Do on ao off: como atrair clientes para a loja física através de estratégias online

Do on ao off: como atrair clientes para a loja física através de estratégias online
Do on ao off: como atrair clientes para a loja física através de estratégias online

Chamado de o2o (online to offline), o movimento de migrar clientes online para as compradores em lojas físicas é uma discussão que acontece desde que o marketing digital existe. 

Essa estratégia se torna ainda mais complexa quando falamos de um produto ou serviço sob encomenda, como é o caso dos móveis sob medida. 

Mas, se por um lado essa é uma venda que demora mais para se concretizar, por outro, o digital ajuda a encurtar esse processo e otimizar os esforços de venda

Quer saber como aplicar isso na sua loja? Vem com a gente! 

Como a minha loja de móveis planejados pode vender na internet? 

A gente sabe, fechar o projeto de uma loja de móveis leva tempo, é uma compra planejada, que precisa ser trabalhada junto ao potencial cliente. 

A boa notícia é que muito disso pode ser feito online, através da forma como sua loja de móveis se comunica nas mídias sociais, site, blog e outros canais que você escolher usar. 

Imagine que sua tarefa nessas mídias é munir seu potencial cliente com todas as informações que ele precisa para te escolher. Claro, essa resposta não é exata, mas é um ótimo ponto de partida. 

Respeitar a jornada do cliente e munir ele com informações relevantes para esse processo decisório vão fazer com que, quando ele chegar até você, já esteja preparado para fechar o negócio e aí, seu esforço de vendas vai ser bem menor. 

A cada dia, mais coisas são feitas online

A chegada da COVID-19 e as restrições para frequentar espaços públicos deram um salto na forma como os consumidores escolhem fazer suas compras, em face a esse cenário ainda incerto, todos precisamos nos adaptar a essa nova realidade. 

Uma dessas adaptações são as videoconferências, seja para conhecer a sua loja, evoluir uma venda ou mesmo apresentar o projeto dos móveis planejados, elas já são parte da rotina de todos nós. 

Se ela veio pra ficar ou vai regredir após a pandemia, ainda é cedo para dizer, mas ela é indicativo de algo ainda mais significativo: o quanto nossos consumidores estão cada vez mais sedentos por resolver tudo que for possível de forma online, sem precisar gastar tempo ou gasolina. 

Se no seu processo de vendas existem etapas que podem ser feitas online, ofereça essa opção aos seus clientes, com certeza, eles vão apreciar. 

Quando chega o grande dia

Muito falamos sobre como o online é parte fundamental da jornada dos nossos clientes, pois bem, agora é hora de falar do offline e de como ele ganha uma relevância ainda maior nessa perspectiva. 

Depois de pesquisar e aprender sobre o seu negócio e ter algumas reuniões online com você, seu cliente finalmente está pronto para vir a loja conhecer o showroom ou escolher as cores do seu projeto, por exemplo. 

Essa visita é a primeira experiência off dele com o seu produto/atendimento e precisa ser pensada e valorizada em cada detalhe. Ela deve ser um momento memorável na sua trajetória de relacionamento com esse cliente. 

Podemos começar com dicas básicas como: respeite o horário, ofereça um cafezinho, peça para um colega atender suas ligações e dedique-se 100% a recepcionar e atender bem seu cliente. 

Você também pode ir além e separar algumas músicas que ele gosta para deixar tocando, garantir uma vaga de estacionamento, separar um brinde, entre tantas outras pequenas ações que podem fazer muita diferença. 

O importante é focar em como aqueles momentos são valiosos para o seu cliente e como você pode torná-los os melhores possível. 

 

Com uma jornada dessas associada a estratégias efetivas de pós-vendas, você tem mais que uma boa venda garantida, tem um cliente satisfeito, que além de voltar, vai te indicar para amigos e familiares. Empresas que são referência em seus segmentos começam assim, fazendo a diferença em cada pequeno detalhe. 

 

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