Entenda como realizar a gestão de processos organizacionais

Entenda como realizar a gestão de processos organizacionais
Entenda como realizar a gestão de processos organizacionais

Os processos são as diversas atividades realizadas pela empresa e que levam a um resultado desejado. Fazer o fluxo de caixa é um processo. Fechar uma venda, também. Para manter o acompanhamento, a gestão de processos organizacionais é muito importante.

Ela corresponde ao controle do que acontece e é conquistado, com bastante estrutura. Entre os benefícios, estão o alcance de metas, a padronização de atividades e o melhor controle do fluxo produtivo.

Não sabe como colocar tudo isso em prática? Calma! A seguir, veja dicas valiosas sobre a gestão de processos organizacionais e acerte em cheio!

Entenda a visão geral e mapeie processos

O primeiro passo para um planejamento estratégico e que favorece a gestão de processos é o reconhecimento do terreno. Sem saber onde você pisa, é mais difícil planejar o próximo passo, certo?

Então, compreenda qual é a visão geral do negócio, quais são os objetivos e o que a empresa busca alcançar ao agir. A partir dessas respostas, faça um mapa de todos os processos. Entenda como eles se relacionam e se conectam e a importância de cada um para consolidar a visão.

Defina indicadores para a mensuração

Tudo o que não pode ser medido, não pode ser controlado. E o que não é controlado, também não é melhorado. Então, a gestão de processos organizacionais exige a definição de indicadores para o acompanhamento.

Estabeleça medidas que, de fato, identifiquem o sucesso de atuação. Se a ideia é avaliar a etapa comercial, tenha indicadores como taxa de conversão e ticket médio de compra. Quanto mais visibilidade e números você tiver, mais fácil fica comparar e tomar boas decisões.

Envolva a equipe responsável em cada etapa

Ninguém conhece melhor os problemas e as possibilidades dos processos do que os seus “donos”, concorda? Então, não dá para deixar o time do setor jogado de lado. Afinal, o gerenciamento busca imprimir mudanças duradouras, e isso exige a participação de quem está envolvido.

Colete feedback por parte dos profissionais que fazem parte de cada processo e entenda o que eles têm a dizer sobre problemas e melhorias. Também é pertinente deixá-los treinados para quando transformações ocorrerem, pois isso garante o fortalecimento da atuação. É esse tipo de atitude que leva a uma mudança positiva na cultura da empresa, de forma a ampliar a performance.

Identifique gargalos e proponha melhorias

A gestão de processos organizacionais também está ligada à obtenção de resultados melhores. Então, é indispensável conseguir reconhecer quais são as pedras no sapato da empresa nesse caminho.

Verifique os indicadores e procure indícios sobre gargalos e fontes de desperdício — de tempo, de dinheiro, de material e assim por diante. Depois de identificar a causa do problema, proponha melhorias. O mapeamento é relevante porque você consegue entender o impacto de uma alteração no restante do negócio, o que permite fazer um planejamento melhor.

A gestão de processos organizacionais exige uma análise e um acompanhamento meticulosos. Somente assim o gestor consegue identificar e solucionar problemas, bem como implantar etapas cada vez mais eficazes.

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