Entenda o que é mobiliário futurista e como utilizá-lo em uma loja

Entenda o que é mobiliário futurista e como utilizá-lo em uma loja
Entenda o que é mobiliário futurista e como utilizá-lo em uma loja

Tecnologia, funcionalidade e design inovador aliados para criar composições que parecem vindas do futuro — o mobiliário futurista é uma proposta que foge dos formatos tradicionais, remetendo à ideia da vida no espaço, como em um antigo filme de ficção científica falando sobre o século XXI.

Se você vai abrir a sua loja de móveis planejados ou está pensando em promover uma mudança no ponto de venda, o uso dessas peças de design diferenciado pode ser o detalhe que faltava para criar composições fantásticas para o espaço.

Quer saber como usar o futurismo na criação de belos ambientes na sua loja e atrair a atenção da clientela? Continue a leitura do post e descubra!

O que é o futurismo na decoração?

O desenho Os Jetsons, criado em 1962, apresentou um projeto bem arrojado para o que seria a vida cem anos adiante — carros voadores, casas que flutuam no ar e robôs como parte da rotina.

O visual predominante na animação, de formas arredondadas e fora do padrão para a época, era uma consequência da corrida espacial, dos avanços tecnológicos e da própria curiosidade sobre o que existe fora do planeta Terra.

O futurismo dos anos 1960 trazia para a moda e para o lar o fascínio pela exploração do espaço e pela forma como ela afetaria as gerações seguintes. O foco era aliar elegância, movimento, simplicidade e funcionalidade ao design de produtos, incluindo a mobília.

Um dos ícones desse movimento é a cadeira Bubble, criada pelo finlandês Eero Aarnio, um casulo de acrílico pendurado no teto, que transmite, ao mesmo tempo, leveza e modernidade.

Quais as características do mobiliário futurista?

O mobiliário futurista prega pelo minimalismo e pelo aspecto clean dos ambientes. A paleta de cores tende a ser uma combinação entre tons básicos (branco, preto) com elementos de contraste.

A preferência é pelas superfícies lisas (metal, vidro) e de formato arredondado, embora a madeira também seja usada como matéria-prima. O aspecto vintage é outro ponto importante para esse estilo, usando elementos visuais que remetem à ideia de espaço, entre foguetes, naves espaciais e satélites como inspiração.

Não se engana quem pensa que o futurismo se aproxima do modernismo e do contemporâneo na decoração, já que ambos prezam pelo “menos é mais” e pelo clean.

A grande diferença está na interpretação dessas informações: enquanto os dois últimos buscam o essencial, inclusive nas formas, para viver com conforto agora, o primeiro apresenta um entusiasmo ao responder à pergunta “como viveremos daqui a 50 ou 100 anos?”.

Como usar a mobília futurista nos ambientes e na vitrine da loja?

Para poder se destacar no setor moveleiro, é ideal saber aplicar todos os conceitos que envolvem os produtos na hora de criar ambientes e vitrines para a loja.

Uma possibilidade é criar um espaço dedicado ao estilo, composto por diversas peças, entre acessórios e o mobiliário futurista. Nesse caso, a proposta é um ambiente separado, sem a mistura com elementos tradicionais, evitando o risco de um resultado pouco harmônico.Outro caminho se dá por meio da fusão de estilos, usando o futurismo como elemento de destaque em cenários modernos ou contemporâneos.

A terceira alternativa é usar peças futuristas em contraste com o projeto do ambiente. Um quarto clássico e romântico pode ganhar vida com um par de mesas de cabeceira futurista, de formas arredondadas.

Não se esqueça de promover treinamentos para sua equipe de vendas, educando os funcionários sobre o estilo e sobre as principais características. A informação sobre os produtos é um elemento precioso na hora do atendimento, inclusive para vencer as objeções do cliente para fechar negócios.

Gostou deste conteúdo que trata do uso do mobiliário futurista? Quer ter acesso a outros materiais e informações para fazer seu negócio se destacar e deixar a concorrência para trás? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receba, no seu endereço de e-mail, sugestões de conteúdos exclusivos para montar e gerir sua loja de móveis!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)