5 dicas para limpar e conservar seus móveis planejados

5 dicas para limpar e conservar seus móveis planejados
5 dicas para limpar e conservar seus móveis planejados

Você sonhou e planejou, junto com uma empresa parceira projetos e escolheu os materiais ideais, e agora que seu móvel planejado está perfeitamente instalado na sua casa é hora de descobrir como limpá-lo e conservá-lo, aumentando seu tempo de vida útil e garantindo que ele permaneça novo por muito mais tempo. 

Vamos lá?

1. Rotina de limpeza para conservar seus móveis planejados

Para manter a integridade de qualquer um de seus móveis planejados, a receita é simples, primeiro você precisa escolher alguns panos 100% algodão, em seguida, siga o ritual: 

– Para retirar o pó, um pano seco é suficiente;

– Já para as sujeiras mais difíceis, recomenda-se usar um pano umedecido com água e sabão ou detergente neutro; 

– Depois de aplicar o pano com detergente, aplique outro umedecido apenas em água para retirar o sabão; 

– Finalize com um pano seco. 

Não use outros produtos, eles contém químicos que podem prejudicar o tratamento da madeira e dos MDF laminados. Um pano seco logo após a limpeza vai garantir a conservação dos  seus móveis planejados, além de ficarem limpos e longe de manchas.

2. Atenção especial à puxadores, ferragens e dobradiças

Apesar de serem feitos de materiais diferentes, o procedimento de limpeza e conservação dos puxadores, ferragens e dobradiças é o mesmo do restante do móvel. É importante que não sejam aplicados lubrificantes, desengripantes ou álcool nos mesmos, tais substâncias químicas podem diminuir o tempo de vida útil das peças. 

Um cuidado especial deve ser tomado por quem vive em regiões de maresia, pois, nesse caso,  a limpeza dessas peças deve ser executada com mais frequência.

3. Mantenha a água longe 

Madeira, MDF laminado e água não combinam, por isso, jamais borrife ou jogue água diretamente sobre seus móveis planejados. Um cuidado redobrado deve ser tomado com aqueles móveis que vão até o chão, pois na hora de limpar o piso é importante que a água não chegue até eles. 

Por mais vedados que sejam os cantos e junções, água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura dos móveis planejados ao longo do tempo. Para garantir a durabilidade dos seus móveis, mantenha-os sempre longe da água. 

Se você chegou até aqui, também pode gostar de: Como conservar os móveis da cozinha? Siga essas dicas simples e eficazes

4. Respeite os limites do seu móvel planejado

Cada um de nossos móveis é projetado para satisfazer as suas necessidades, e assim como qualquer mobiliário, ele possui limitações de peso, suporte e abertura. Em nome de manter seu móvel do jeitinho que você sempre sonhou é importante que você esteja atento e respeite esses limites.  

As dobradiças dos armários têm um ângulo máximo de abertura. Forçar esses limites danifica os sistemas de articulação e compromete o seu funcionamento. As portas dos armários também não devem receber pesos demasiados, nem ser utilizadas como apoio.

As gavetas foram projetadas para guardar alimentos e utensílios, e não lidam bem com um peso maior do que seus trilhos são projetados para suportar. O excesso de peso pode provocar acidentes, além de danificar os trilhos e a estrutura interna dos gaveteiros.

5. Para conservar seus móveis planejados observe alguns cuidados especiais

Alguns cuidados simples podem ser incorporados a sua rotina para manter seus móveis sempre bem cuidados, veja como é simples: 

– Pragas de madeiras e MDF laminados são os maiores inimigos dos armários. Por isso, é de grande importância que o ambiente onde os móveis ficarão esteja limpo e seja bem arejado; 

– Verifique periodicamente os sifões e instalações para detectar eventuais vazamentos, assim como se não há infiltrações nas paredes e mantenha o ambiente sempre arejado;

– Sal e produtos de limpeza devem ser guardados nos armários somente dentro de embalagens vedadas. Eles são corrosivos e danificam peças metálicas, como dobradiças e aramados;

– A umidade provoca mofo, manchas e mau cheiro nos armários. Para evitar isso, não guarde objetos úmidos ou molhados;

– Sempre use tábua para cortar alimentos sobre bancadas e não apoie diretamente sobre os tampos panelas recém saídas do fogão, temperaturas muito altas podem queimar o revestimento, deixando manchas irreversíveis;

– A incidência de luz solar pode prejudicar escurecer os materiais com o passar do tempo. 

Com cuidados muito simples e a ajuda de toda família, manter seus móveis planejados conservados vai ser muito mais simples do que você imagina. Transforme essas dicas em rotina e evite problemas futuros. 

Se você gostou das nossas dicas e gostaria de receber mais conteúdos como esse, não vá embora antes de assinar nossa newsletter

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)