporta. Os estudiosos acreditam que a receita para uma vida equilibrada é ter uma casa em equilíbrio. 

Veja como aplicar o Feng Shui na decoração de cada cômodo da sua casa

O primeiro passo do Feng Shui é desapegar

A técnica preza pelo minimalismo e diz não ao acúmulo. Dentro do Feng Shui entende-se que cada móvel, cada objeto que possuímos tem um papel a ser desempenhado em nossas vidas e quando essa jornada acaba é hora de deixá-lo ir. 

Dessa forma, o primeiro passo para aplicar o Feng Shui na decoração da sua casa é fazer uma boa faxina, separando e doando tudo aquilo que você já não usa mais. 

Uma boa dica é a série produzida pela Netflix chamada ‘Ordem na Casa’, nela, a guru Marie Kondo apresenta uma técnica para diminuir a quantidade de coisas que você tem em casa.

Descubra quais são seus móveis centrais

No Feng Shui cada cômodo da casa é guiado por seu móvel principal, aquele que é o centro de propósito daquele espaço. Por exemplo, o móvel central do quarto é a cama, da sala de jantar é a mesa e assim por diante. 

Esses móveis são chamados de ‘espaços de poder’, o lugar que concentra mais energia daquele cômodo, por isso, é importante posicioná-lo corretamente em relação a porta de entrada da sua casa, variando de acordo com seu propósito. Veja: 

– Quarto: a cama deve estar sempre posicionada o mais longe possível da porta, essa posição oferece uma sensação de segurança e propicia o descanso. Também é recomendado que ela não esteja posicionada embaixo da janela, nem encostada na parede do banheiro.

– Sala: se possível, o sofá deve estar sempre encostado na parede, isso transmite energia e segurança. Também é indicado que ele nunca esteja de costas para a porta de entrada. 

– Escritório: se você faz home office, para atrair sucesso e prosperidade, posicione a mesa de trabalho de frente para a porta, essa situação prioriza a segurança e o bem-estar. 

– Cozinha: neste cômodo recomenda-se que o fogão esteja posicionado de forma que, ao cozinhar, você nunca fique de costas para a porta. Também é importante manter os itens que esquentam separados dos que esfriam, para que os elementos naturais água e fogo não entrem em conflito.  

Se você não pode reposicionar algum desses móveis, não se preocupe, sempre podem ser encontradas soluções criativas para deixar o ambiente harmonioso.

As plantas são grandes aliadas do Feng Shui

Elas são vivas, pulsantes e cheias de energia, as plantas trazem paz e boas vibrações para os ambientes onde estão inseridas e ainda ajudam a filtrar as energias ruins, por isso, no Feng Shui, usá-las na decoração é fundamental. 

Alguns sinais, porém, não devem ser ignorados. Quando suas plantas estão vivas e bem, sua vida também está. Já pragas e outros empecilhos podem representar algo que precisa ser revisto ou resolvido. 

Faça do cuidado com suas plantas um ritual para limpar, também, a energia ruim que está pairando sobre a sua rotina. 

Abra os caminhos para deixar a energia passar 

Dentro do Feng Shui, muito se fala sobre fluidez, deixar que a energia que entra pela porta da rua percorra todos os cômodos purificando e renovando o ambiente. Dito isso, é fundamental que sua casa tenha passagens fluídas também. 

Evite posicionar móveis e objetos de maneira que eles fiquem na frente das portas ou janelas e use tapetes que levam de um cômodo ao outro. Essas ações vão estimular o fluxo de energia de um lugar para outro. Abrir as janelas de casa para deixar o ar circular também tem o mesmo efeito.

Esperamos que ao aplicar o Feng Shui na decoração da sua casa, você atraia muito sucesso, paz e prosperidade, desejamos que sua vida seja mais fluída e a rotina mais leve. 

E se conteúdos como esse também ajudar a fazer o seu dia melhor, aproveite e assine nossa newsletter

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)